Qual o principal papel da tolerância?

Perguntado por: Luís Fonseca de Campos  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (56 avaliações)

Tolerância tem a ver com respeitar as diferenças, sejam elas físicas, comportamentais, ideológicas ou de qualquer outra natureza. Em um mundo no qual a convivência social é inevitável, ser tolerante é uma competência importantíssima, independentemente do meio em que se vive.

Qual o problema que a palavra tolerância traz?

A tolerância é o ato de agir com condescendência e aceitação perante algo que não se quer ou que não se pode impedir. A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Uma pessoa tolerante normalmente aceita opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social.

Qual é a importância da tolerância religiosa?

Aceitar e integrar a diversidade de religiões mostra que a empresa valoriza o ser humano, valoriza a pluralidade de visões e formas de viver a vida. Em termos pragmáticos, essa política de igualdade cria empatia entre diversos públicos, para além do seu público-alvo tradicional.

Quais os benefícios da tolerância?

A pessoa que é tolerante investe tempo e esforço em se conhecer, uma fortaleza a mais. Ela entende que a liberdade e a convivência implicam responsabilidade. Consegue compreender que liberdade não é fazer ou falar o que se quer, mas ser capaz de ser você mesmo, sem que isso suponha uma agressão a quem está à sua volta.

Qual o valor da tolerância?

Ser tolerante é o mesmo que ser respeitoso, bondoso e atencioso com os demais. É uma qualidade pessoal que se define como respeito às ideias, crenças ou práticas dos outros, ainda que diferentes e contrárias às nossas. Ser tolerante é ser condescendente com alguém e não impedir que se faça o que desejarem.

LEANDRO KARNAL - "A ideia da tolerância é vista como submissão"

17 questões relacionadas encontradas

O que significa ter tolerância?

De acordo com o dicionário Aurélio, uma das definições de tolerância é: “Tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem do de um indivíduo ou de grupos determinados (…)”. Admitir é aceitar. Aceitar pensamentos e escolhas das pessoas, mesmo quando os desaprovamos. Tolerância não é fraqueza.

O que é tolerância exemplos?

Disposição para admitir modos de pensar, de agir e de sentir de outras pessoas, ainda que sejam diferentes dos nossos; complacência. Liberação de uma regra, preceito, norma; licença: tolerância de prazo. Favor feito a alguém em determinadas circunstâncias: isto não é um direito, é uma tolerância.

Qual a importância da tolerância para a sociedade?

Em um mundo no qual a convivência social é inevitável, ser tolerante é uma competência importantíssima, independentemente do meio em que se vive. ... O principal papel da tolerância é fazer com que todos esses indivíduos consigam conviver de forma harmoniosa, respeitando o espaço do outro e o seu direito de ser quem é.

Quando devemos ser tolerante?

Devemos ser tolerantes com a violência, a maldade, a imoralidade, a falta de ética, a mentira, a inércia, a falta de fé. Precisamos tolerar condutas absurdas para não sermos considerados preconceituosos. ... Simplesmente não aprova as práticas do mundo, nem é tolerante com elas.

Quais são as atitudes de uma pessoa tolerante?

Como ser mais tolerante: dicas
  • Ouvir mais o que os outros têm a dizer.
  • Respeitar a opinião do outro.
  • Fazer uma autoavaliação.
  • Se colocar no lugar do outro.
  • Ter paciência com os outros.
  • Ser um pacificador.
  • Deixar o mau humor de lado no trabalho.

Qual a importância da tolerância religiosa para o convívio em sociedade?

A Importância da Tolerância

O mundo conta com mais de sete bilhões de pessoas, cada uma com suas crenças, ideias e costumes. O principal papel da tolerância é fazer com que todos esses indivíduos consigam conviver em harmonia, respeitando o espaço do outro e o seu direito de ser quem é.

Qual é a tolerância religiosa?

