Como funciona a ACT?
Perguntado por: Luísa Adriana Pinho Tavares | Última atualização: 13. April 2025Pontuação: 4.4/5 (63 avaliações)
Como funciona a terapia de aceitação e compromisso? A ACT visa aumentar a flexibilidade psicológica. Isso significa aumentar a habilidade de entrar em contato com o momento presente e as suas reações psicológicas para, assim, manter ou mudar comportamentos de acordo com os valores da pessoa.
Como funciona a terapia ACT?
A terapia de aceitação e compromisso, frequentemente chamada de ACT, é uma terapia cognitivo-comportamental de terceira onda que tem por objetivo aumentar a flexibilidade psicológica. Essa terapia é baseada em estratégias de aceitação, mindfulness e comprometimento a fim de obter uma mudança no comportamento.
Quais são os fundamentos da ACT?
Pressupostos e fundamentos da ACT
A ACT fundamenta-se teoricamente na Teoria dos Quadros Relacionais (RFT), um pressuposto da linguagem e da cognição que se estende à compreensão de psicopatologia (Hayes et al., 2008).
Como aplicar a ACT?
- aceitação da realidade e das reações que surgem por causa do momento;
- escolha de uma direção respeitando os valores da pessoa;
- comprometimento com a mudança.
Qual o objetivo da terapia de aceitação e compromisso?
O objetivo principal da ACT é aumentar a flexibilidade psicológica e, para atingi-lo, faz uso de seis processos psicológicos de mudança: aceitação, desfusão cognitiva, estar presente, eu como contexto, valores e ações comprometidas (Twohig, 2012).
O QUE É ACT? Terapia de Aceitação e Compromisso, TCC ou Terceira Onda?
O que é a abordagem ACT?
A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é uma abordagem cognitivo-comportamental que leva este nome por causa de suas propostas centrais: aceitação da realidade e das reações emocionais e comportamentais, escolha de uma direção de acordo com os valores do indivíduo e comprometimento com a mudança desejada.
Quais as principais diferenças entre a ACT e a TCC?
A ACT não enxerga as pessoas, pensamentos ou emoções como disfuncionais. A TCC se apoia na ideia de que as psicopatologias existem porque certos conteúdos internos são disfuncionais, ou seja, não estão de acordo com a realidade externa.
Como passar pelo processo de aceitação?
- Seja realista. Muitos dos julgamentos que você faz sobre si próprio e muito da autocrítica severa (que você cultiva há anos) não vão desaparecer da noite para o dia. ...
- Aceite a dor. ...
- Entenda a intenção. ...
- Identifique seus pensamentos disfuncionais. ...
- Assuma a responsabilidade.
Quais os resultados obtidos na ansiedade após a aplicação da estratégia da ACT?
Este tratamento reduziu a sintomatologia ansiosa em 39,7% entre os pacientes que completaram o tratamento (por protocolo, p=0,030) e em 30,8% entre todos alocados para o grupo intervenção (i.e., por intenção de tratar, incluindo os dropouts, p=0,035), enquanto os controles não tiveram redução significativa no mesmo ...
O que é flexibilidade psicológica na ACT?
A abordagem clínica da ACT, resultante de termos básicos de princípios do comportamento, apresenta como conceito principal a flexibilidade psicológica, conceituada como a capacidade de entrar em contato com o momento presente e as experiências internas e, de acordo com o contexto, persistir ou alterar a busca de ...
Quem criou a terapia ACT?
A ACT foi fundad, em 1987, pelo norte-americano Steven Hayes e colaboradores (Saban, 2011), e, historicamente, vem sendo incluída no rol das Terapias Cognitivas e Comportamentais da chamada terceira geração (Hayes, 2004; Hayes & Pistorello, 2011; Higuera, 2006).
Como fazer Desfusão cognitiva?
