O que pode causar a obstrução das trompas?

Perguntado por: Vicente Castro Mota  |  Última atualização: 9. Februar 2025
Pontuação: 5/5 (41 avaliações)

A obstrução das tubas uterinas também pode ser causada por condições como: infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), hidrossalpinge, infecções no útero ou nas tubas, abortamento sem acompanhamento médico, miomas uterinos, e inflamação das tubas uterinas (salpingite), ou mesmo apendicite com rompimento do apêndice.

Quais os sinais de quem tem as trompas entupida?

A obstrução das tubas uterinas não está associada a nenhum sintoma. Mesmo em casos em que existe um acúmulo de líquido nas tubas – hidrossalpinge –, não existem sintomas presentes.

Quais são os sintomas de obstrução nas trompas?

Diagnóstico da obstrução das trompas

Outra maneira de diagnosticar a obstrução das trompas é através de laparoscopia, que é um procedimento em que o médico consegue ver as trompas através de um pequeno corte que é feito na barriga, identificando a presença de obstrução ou outros problemas.

É possível engravidar com as trompas obstruídas?

Isso significa que mesmo com as trompas obstruídas existem chances (poucas) de engravidar. Mas, é necessário realizar avaliação e acompanhamento médico para delinear como prosseguir diante dessa condição e evitar complicações. O tratamento para a obstrução é o melhor caminho para uma gestação saudável!

É possível ovular com as trompas obstruidas?

Mesmo com o diagnóstico de trompas obstruídas é possível engravidar, porém é necessária a avaliação médica para definir o melhor procedimento. As possibilidades vão desde cirurgias para desobstrução até tratamentos de Reprodução Assistida, através da Fertilização in vitro. Texto: Dra. Daiane Pagliarin – Ginecologista.

Porquê acontece a obstrução das TROMPAS? Dr. Julio Voget

45 questões relacionadas encontradas

Como desobstruir as trompas de forma natural?

Acupuntura e a desobstrução tubária

Segundo a medicina chinesa, está comprovada a atuação da acupuntura para equilibrar hormônios e neurotransmissores que afetam a ovulação e a fertilidade feminina. Acupuntura atua na vascularização uterina, na espessura do endométrio e na melhora da libido.

Qual remédio para trompas obstruidas?

Infelizmente não existe medicação para desobstruir as trompas. A obstrução das trompas pode sim ser uma sequela de infecções como Clamídia e gonorréia, mas só causará gonorréia no parceiro, se você estiver com gonorréia.

Como é a cirurgia para desobstruir as trompas?

Salpingectomia é o nome dado ao procedimento para a remoção das tubas uterinas ou trompas de Falópio. Essa é uma das cirurgias ginecológicas, como são chamadas as intervenções realizadas em mulheres que estejam tratando de problemas no sistema reprodutor.

Quanto tempo leva para as trompas se regenerar?

Mas, a recanalização pode demorar mais de 30 dias para acontecer completamente, e pode ser necessário aguardar até um ano para descobrir se o resultado será o esperado.

Qual o valor de um exame de histerossalpingografia?

R$ 425,00. Este preço considera todas as ofertas disponíveis no Brasil. Consulte preço para a sua localização.

Quem engravidou com trompas obstruidas?

As chances de gravidez para quem possui alguma alteração nas trompas são menores, mas existentes. Com tratamento adequado e acompanhamento médico, é possível ter uma gestação saudável. E, com a ajuda da medicina reprodutiva, existem ótimas porcentagens de sucesso a cada ciclo.

Quais as chances de engravidar depois do exame de histerossalpingografia?

A histerossalpingografia não dificulta e não facilita uma gravidez. Converse com o seu médico.

Qual ultrassom dá para ver as trompas?

A histerossalpingografia é uma forma de raio-x utilizada para visualizar as trompas e a cavidade uterina. Nesse exame, é possível que o médico conheça a forma e a estrutura do útero e saber se existe qualquer malformação ou cicatriz uterina que possa atrapalhar a aderência do óvulo fecundado.

O que entope as trompas?

Diversos motivos podem causar a obstrução. O principal são as infecções transmitidas sexualmente, como a clamídia. Essa doença é responsável pela criação de uma colônia de massa e líquidos no interior das trompas, obstruindo a passagem. Outro grande vilão é a endometriose, distorcendo sua anatomia e entupindo-as.

Quem tem trompas obstruidas menstrua?

Quando se retira as trompas uni ou bilateral, e não mexendo em ovários ou útero, a menstruação permanece. A menstruação depende dos ovários que faz a parte hormonal e do útero onde acontece a descamação do endométrio formando o fluxo menstrual.

Quanto tempo dura uma cirurgia de trompas?

O procedimento de laqueadura tubária costuma demorar entre 30 minutos e uma hora, a depender da técnica cirúrgica e da via de acesso a ser utilizada, além do tempo de recuperação anestésica.

Quais as chances de engravidar depois de retirar uma trompa?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Olá! Se houve retirada das duas trompas (esquerda e direita), a chance de gravidez natural é praticamente zero. Porém, pode ser possível através de métodos artificiais, como a fertilização in vitro (FIV).

Qual o valor de uma cirurgia de recanalização tubária?

Responsável pelas duas cirurgias, o médico Marco Aurélio Pinto de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Ginecológica e Endometriose, explica que a recanalização por videolaparoscopia é uma opção melhor do que a fertilização in vitro: custa a metade do preço (R$ 8 mil) e tem muito mais chance de ...

Como fica depois da retirada da trompa?

depois da cirurgia pode levar até 90 dias para regularizar o ciclo menstrual. a retirada da tuba pode alterar a irrigação ovariana e no futuro levar a adiantamento da menopausa. a chance de outra gravidez ectopica pode estar ligeiramente aumentada, por isso de iniciar precocemente prenatal ao suspeita de nova gravidez.

Qual o remédio que se toma para acabar com hidrossalpinge?

Tratamento medicamentoso para hidrossalpinge não existe. O tratamento é sempre cirúrgico. A medicação é usada em casos de salpingite (inflamação das trompas por inúmeras causas), que pode estar associada à hidrossalpinge.

Como é feita a sedação para histerossalpingografia?

Por isso, o medicamento sedativo é necessário. Neste caso, a substância pode ser administrada por via oral, intravenosa ou inalatória, o que varia de acordo com as necessidades da paciente e com as práticas da instituição de saúde.

Como fica a menstruação depois da histerossalpingografia?

A histerossalpingografia pode gerar um leve desconforto, similar às cólicas menstruais, variando de intensidade de acordo com cada mulher. As pacientes podem apresentar escapes ou sangramentos por alguns dias após o exame, o que é normal.

Qual exame substitui a histerossalpingografia?

Uma opção a histerossalpingografia é a histerossonografia. Talvez você não conseguirá realizar este exame tão facilmente como a histerossalpingografia.

Precisa de repouso após histerossalpingografia?

Não. Você pode voltar às suas atividades rotineiras após o seu exame, devendo apenas evitar atividade física mais intensa neste dia.

Porque histerossalpingografia dói?

Dessa forma, a passagem da cânula pelo colo uterino e toda a manipulação feita pelo profissional pode estimular contrações uterinas, que por sua vez acabam por gerar cólicas. Logo, é possível dizer que a histerossalpingografia é um exame que pode causar desconforto ou dor na paciente.

Artigo anterior
Como saber se placa mãe tem TPM?
Artigo seguinte
Qual valor do Gol G7?