A tolerância religiosa é uma prática que garante um dos direitos fundamentais do homem, a liberdade de crença. Discriminar alguém por pensar ou agir de acordo com sua crença religiosa, ofender publicamente imagens e outros objetos de culto religioso, caracterizam violações a este direito.

Qual a importância de ser tolerante com a fé dos outros?

Ser tolerante é por fim amar os outros como a nós mesmos e sempre em Deus, de modo que possamos nos sentir um com os outros e com o próprio Deus como fim que todos almejamos. Só assim podemos promover a harmonia e a felicidade.

O que é tolerância mútua?

Tolerância é uma palavra de origem latina, é uma variação de “tolerare”, e tem por significado a aceitação, a indulgência perante algo e, também, flexibilidade, transigência e permissão. ... Para Gandhi “a lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua”.

O que é um homem tolerante?

O indivíduo tolerante entende que cada um possui uma visão de mundo, que foi moldada de acordo com sua criação familiar e experiências de vida, deste modo, o que pode ser verdade para ele, pode não ser para o outro, e vice versa.

Qual a diferença entre tolerância e intolerância?

Se você abrir um dicionário e procurar o significado da palavra “tolerância” uma das definições que encontrará é: “boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas.” A intolerância então, seria o oposto disso, isto é, quando a tolerância não acontece.

O que é tolerância às diferenças?

“É preciso tolerar a diversidade”. Sempre que me defronto com esse tipo de colocação, aparentemente progressista e bem intencionada, fico indignado. Não, não é preciso tolerar.

Por que a tolerância é tão importante para a construção da democracia?

O ponto crucial da tolerância está na igualdade social, respeitar as diversidades culturais, sexuais, étnicas, não pode significar aceitar as desigualdades socioeconômicas.

Que maneira a tolerância promove a paz?

É fomentada pelo conhecimento, a abertura de espírito, a comunicação e a liberdade de pensamento, de consciência e de crença. A tolerância é a harmonia na diferença. ... A tolerância é uma virtude que torna a paz possível e contribui para substituir uma cultura de guerra por uma cultura de paz.

Porque devemos respeitar as religiões dos outros?

Acolhimento e respeito

A religião é um dos aspectos mais importantes de uma cultura, e reprimi-la, seja pela falta de conhecimento, seja pelo preconceito, não deve ser uma atitude aceita em nenhum lugar, muito menos no mundo do trabalho, onde as pessoas convivem para exercer sua profissão e viver seus sonhos.

Qual a importância de respeitar as diferenças entre as pessoas?

Aceitar o outro e reconhecer as diferenças é o que nos torna e afirma como seres humanos únicos e amplos. O não familiar, o estranho, tem o poder de ampliar nossa visão, transformar nossas ações e moldar a nossa interação com as pessoas. Lembre-se: o mundo individual só existe diante do contraste com o mundo do outro.

Qual a importância de respeitar as diferenças religiosas?

Respeitar essas diferenças é fundamental, principalmente porque o objetivo principal das religiões é transmitir os aspectos positivos dos seres humanos, relacionados à sua natureza, princípios e valores, tendo sempre em mente a compreensão do outro.

O que diz a lei sobre a intolerância religiosa?

O Brasil tem normas jurídicas que visam punir a intolerância religiosa. No Brasil, a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei nº 9.459, de 15 de maio de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões.

Quais são os limites da liberdade religiosa?

Há limites para a liberdade religiosa? Como qualquer outra liberdade, a religiosa também não é totalmente ilimitada. Se o exercício da religião de um indivíduo implica na realização de um crime, por exemplo, o cidadão não estará livre de pena ou punição por ter agido movido por sua fé.

O que é intolerância religiosa exemplos?

Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar práticas e crenças religiosas de terceiros, ou a sua ausência. Pode-se constituir uma intolerância ideológica ou política, sendo que, ambas têm sido comuns através da história.

Artigo anterior
O que sao numeros cardinais e ordinais?
Artigo seguinte
O que é feito com a madeira?