Pode protestar um cheque sustado?

Perguntado por: Matias Vasco Leite de Lima  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (8 avaliações)

Cheque sustado pode ser protestado? Qualquer cheque que foi “sustado” por conta de desacordo comercial, este poderá ser sustado. A ressalva está prevista para os cheques devolvidos pelas alíneas 20, 25, 28, 30 e 35 (roubados, extraviados, etc.).

É possível protestar um cheque sustado?

Este assunto divide a opinião de advogados. Boa parte concorda que sim, um cheque sustado pode ir a protesto, já que é uma ordem de pagamento válida e que a prática de sustar o cheque não retira a obrigação de pagamento da dívida ou compromisso.

Quanto tempo posso protestar um cheque sustado?

Essa apresentação deverá ocorrer impreterivelmente no prazo de 30 dias, a contar da data de emissão, em se tratando de cheque para ser pago na mesma praça, ou de 60 dias, quando se tratar de cheque emitido para pagamento em praça diversa da emissão.

O que acontece se sustar um cheque por desacordo comercial?

Cheque sustado por desacordo comercial em Notícias

No caso de sustação do cheque, por desacordo comercial, o mesmo pode ser protestado e cobrado por via de execução judicial.

O que acontece se a pessoa sustar o cheque?

Significa basicamente tornar inválido o documento emitido como forma de pagamento, ou seja, impedir ou anular a compensação do cheque emitido.

Cheque Sustado - Cobranca, Desacordo Comercial, Ação Judicial e mais.

42 questões relacionadas encontradas

O que fazer quando o cheque foi sustado?

Dirija-se a um cartório de Registro de Protestos com o título, nesse caso o cheque. Ele deve constar que já foi devolvido pelo banco. O cartório de protesto deve ser da praça de pagamento do cheque (agência do correntista) ou o do domicílio do devedor. O cartório irá registrar então a sua reclamação.

O que é um cheque revogado?

O emitente do cheque pode revogá-lo, por meio de contra-ordem escrita, por via judicial ou extrajudicial, motivando o ato. A revogação ou contra-ordem só produz efeito depois de expirado o prazo de apresentação. Por isso, o banco sacado pode pagar o cheque até que decorra o prazo de prescrição.

O que configura desacordo comercial?

Quando há um processamento indevido ou uma duplicidade de valores, por exemplo. Quando a mercadoria não foi recebida pelo cliente, não confere com a descrição ou foi entregue com avarias ou defeitos. Também pode acontecer em casos de serviço não prestado conforme acordado no ato da compra.

O que é um desacordo comercial?

Desacordo comercial: ocorre quando a mercadoria não foi recebida pelo cliente, foi entregue com defeito, ou não confere com a descrição. Também pode ocorrer para casos de serviço não prestado conforme acordado no momento da compra.

Pode protestar cheque depois de 5 anos?

Protesto de dívida com mais de 5 anos é ilegal e dá direito a indenização por danos morais. ... Ressalta-se que o simples protesto cambial (em cartório) não renova, muito menos interrompe o prazo de prescrição do direito de cobrar a dívida, conforme a Súmula 153 do Supremo Tribunal Federal (STF).

Como protestar cheque sustado motivo 21?

Cheques sustados por desacordo comercial, ou alínea 21, podem ser enviados para protesto junto aos cartórios. Todo título de crédito, tais como o cheque, nota promissória, duplicata mercantil, letra de câmbio, contrato assinado por duas testemunhas ou sentença pode ser protestado.

Pode protestar cheque devolvido pelo motivo 22?

Resposta: Não existe uma proibição expressa que impeça o protesto do cheque devolvido pelo motivo ou alínea 22. existe somente a determinação de quais motivos de devolução não podem ser protestos, quais sejam: 20, 25, 28, 30, 35 e 70. Ou seja, teoricamente todos os outros motivos podem ser protestados.

Como protestar cheque em cartório?

Isso é feito no cartório de registro de protestos, com o cheque carimbado pela instituição. Geralmente, o credor preenche um formulário de protesto de cheque, escrevendo informações como o endereço do emitente. Após a aprovação dos documentos, o protesto é oficializado.

Como fazer um desacordo comercial no cartão de crédito?

De modo geral, basta entrar em contato com a administradora do cartão, ligando para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), explicar o motivo do cancelamento e aguardar o estorno do dinheiro. Normalmente, os valores não devolvidos em dinheiro imediatamente são restituídos nas duas próximas faturas do cartão.

Como fazer um boletim de desacordo comercial?

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190, ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes.

Qual artigo de desacordo comercial?

Configura uma prática abusiva vedada pelo artigo 39 , V do Código de Defesa do Consumidor .

Qual o prazo para cancelar um contrato de prestação de serviços?

“O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”, explica a legislação.

Como cancelar compra parcelada no cartão de crédito?

Infelizmente não é possível cancelar as parceladas remanescentes de uma compra parcelada no cartão de crédito. A condição de pagamento que o estabelecimento lhe ofertou foi o parcelamento, mas a administradora e a máquina de cartão repassam o valor à vista ao estabelecimento (exceto em alguns planos).

O que é pagamento revogado?

Que sofreu revogação; cujo conteúdo perdeu a validade; cessado. [Por Extensão] Que não foi concedido; que não obteve despacho favorável; indeferido.

O que significa que o cheque foi compensado?

Cheque compensado é aquele que foi depositado em um banco e creditado na conta corrente do receptor. Desde 2018, o prazo para a compensação de um cheque é de um dia útil. ... De 2016 para 2017, o número de cheques compensados caiu 14%, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Quando volta cheque por motivo 22?

devolução de cheques pela alínea 22(divergência de assinatura) em Todos os Documentos.

Como faço para protestar um cheque?

Cheque protestado é quando a inadimplência de um cheque devolvido é formalizada pelo credor em um cartório de registro de protesto. Uma das maneiras de pagar um cheque protestado é ir até o cartório onde ele foi registrado. Regularizar a dívida é importante para ter seu nome limpo e melhorar o score de crédito.

Qual o valor da taxa para protestar um cheque?

Não há custo para protestar. Com o advento da Lei Estadual nº 10.710/2000, a partir de 30/03/2001 o protesto passou a ser ato gratuito no estado de São Paulo. Como o devedor é informado do pedido de um protesto?

Como funciona o protesto em cartório?

Protesto em cartório é quando uma empresa ou mesmo uma pessoa registra no cartório de protesto uma dívida não paga. Esse ato de registrar a dívida em cartório é conhecido como protestar.

Artigo anterior
Quem está no período de experiência tem direito a Seguro-desemprego?
Artigo seguinte
O que as sogras são uma da outra?