Qual o pronome de tratamento para militares?

Perguntado por: Frederico Cardoso Torres  |  Última atualização: 17. März 2025
Pontuação: 4.8/5 (36 avaliações)

Ex: "Senhor general, o comandante do Exército chegará às dez horas". Nas relações correntes de serviço, admite-se tratar os oficiais-generais de "senhor".

Como se referir a um militar?

Art 8º Para falar a um superior, o militar emprega sempre o tratamento “Senhor” ou “Senhora”.

Qual o pronome de tratamento para sargento?

sargento-ajudante = Sarg. -aj. te,Sarg. -ajte.

Qual pronome de tratamento para policial militar?

no corpo de uma comunicação oficial, usa-se “Vossa Excelência” para se referir ao Oficial-General das Forças Armadas e também aos demais postos militares. a concordância entre os pronomes de tratamento e os pronomes possessivos é feita em segunda pessoa.

Como se referir a um policial militar?

Como devo me dirigir a um Policial Militar? Com relação ao uso do pronome de tratamento “Vossa Excelência”, segundo o Manual da Presidência da República, deverá ser usado para oficiais generais. O comandante geral da polícia militar é coronel, ou seja, não é oficial general, sendo utilizado “Vossa Senhoria” mesmo.

⚠️ MUDANÇAS - DECRETO BOLSONARO - Pronomes de Tratamento (ao som do grilo) I Português On-line

37 questões relacionadas encontradas

Como saudar um policial?

237 o almejado direito ao tratamento protocolar comum ao das demais carreiras jurídicas, isto é, "Vossa Excelência, Excelentíssimo Senhor", e suas variações, que ao longo dos anos, seja por falta de cortesia ou mesmo por preconceito ou discriminação, não era usado em correspondências oficiais dirigidas aos nossos pares ...

É lei chamar o policial de senhor?

Não há obrigação legal para tal tratamento, mas a educação, o respeito e o bom senso gritam aos meus ouvidos que essa é a melhor conduta a ser adotada pelo abordado.

Quem pode ser chamado de Vossa Excelência?

ª):utilizado para as autoridades em geral em tratamentos cerimoniosos. Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo).

Quando se usa o termo ilustríssimo?

A ele corresponde o tratamento Vossa Excelência. 7) Já ilustríssimo normalmente se aplica a autoridades ocupantes de outros cargos e pessoas que não ocupam cargos específicos nem exercem efetiva autoridade (cidadãos comuns, cônsules, coronéis, diretores de escola, etc.). A ele corresponde o tratamento Vossa Senhoria.

Quem pode ser chamado de excelentíssimo?

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

Sou obrigado a chamar o juiz de Vossa Excelência?

É obrigatório chamar um juiz de Vossa Excelência? Não.

Como se apresentar a um superior militar?

O militar, para se apresentar a um superior, aproxima-se deste até a distância do aperto de mão; toma a posição de "Sentido", faz a continência individual como prescrita neste Regulamento e diz, em voz claramente audível, seu grau hierárquico, nome de guerra e Organização Militar a que pertence, ou função que exerce, ...

Quando usar Vossa Senhoria e Vossa Excelência?

3) À maioria das autoridades se confere o tratamento de Vossa Excelência. Enquanto isso, reserva-se Vossa Senhoria para o tratamento formal das pessoas comuns. 4) Os manuais de Gramática, quando tratam especificamente da matéria, destinam normalmente o tratamento de Vossa Excelência aos membros do Ministério Público.

Como é chamado um militar?

Soldado – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual a diferença entre Excelentíssimo ou ilustríssimo?

3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.

É correto dizer Coronela?

Você sabia que não se adota o feminino para postos ou graduações militares? Primeiramente, devemos esclarecer que existem na língua portuguesa as formas femininas soldada, sargenta, coronela, capitã e generala.

O que usar no lugar de ilustríssimo?

2 altivíssimo, briosíssimo, digníssimo, excelentíssimo, nobríssimo, sublimíssimo.

Como se referir a um promotor?

Da mesma forma, ao nos referirmos a um promotor, devemos utilizar o título "Excelentíssimo Senhor Promotor" seguido do sobrenome do profissional. Por exemplo, se o promotor se chamar Maria Santos, devemos nos dirigir a ela como "Excelentíssima Senhora Promotora Santos".

Como cumprimentar em um ofício?

Exmo (a). Senhor (a).

Quem o policial não pode abordar?

Ou seja, a polícia não pode justificar uma abordagem de maneira genérica ou motivá-la com base na raça, sexo, orientação sexual, cor da pele ou aparência física de uma pessoa.

Como se referir a um delegado?

ILUSTRÍSSIMO SENHOR DELEGADO DE POLÍCIA (DISTRITO, BAIRRO, CIDADE e ESTADO)

Quem manda mais um delegado ou um coronel?

Quem manda mais um delegado ou um coronel? O Delegado de Polícia é o cargo de maior hierarquia dentro da Polícia Civil e da Polícia Federal, devendo emitir ordens e determinações para os demais policiais subordinados.

Artigo anterior
Quando usar pronome demonstrativo?
Artigo seguinte
O que deve ter em um laboratório de química?