Qual o resultado normal do exame FAN?
Perguntado por: Paulo Lisandro Rocha Soares Batista | Última atualização: 26. Juni 2025Pontuação: 4.9/5 (43 avaliações)
Os pacientes autoimunes normalmente tendem a apresentar títulos moderados (1/160 e 1/320) a altos (1/640 a mais). Já os indivíduos sadios, na maioria das vezes, tendem a apresentar títulos baixos (inferior a 1/80). Porém as exceções de ambos os lados são bem frequentes.
Quando o FAN é considerado alto?
Títulos de 1:40 a 1:160 são considerados baixos e aqueles acima de 1:640 são considerados altos1.
Quando o FAN é positivo?
Quando o FAN é positivo, é feita a observação do padrão de positividade, que é baseado na fluorescência vista no microscópio. O teste positivo sugere a presença de alguma doença autoimune, mas não define o diagnóstico.
Como interpretar FAN reagente?
Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.
Que tipo de doenças O exame FAN detecta?
O exame é realizado através da coleta de uma amostra de sangue, que é enviada para análise laboratorial. Lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, psoríase, hipotireoidismo, síndrome de Guillain-Barré e Síndrome de Sjögren estão entre as doenças que podem ser identificadas através da realização do FAN.
FAN Positivo, o que é? (Doenças autoimunes: tudo está ligado à sua alimentação)
Quais doenças tem FAN positivo?
- Lúpus eritematoso sistêmico.
- Síndrome de Sjögren.
- Esclerose sistêmica.
- Síndrome dos anticorpos antifosfolípide.
- Miopatias autoimunes sistêmicas.
- Doença mista do tecido conectivo.
Quais doenças alteram o FAN?
Muitos tipos de doenças autoimunes podem causar o resultado do teste FAN positivo, como: Lúpus Eritematoso Sistêmico, Esclerose Sistêmica, Doença Mista do Tecido Conjuntivo, Dermatomiosite, Polimiosite e Artrite Reumatóide.
O que significa FAN reagente 1 160?
Em relação ao título dos anticorpos, pacientes com doença autoimune apresentam FAN positivo em títulos moderados (1/160 a 1/320) a elevados (≥ 1/640). Pacientes saudáveis com FAN positivo costumam apresentar baixos títulos (geralmente < 1/40) e padrões de coloração específicos (conforme abaixo).
O que quer dizer núcleo reagente?
Núcleo reagente significa que foram identificados anticorpos contra componentes do núcleo celular. O título 1/1280 representa a "concentração" do anticorpo. Quanto maior o segundo número (1280, no seu caso), mais "concentrado" está o anticorpo. Valores acima de 640 são considerados altos.
O que significa FAN positivo 1 80?
Ele só tem valor diagnóstico conforme o quadro clínico que o paciente apresente, o valor do seu título (80 é considerado um título muito baixo) e o padrão em que se apresenta (o pontilhado fino denso é o que menos está associado à doenças).
Para que serve o exame de sangue chamado FAN?
O que é exame FAN? O exame FAN (Fator Antinuclear) é feito a partir de uma coleta de sangue e solicitado pelos médicos para pessoas com suspeitas de doenças autoimunes, como lúpus, esclerodermia, entre outras.
Quando o FAN da Negativo?
Entendendo o resultado do FAN
De modo geral, quando o FAN é não reagente, ou negativo, apresenta os valores 1/40, 1/80 ou 1/60. No caso de valores acima de 1/320, pode haver a possibilidade de uma doença auto-imune, mas o exame por si só não é suficiente para o diagnóstico, por isso a importância do médico.
O que significa FAN 1 640?
Esse resultado é fortemente associado com ausência de doença reumática, mas é necessária uma avaliação para descartar por completo alguma doença autoimune.
O que indica o FAN?
O que é o exame FAN? Também conhecido como ANA (anticorpo antinuclear), o FAN é um teste solicitado pelo médico para pacientes com suspeita de alguma doença autoimune.
Quem tem fibromialgia pode ter FAN positivo?
SOBRE A FIBROMIALGIA
Exame de FAN positivo não é sinônimo de Lúpus. esse exame pode ser positivo em várias outras doenças reumáticas. A luz ultravioleta pode exacerbar a doença, tanto cutânea como de órgãos internos.
Quando pedir exame FAN?
fator anti-nuclear, é um dos anticorpos produzidos. Logo, esse exame é um teste sanguíneo solicitado quando o paciente tem suspeita de uma doença autoimune.
O que é padrão nuclear pontilhado?
O padrão nuclear pontilhado fino denso é um padrão encontrado principalmente na população saudável, mesmo em títulos elevados. Sua positividade em um contexto em que o paciente não tem sintomas ou alterações laboratoriais, mesmo em títulos elevados, não deve gerar preocupação ou indicar aprofundar a investigação.
Como saber se tenho alguma doença autoimune?
Diagnóstico de doenças autoimunes
Várias análises laboratoriais são realizadas para ajudar a confirmar o diagnóstico. Análises sanguíneas que indicam a presença de inflamação podem sugerir uma doença autoimune.
Como identificar lúpus no exame de sangue?
Para diagnosticar a doença é feita uma análise sobre a história clínica do paciente e quais são as manifestações existentes além da realização do exame físico completo. São solicitados exames laboratoriais, que investigam a presença do FAN (fator ou anticorpo antinuclear) e anticorpos anti-Sm e anti-DNA.
Quais são as crises de lúpus?
Os surtos do lúpus podem variar de leves para graves, dependendo dos órgãos afetados e da intensidade da inflamação. As partes do corpo mais frequentemente acometidas são as articulações, a pele, os rins, os pulmões, o coração e o sistema nervoso.
Quais os padrões de FAN?
- Anti-DNA de cadeia dupla (ds-DNA, DNA Nativo) Padrão: Homogêneo.
- Anti-Histona Padrão: Homogêneo.
- Anti-snRNP Padrão: Pontilhado (grosso)
- Anti-Sm (Smith, nome do primeiro paciente em que foi reconhecido) Padrão Pontilhado (grosso)
Quem tem artrite reumatoide tem FAN positivo?
Um dos achados sorológicos da artrite reumatóide (AR) é a presença do fator antinuclear (FAN) e a posi- tividade deste teste tem oscilado entre 10 a 65% dos pacientes. 3 O significado da sua presença não está bem claro e existe quem acredite que ela esteja associada com um prognóstico pior.
Qual o médico que trata doença autoimune?
As doenças autoimunes não órgão-específicas costumam acometer múltiplos órgãos e sistemas, tendo uma multiplicidade de apresentações clínicas e, por essa razão, o médico mais indicado para o manejo e cuidado com o paciente é o reumatologista.
Como saber se um paciente está em fase terminal?
Quantos copos de cerveja posso tomar e dirigir?