Existem várias formas de praticar a desfusão cognitiva. Algumas pessoas gostam de imaginar que estão observando seus próprios pensamentos em terceira pessoa, ou imaginam seus pensamentos como objetos separados de si. Outra possibilidade é colocá-los em outros contextos, como cantá-los.
Como surgiu a ACT?
A ACT surgiu na década de 70/80, tendo como seu grande idealizador Steven Hayes. No início, era conhecida como “distanciamento compreensivo” em que explorava o papel do comportamento verbal no sofrimento humano.
O que é Ativação Comportamental?
O objetivo da ativação comportamental é recuperar os reforços dos comportamentos do indivíduo, seja através de modificações no comportamento ou no ambiente.
O que é Desfusão cognitiva?
A "desfusão cognitiva" é pensada como a redução do significado literal de experiências internas de modo que os pensamentos são experimentados apenas como pensamentos, os sentimentos apenas como sentimentos, e as sensações corporais como sensações corporais.
Quanto tempo a terapia começa a fazer efeito?
O tempo do psicólogo
Mas, os psicólogos preferem não fixar um tempo. Afinal, o paciente pode alcançar bons resultados já em cinco consultas, assim como os benefícios do tratamento podem levar meses ou anos para serem alcançados. Depende de cada caso.
Como avaliar um paciente com ansiedade?
A sintomatologia associada ao Transtorno de Ansiedade Generalizada inclui agitação, sentimento de fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular, transtorno do sono, preocupação excessiva relacionadas a diversos eventos ou atividade (Kinrys; Wygant, 2005).
Como é a terapia do esquema?
A terapia do esquema é um tipo de terapia cognitiva que integra elementos da terapia cognitivo-comportamental, da teoria do apego, da Gestalt-terapia, da teoria das relações objetais, entre outros, e tem como principal objetivo a modificação de esquemas desadaptativos a fim de tratar os transtornos de personalidade.
Como trabalhar valores na ACT?
Através de conversas, exercícios, e metáforas, o terapeuta ajuda o cliente a definir seus valores, e pouco a pouco, sem crítica e de forma suave, a mover-se na direção daquilo que lhe faz vibrar, e da pessoa que ele ou ela gostaria de ser no mundo.
Quais são as 5 fases da depressão?
Estas fases são compostas pelas seguintes etapas: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação, fazendo com que a pessoa passe por um longo processo até a cura daquela dor.
Como sair do estado de negação?
- Aceite os seus sentimentos. O mais importante não é reconhecer a negação, mas, sim, os sentimentos que o levaram a cair nessa armadilha em primeiro lugar. ...
- Compreenda que o ocorrido não o define. ...
- Procure ajuda profissional.
O que é barganha na depressão?
É conhecida como fase da barganha, ou da negociação. São acordos internos ou com Deus e divindades, como os santos. – Se eu melhorar, eu prometo fazer algo ou deixar de fazer. Se a pessoa ficar bem eu vou ser melhor.
O que significa a palavra DBT?
Terapia Comportamental Dialética (TCD, ou Dialectical Behavior Therapy, DBT) é uma técnica psicoterápica desenvolvida pela psicóloga americana, Dra. Marsha Linehan, na qual se utilizam conceitos e estratégias da Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) e treinamento de habilidades emocionais e sociais.
O que é esquiva experiencial?
O que é esquiva experiencial? Um dos principais conceitos da ACT é a esquiva experiencial, que pode ser definida como a indisposição para entrar em contato com eventos internos aversivos e a tentativa deliberada de alterar a forma e a frequência destes eventos e das situações que os provocam.
Como a TCC trabalha a baixa autoestima?
Como a Terapia Cognitivo Comportamental trabalha a autoestima? A terapia cognitivo comportamental (TCC) identifica conexões entre pensamentos, sentimentos e comportamentos, auxiliando no desenvolvimento de habilidades práticas que possibilitam alterar padrões negativos — responsáveis pela baixa autoestima.
Como receber o cartão do Bolsa do Povo?
Pode tirar férias um mês antes de vencer?