Qual o protocolo de dor Toracica?
Perguntado por: Cristiano Moura de Freitas | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (19 avaliações)
Trata-se de uma ferramenta essencial de suporte à tomada de decisão na Unidade de Pronto Atendimento, na identificação de 25% dos portadores de síndrome coronária aguda (SCA) / doença arterial coronariana (DAC) que seriam liberados sem diagnóstico correto.
Quais os principais indicadores de processo no Protocolo de dor torácica?
O protocolo de dor torácica é monitorado por meio dos seguintes indicadores: - Tempo médio porta eletrocardiograma em pacientes com dor torácica; - Tempo médio porta atendimento médico no Pronto Atendimento em pacientes com dor torácica.
O que fazer com paciente com dor torácica?
Diagnóstico e tratamento
A dor torácica é uma condição que requer avaliação médica para dignóstico e tratamento adequados. Procure ajuda médica imediata se: Sentir pressão, aperto ou dor no peito repentina e intensa. A dor no peito se irradiar para a mandíbula, braço esquerdo ou entre as escápulas.
Quais os cuidados de enfermagem ao paciente com dor torácica?
O atendimento ao paciente com dor torácica, é visto como um emergência, no qual deve-se realizar o ECG, rapidamente, exigindo da equipe preparo e conhecimento, ao se deparar com sintomas do IAM. Após o infarto, a equipe de enfermagem continua atuando no conforto.
O que é protocolo de IAM?
O Protocolo Gerenciado de IAM foi lançado em 1º de março de 2005 com o objetivo de agilizar o atendimento dos pacientes e garantir que eles recebam o tratamento recomendado pelas diretrizes, a fim de reduzir as complicações e a mortalidade decorrentes do infarto.
Protocolo de dor torácica
Quais as etapas do Protocolo de dor torácica IAM?
- MIBI de repouso (cintilografia de perfusão do miocárdio em repouso)
- Testes sob estresse (teste ergométrico, cintilografia de estresse ou ecocardiograma de estresse)
- Angiotomografia de coronárias.
Quais medicamentos são utilizados como protocolo IAM?
Medicamentos necessários: AAS, clopidogrel, sinvastatina, captopril, enalapril, losartan, metoprolol, carvedilol, alteplase, tirofiban, enoxaparina, fondaparinux, heparina não fracionada, espironolactona, isossorbida, nitroglicerina, morfina.
Qual o papel do técnico de enfermagem na abordagem inicial do paciente com dor torácica?
Segundo Zanettini et al, (2020) o enfermeiro e importante para prestar a assistência no paciente com dor torácica, pois além de auxiliar diretamente no diagnostico, para reduzir as lesões ocasionadas por IAM, as condutas do enfermeiro em paciente com dor torácica é realizar o exame de eletrocardiograma (ECG) com as 12 ...
O que são os cuidados de enfermagem?
- Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
- Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
- Promover a segurança do paciente. ...
- Prevenir complicações de doenças. ...
- Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
- Prevenção de lesões por pressão.
Quais os cuidados com paciente cardíaco?
- Incentivar A Libertar-Se De Vícios. ...
- Ajudar A Abandonar Hábitos Prejudiciais. ...
- Auxiliar A Adotar Um Estilo De Vida Saudável. ...
- Incitar A Que Perca Peso. ...
- Ajudar A Que Se Mantenha Saudável. ...
- Incentivar A Medição De Tensão. ...
- Instigar A Realização De Testes Ao Colesterol.
O que analisar quando um paciente relata dor torácica?
Diagnóstico da Dor Torácica
Os exames complementares de maior acurácia são a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e o ecocardiograma transesofágico. No presente caso, trata-se de um paciente hipertenso de longa data, que não controlava sua pressão arterial e evoluiu com emergência hipertensiva (EH).
Quais os tipos de dor torácica?
- DOR TIPO A: definitivamente anginosa (presença das características típicas)
- DOR TIPO B: provavelmente anginosa (presença de 2 características típicas)
- DOR TIPO C: provavelmente não anginosa (presença de 1 característica típica)
- DOR TIPO D: definitivamente não anginosa (nenhuma característica típica)
São sinais e sintomas de dor torácica?
- Dor com sensação de esmagamento ou pressão.
- Falta de ar.
- Sudorese.
