Quando usar pronome demonstrativo?

Perguntado por: Luna Nádia Loureiro Costa Anjos  |  Última atualização: 17. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (50 avaliações)

Os pronomes demonstrativos situam a pessoa ou a coisa designada relativamente às pessoas gramaticais. Podem situá-la no espaço ou no tempo. Os demonstrativos empregam-se também para lembrar ao ouvinte ou ao leitor o que já foi mencionado ou o que se vai mencionar.

Quando usar cada pronome demonstrativo?

Como utilizar os pronomes demonstrativos?
  1. Este(s), esta(s) e isto. Nesse caso, indica algo que se encontra perto da pessoa que fala. ...
  2. Esse(s), essa(s) e isso. Diz respeito a algo que se encontra mais próximo da pessoa com quem se fala. ...
  3. Aquele(s), aquela(s) e aquilo. ...
  4. Este(s), esta(s) e isto. ...
  5. Esse(s), essa(s) e isso.

Quais as regras para utilizarmos corretamente os pronomes demonstrativos?

1ª pessoa: este, esta, isto; 2ª pessoa: esse, essa, isso; 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo. De acordo com a gramática, os demonstrativos este(s), esta(s) e isto são usados para as pessoas ou coisas que se encontram perto da pessoa que fala.

Como saber se é pronome demonstrativo?

- O (a, os, as) são pronomes demonstrativos quando se referem a aquele (s), aquela (s), aquilo, isso. - Mesmo e próprio, pronomes demonstrativos, designam um termo igual a outro que já ocorreu no discurso. As reclamações dos pais não mudam: são sempre as mesmas. -são usados como reforço dos pronomes pessoais.

O que é pronome demonstrativo exemplos frases?

Os pronomes demonstrativos são palavras que indicam quão perto ou longe está o assunto do discurso. Por exemplo, quando alguém diz para outra pessoa “aquele cachorro é meu”, subentende-se que o assunto principal (o cachorro) está longe da pessoa que fala.

Pronomes demonstrativos - Brasil Escola

17 questões relacionadas encontradas

Quando usar tal e Taís?

Que tal : a) usado para indicar da mesma espécie, da mesma natureza, do mesmo tipo etc.: Na papelaria, comprou lápis, canetas, borrachas e que tais ; b) usado em frases interrogativas, quando se quer pedir a opinião de alguém, fazer um convite etc.: “O cinema brasileiro tem uma meia dúzia (não mais) de rapazes ...

Como substituir um pronome demonstrativo?

Tal, tais, semelhante, semelhantes são pronomes demonstrativos quando se referem a um nome anteriormente citado e transmitem um sentido completo (tal) ou incompleto (semelhante). Podem ser substituídos por aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo, esse, essa, esses, essas, isso, este, esta, estes, estas, isto.

Como se referir a algo que já foi citado?

Quando fizer referência a algo que ainda não foi citado, deve ser utilizado o pronome “este”. Mas quando a referência for sobre algo que já foi citado antes, o pronome a ser utilizado deve ser “esse”.

Pode usar crase antes de pronome demonstrativo?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Quais são os pronomes demonstrativos e possessivos?

Enquanto os pronomes possessivos indicam posse, os pronomes demonstrativos servem para indicar a posição e a relação de distância (no tempo ou no espaço) de um termo em relação às pessoas do discurso. Observe a diferença: Pronome possessivo: Minha mochila está muito desgastada. (O pronome indica posse.)

Foi me passado ou me foi passado?

A forma foi-mepode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] . Conjugação:irregular. Particípio:regular.

De quem ou de que se fala?

1ª pessoa: a que fala. 2ª pessoa: a quem se fala. 3ª pessoa: de quem ou do que se fala, quando não for nem a 1ª, nem a 2ª pessoa.

Como identificar um pronome oblíquo?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

É correto usar o termo o mesmo?

o “mesmo” está correto quando denota ideias como “justamente, de fato, até, ainda”. Pense em frases semelhantes a “É aqui mesmo que quero morar quando estiver mais velho”; o “mesmo” também é adequado quando falamos da exata mesma coisa já referida.

O que usar no lugar do EM?

1 acerca de, acima de, além de, ante, ao respeito de, dentro de, depois que, diante de, em cima de, logo que, no encalço de, perante, sobre. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

O que é um pronome demonstrativo?

Os pronomes demonstrativos situam a pessoa ou a coisa designada relativamente às pessoas gramaticais. Podem situá-la no espaço ou no tempo. Os demonstrativos empregam-se também para lembrar ao ouvinte ou ao leitor o que já foi mencionado ou o que se vai mencionar.

Quais são os tipos de pronomes demonstrativos?

Quais são os pronomes demonstrativos? Este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles, aquelas. Isto, isso, aquilo.

Quais são os 5 pronomes?

Classificação do pronome
  • Pronomes pessoais. Os pronomes pessoais indicam as pessoas gramaticais, também chamadas de pessoas do discurso (Eu, tu, ele, nós, vós, eles). ...
  • Pronomes de tratamento. ...
  • Pronome possessivo. ...
  • Pronome demonstrativo. ...
  • Pronome Indefinido. ...
  • Pronomes relativos.

Qual é o plural da palavra qualquer?

O pronome QUALQUER é variável apenas em número, ou seja, é usado em sua forma singular (QUALQUER), ou no plural (QUAISQUER), dependendo do seu complemento. O plural de QUALQUER é formado no meio da palavra, com o acréscimo da letra S no primeiro elemento: QUAIS + QUER.

Quando se usa bastante e bastantes?

Desempenhando o papel de pronome indefinido, bastante concorda com um substantivo e indica uma grande quantidade de algo, mas incerta. Quando a palavra com a qual concorda está no plural, ele também é flexionado. Como exemplificado a seguir: “Comprei bastantes presentes para meu filho.”

Para que serve os 4 tipos de porquês?

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Artigo anterior
O que é um material biocompatível?
Artigo seguinte
Qual o pronome de tratamento para militares?