O que é graça ou anistia?

Perguntado por: Benedita Loureiro Amaral  |  Última atualização: 12. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (74 avaliações)

"a) A anistia exclui o crime, rescinde a condenação e extingue totalmente a punibilidade; a graça e o indulto apenas extingue a punibilidade, podendo ser parciais; b) A anistia, em regra, atinge crimes políticos; a graça e o indulto, crimes comuns; c) A anistia pode ser concedida pelo poder legislativo; a graça e o ...

O que é insuscetível de graça ou anistia?

“A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem”

O que é concessão de anistia?

É um benefício concedido pelo Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República (art. 48, VIII, CF/88), por meio do qual se “perdoa” a prática de um fato criminoso. Normalmente, incide sobre crimes políticos, mas também pode abranger outras espécies de delito.

O que é graça e indulto?

A diferença entre ambos é que a graça é concedida individualmente a uma pessoa específica, sendo que o indulto é concedido de maneira coletiva a fatos determinados pelo Chefe do Executivo Federal.

Como se procede para alcançar a graça?

A graça, portanto, é concedida levando-se em consideração a pessoa. Para sua concessão é necessário a provocação do interessado. A competência para sua declaração é do Presidente da República, que poderá delegá-la aos Ministros de Estado, Procurador-Geral da República e Advogado-Geral da União (art.

Indulto, graça e anistia

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais elementos do Instituto da graça?

Em seu sentido amplo a graça, como vimos, engloba a anistia, o indulto coletivo e o individual. Muitos empregam o termo graça como sinônimo de in- dulto individual e o indulto propriamente dito como sendo o favor coletivo.

Quem pode propor anistia?

A concessão da anistia é de competência exclusiva da União no sentido em que se trata de um ato político (artigo 21, XVII da Constituição Federal) e entregue ao Congresso Nacional (artigo 48, VIII, CF.), portanto a anistia só poderá ser concedida por meio de Lei, não se exigindo mais, como na Carta anterior, a ...

O que é a graça no direito penal?

É o modo de extinção da punibilidade consistente no perdão concedido pelo Presidente da República a determinada pessoa. A graça poderá ser total, quando alcançar todas as sanções impostas ao condenado, ou parcial, quando atingir apenas alguns aspectos da condenação (comutação).

O que significa indulto em um processo criminal?

O que é Indulto:

No Direito Penal o indulto é um tipo de benefício que extingue a pena privativa de liberdade. Quando é concedido o indulto a pena é perdoada e deixa de existir. O indulto é um benefício coletivo e é concedido por um decreto do Presidente da República.

O que é o indulto coletivo?

O indulto é um benefício coletivo, concedido por decreto presidencial e gera a reincidência. É coletivo para todos os que preencherem os requisitos constantes no decreto.

Quais são os efeitos da anistia?

A anistia atinge todos os efeitos penais decorrentes da prática do crime, referindo-se, assim a fatos e não a pessoas. Pode ser concedida antes ou depois do trânsito em julgado da sentença condenatória, beneficiando todas as pessoas que participaram do crime ou excluindo algumas delas, por exigir requisitos pessoais.

Quais crimes podem ser anistiados?

Assinada pelo presidente João Baptista Figueiredo, ainda durante a Ditadura Militar, a Lei da Anistia no Brasil perdoa os crimes políticos cometidos de 1961 a 1979, à exceção dos que foram condenados por terrorismo, sequestro, assalto e atentado pessoal.

Como funciona uma anistia?

No Brasil, a Lei da Anistia atua e perdoa em três situações: a) Penal: neste caso, quando o preso já enfrenta outros processos junto à lei, ele pode ser liberado de alguns para que possa ser julgado por outros. Ou seja, o preso pode receber o perdão parcial, mas isso não quer dizer que ele ganhe a liberdade total.

O que é um crime insuscetível?

Que não pode ser afetado, não pode ser alcançado por determinada condição. O art. 5o, inciso da Constituição, diz que a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática de tortura, o trafico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos.

Qual crime não tem fiança?

Aqueles que não admitem pagamento de fiança para soltura do preso. São inafiançáveis, entre outros, os crimes dolosos contra a vida, hediondos, de tortura, tráfico de entorpecentes, terrorismo e racismo.

O que seria um crime imprescritível?

Crimes imprescritíveis são aqueles que podem ser julgados a qualquer tempo, independentemente da data em que foram cometidos. Atualmente, a Constituição prevê apenas dois casos de crimes imprescritíveis: racismo e ação de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

Quais os requisitos para o indulto?

Normalmente, o benefício é destinado aos detentos que cumprem requisitos como ter bom comportamento, estar preso há um determinado tempo, ser paraplégico, tetraplégico, portador de cegueira completa, ser mãe de filhos menores de 14 anos e ter cumprido pelo menos dois quintos da pena em regime fechado ou semi-aberto.

Pode conceder indulto?

O indulto é concedido pelo presidente da República, por meio de "Decreto Presidencial", que pode ser pleno, quando extingue totalmente a pena - "Indulto", ou parcial quando reduz a pena a ser cumprida, a chamada "Comutação" da pena.

Qual a diferença entre indulto e saída temporária?

Diferentemente do indulto, a saída temporária, como o nome sugere, tem prazo determinado: é concedida pela Justiça por, no máximo, sete dias, podendo ocorrer outras quatro vezes durante o ano, com intervalo de, ao menos, 45 dias entre elas.

O que é considerado crime hediondo?

São considerados hediondos: tortura; tráfico de drogas; terrorismo; homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente; homicídio qualificado; latrocínio; extorsão qualificada pela morte; extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada; estupro; atentado ...

Quais são os crimes classificados como hediondos?

No rol dos crimes hediondos estão o homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, homicídio qualificado, latrocínio, extorsão qualificada por morte, extorsão mediante sequestro e na forma qualificada, estupro, estupro de vulnerável, epidemia com resultado morte e falsificação de medicamentos.

Quando se aplica o perdão judicial?

O perdão judicial está previsto no art. 121, em seu § 5º, que assim dispõe: na hipótese de homicídio culposo, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as consequências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária.

Quem tem direito a graça?

O período de graça permite que uma pessoa que parou de pagar o INSS continue tendo direito a benefícios do INSS, inclusive auxílio-doença e pensão por morte para os dependentes.

Quem pode solicitar indulto?

Podem receber o indulto pessoas condenadas a crimes sem grave ameaça com pena inferior a 12 anos, desde que já tenham cumprido um quarto da pena, se não reincidente, ou um terço, se reincidente. ... O indulto de natal é definido com base na manifestação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

Qual é a diferença entre remissão e anistia?

1 - A anistia somente pode abranger as infrações cometidas anteriormente à vigência da lei. 2 - A remissão só pode se referir a crédito tributário definitivamente constituído antes da vigência da lei.

Artigo anterior
O que é o Plano Marshall?
Artigo seguinte
Quais são os principais tipos de órgãos excretores dos animais?