Qual o recurso cabível da decisão que recebe a denúncia ou a queixa?

Perguntado por: Eduardo Neto de Assunção  |  Última atualização: 31. Mai 2024
Pontuação: 4.1/5 (29 avaliações)

Da decisão que recebe a denúncia ou a queixa cabe recurso em sentido estrito.

Qual o recurso cabível contra decisão que recebe a denúncia?

Da decisão que recebe a denuncia ou a queixa não cabe qualquer recurso, por falta de previsão, podendo, no entanto, ser impetrado Hábeas Corpus. No rito sumaríssimo, da decisão que rejeitar a denúncia ou queixa cabe apelação, mas esta no prazo de 10 (dez) dias.

Qual o recurso petição cabível contra a decisão do juiz que recebeu a denúncia?

RECURSO EM SENTIDO ESTRITO.

Qual é o pedido cabível no caso do magistrado receber a denúncia ou a queixa?

Art. 396. Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias (redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).

Qual recurso contra Queixa-crime?

2. O recurso cabível contra a decisão que rejeita a queixa crime é o Recurso em Sentido Estrito, nos termos do art. 581 , inc. I , do Código de Processo Penal .

Qual é o Recurso contra decisão que não recebe a QUEIXA CRIME ou DENÚNCIA ?

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os recursos cabíveis no Juizado Especial Criminal?

Das decisões proferidas nos Juizados Especiais Criminais cabem os recursos de apelação e de embargos de declaração.

Quando é cabível o recurso em sentido estrito?

Principais Casos de RESE
  1. Contra decisão que não receber denuncia;
  2. Contra decisão que concluir que o juízo é incompetente;
  3. Contra decisão que pronunciar o réu (júri);
  4. Contra decisão que conceder ou negar habeas corpus;
  5. Contra decisão que mantiver, substituir, revogar ou deixar de revogar medida de segurança.

O que vem depois da denúncia?

A partir do recebimento da denúncia, o réu é chamado ao processo através da citação para que possa apresentar sua defesa, sendo que, nos termos do artigo 363 do Código de Processo Penal, o processo terá completa sua formação com a citação do acusado.

Qual é a decisão possível do juiz ao receber a denúncia ou queixa no Tribunal do Júri?

O juiz, ao receber a denúncia ou a queixa, ordenará a citação do acusado para responder a acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.

O que acontece se o juiz aceitar a denúncia?

Recebida a denúncia, o Juiz não a pode rejeitar, ainda que parcialmente. É um princípio histórico e basilar de processo penal. Caso contrário, poder-se-iª alterar a imputação segundo os rumos do julgador, com sério dano à segurança jurídica das partes.

Qual é o recurso cabível no caso do magistrado não receber a denúncia ou a queixa à apelação B correição parcial c recurso em Sentido Estrito D habeas corpus?

Quando o juiz não recebe a denúncia, profere uma decisão terminativa de mérito, que deve ser atacada por meio do recurso em sentido estrito (art. 581, inciso I, do CPP) 581. Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ou sentença: I - que não receber a denúncia ou a queixa; .

É possível interpor recurso contra a decisão do juiz?

O prazo para a interposição do recurso é de 15 dias a partir da data da intimação da sentença proferida. Seu objetivo é o reexame da decisão judicial. Vale destacar que, não se pode incluir em um recurso algo ainda não apontado ao longo do processo.

Qual a diferença entre rese e apelação?

De um modo geral, a principal diferença é a hipótese de cabimento desses recursos. O RESE tem um rol taxativo (art. 581 do CPP) de cabimento, enquanto a apelação, que tem caráter residual, cabe em decisões que põem fim ao processo e que não admitem RESE.

Qual decisão judicial não cabe recurso?

Em relação às decisões dos tribunais de 2º grau, se forem tomadas por um1 julgador, desafiam agravo interno. Se, pelo colegiado, em regra, apenas RE ou REsp. Das decisões do STJ cabe, excepcionalmente, RE ao STF. Das decisões do STF não cabem recursos, salvo eventuais embargos de declaração.

O que acontece depois da denúncia do Ministério Público?

Juridicamente falando, a denúncia se refere à petição inicial apresentada pelo Ministério Público ao Poder Judiciário para que seja iniciado um processo criminal contra alguém. O termo é sinônimo de "acusação" e é com ela que o Ministério Público formaliza a imputação contra o suposto autor do delito.

O que é o recebimento da denúncia?

Indica que a denúncia oferecida pelo Ministério Público contra determinada pessoa foi aceita por um juiz ou por uma juíza e, assim, o processo continuará tramitando.

Quando uma denúncia vira processo?

Quando o Judiciário aceita a denúncia formulada pelo Ministério Público, o denunciado passa à condição de réu e começa a responder a processo judicial.

Quando o juiz poderá rejeitar a queixa ou denúncia?

A denúncia ou queixa será rejeitada quando: I - for manifestamente inepta; II - faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; III - faltar justa causa para o exercício da ação penal.

Quando a denúncia é manifestamente inepta?

"A denúncia e a queixa serão ineptas quando não contiverem os seus requisitos essenciais, dentre os quais se incluem a descrição do fato criminoso com todas as suas circunstâncias e a individualização do acusado ou referências pelos quais se possa identificá-lo (art.

Qual a diferença entre denúncia e queixa?

Denúncia: peça inicial da ação penal pública que é apresentada pelo Ministério Público. Queixa-crime: peça inicial da ação penal privada que é apresentada pelo própria vítima ou seu representante legal, por meio de advogado.

O que vem depois da denúncia no Processo Penal?

4) Recebimento da Denúncia:

Não sendo o caso de inépcia da denúncia, o Juiz a recebe, designando prazo de 10 dias para a defesa do réu apresentar Resposta à Acusação. Salienta-se que a partir deste momento, o acusado se torna réu e de fato se inicia o processo criminal.

Tem como tirar denúncia?

Uma vez notificada, na Delegacia, neste ambiente não há mais como retirar. O Delegado não pode decidir nada sobre isso. A retratação só é possível diante de um juiz, em audiência específica para tal esse fim. Mas tem mais, a retratação não pode ser realizada para qualquer tipo de "queixa".

É cabível recurso em sentido estrito da decisão que receber ou rejeitar a denúncia ou a queixa bem como anular o processo da instrução criminal no todo ou em parte?

É cabível recurso em sentido estrito da decisão que receber ou rejeitar a denúncia ou a queixa, bem como anular o processo da instrução criminal, no todo ou em parte. Não cabe recurso especial para reexame de matéria de fato, conforme Súmula nº 7 do Superior Tribunal de Justiça.

Quando é cabível o ROC?

Caberá o denominado ROC para impugnar decisões de habeas corpus, mandado de segurança , o habeas data e o mandado de injunção decididos em única instancia pelos Tribunais Superiores, quando denegatória a decisão e for o crime politico, de acordo com o art. 102, II, a e b da Constituição Federal de 1988.

Quando cabe recurso no Juizado Especial?

Nos termos do art. 42 da Lei 9.099/95, o prazo para interposição do recurso inominado é de 10 dias contados da ciência da sentença. Assim, caso a parte esteja representada por advogado, a intimação será dirigida a este. Caso contrário, a própria parte receberá a intimação em sua residência.

Artigo anterior
Como ganhar dinheiro na Monetizze 2021?
Artigo seguinte
Qual o prazo para se anular um casamento no civil?