- Náuseas ou vômitos.
- Dor nas costas, pescoço, mandíbula, abdômen superior ou em um dos ombros ou braços.
- Sensação de desmaio iminente ou desmaio.
- Sensação de batimento cardíaco rápido ou irregular.
Como deve ser realizado o diagnóstico de IAM?
"O diagnóstico do infarto é geralmente feito por um serviço de saúde de emergência, com base nos sintomas e nos resultados do eletrocardiograma - que, em muitas situações, sugere a interrupção da circulação no coração -, e de exames de sangue que medem o nível de enzimas resultantes da destruição de células cardíacas.
Como deve ser avaliada a dor na SCA?
A abordagem do paciente com suspeita de síndrome coronariana aguda (SCA) na sala de emergência inicia-se pela rápida avaliação das características da dor torácica e de outros sintomas concomitantes, pelo exame físico e pela imediata realização do ECG (em 5-10min após a chegada ao hospital).
Quais os cuidados do paciente?
Não se esqueça de sempre lavar as mãos com água e sabão antes e depois de cuidar do doente. Retire anéis, pulseiras e relógios, pois eles podem transmitir doenças. Mantenha a casa limpa e arejada, principalmente o local em que o paciente dorme. Mantenha roupas de cama limpas e troque-as regularmente.
O que é o cuidado?
substantivo masculino Demonstração de atenção; em que há cautela, prudência: cuidado ao atravessar esta rua! Aplicação e capricho ao realizar algo; zelo, esmero: trabalhava com cuidado. Atenção maior em relação a; preocupação: ele necessita de cuidados.
Qual a importância da enfermagem no processo de cuidar?
Dessa forma, a enfermagem se faz responsável direta pelo processo de cuidar do paciente. Esse cuidado contempla também a família e suas necessidades. Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde em relação à segurança do paciente, a Enfermagem é uma grande aliada na busca e garantia da qualidade do cuidado prestado.
Como técnico de enfermagem Descreva o seu atendimento frente ao cliente vítima de um IAM?
O paciente é encaminhado para o serviço de hemodinâmica, onde é devidamente monitorizado, checado sinais vitais, história de alergias e cateterismo cardíaco prévio. A cinecoronariografia é realizada à partir de uma anestesia local podendo ser por via radial ou femoral, através de punção arterial.
Qual o atendimento inicial da enfermagem para um paciente com angina?
Nas condutas de enfermagem para pacientes com angina estável ou instável, deve-se diagnosticar e tratar os aspectos que aumentam o consumo de oxigênio no miocárdio, tais como ansiedade, anemia, febre, arritmias e insuficiência cardíaca descompensada3.
Quais as intervenções de enfermagem essenciais no atendimento ao doente com SCA?
Dentre as intervenções de enfermagem as que mais se destacam são: realizar ECG, Punção venosa de bom calibre, tratamento imediato, MONAB, atenção ao paciente, orientação à família, repouso no leito, oxigênio quando dispneia ou saturação inferior a 90%, monitorização cardíaca, verificação dos sinais.
Quando usar morfina no IAM?
A morfina é altamente indicada no paciente com IAM devido ao seu efeito vasodilatador, reduzindo a resistência vascular periférica, pré e pós-carga do ventrículo esquerdo. Além disso, apresenta potente efeito analgésico sobre o SNC, reduzindo a dor e ansiedade do paciente.
Quais os remédios para prevenir o infarto?
- Aradois.
- Aspirina Prevent.
- Atorvastatina Cálcica.
- Brilinta.
- Captopril.
- Clexane.
- Clopidogrel.
- Cozaar.
Qual betabloqueador usar no infarto?
As drogas recomendadas são metoprolol (de liberação prolongada), bisoprolol ou carvedilol. Para os outros pacientes, o uso deve ser ponderado como risco x benefício.
Qual a sequência de atendimento do IAM com Supradesnivelamento de St?
IAM COM SUPRA ST: o paciente deve ser direcionado para a Hospital de referência, APENAS com o resultado do ECG. O exame Laboratorial deverá ser solicitado pelo hospital de referência a fim de prognóstico ou para excluir diagnóstico diferenciais em quadro atípicos.
O que acontece quando comemos alimentos vencidos?
Onde ficam as memórias de curto prazo?