Qual o principal objetivo da escola antropológica Difusionista?

Perguntado por: António Wilson Carneiro Maia Abreu  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (42 avaliações)

O difusionismo — similarmente ao evolucionismo cultural — foi uma abordagem diacrônica para explicar a diversidade da cultura. Os dados sobre as diferenças entre os povos acumulados exponencialmente desde as grandes navegações não possuíam coerência.

O que a escola difusionista defendia?

A hipótese difusionista sustenta que os diversos povos terrestres receberam influências dos vizinhos e dos diversos contactos que estabeleceram ao longo da História e que a maior parte das inovações sociais, técnicas, mitos, entre outros, se propagaram pelas migrações e pelos contactos estabelecidos entre os povos.

Qual o conceito de difusionismo?

[ Antropologia ] Teoria ou corrente que defende a difusão cultural ou a transmissão de elementos culturais de um povo ou de uma sociedade a outro povo ou sociedade, como factor importante de inovação, mudança e desenvolvimento.

Qual a importância do difusionismo?

O difusionismo ajuda a explicar a aculturação, mas não é capaz de explicar todos os aspectos culturais como os primeiros difusionistas acreditavam. Existem exemplos de culturas em contato próximo que não partilham muitos traços.

Qual o papel das escolas antropológicas?

As escolas antropológicas reúnem pensadores que compartilham uma visão acerca do fazer antropológico. Ao longo do desenvolvimento dessa ciência, muitos pesquisadores se propuseram a compreender o homem em suas dimensões biológicas, sociais e culturais.

ESCOLA DIFUSIONISTA - ELLIOT SMITH - ANTROPOLOGIA

35 questões relacionadas encontradas

O que a antropologia tem a ver com a educação?

Aborda o caráter uno e plural da experiência humana, as diferentes formas de organização societária, a articulação entre sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas.

Qual a importância da escola evolucionista para a antropologia?

Ainda sobre a Escola Evolucionista é possível destacar que a antropologia buscava explicar a diferença nas evoluções das sociedades, e acreditava que se um individuo possuísse nível de sabedoria elevado, este seria capaz de viver em qualquer outra sociedade, pois se tratava de um individuo extremamente evoluído.

Qual é a importância do difusionismo para o trabalho do extensionista rural?

Os trabalhos desenvolvidos apontam para o potencial das práticas extensionistas em melhorar as condições socioeconômicas dos agricultores familiares, e diminuir as práticas clientelistas pelo poder público local, bastante comum em pequenos municípios do semiárido, além de potencializar o desenvolvimento sustentável ...

O que é difusionismo na extensão rural?

Modelo Difusionista

Considera que o desenvolvimento rural ocorre quando se introduzem e são difundidas entre os agricultores novas ideias, de maior eficiência produtiva, e estes efetivamente as adotam.

Qual o principal representante do culturalismo?

Culturalismo Norte-Americano

O principal representante foi Franz Boas com destaque para as obras: “Os objetivos da etnologia” (1888) e “Raça, Língua e Cultura” (1940).

O que é o evolucionismo e difusionismo?

PARTE II – DIFUSIONISMO

Enquanto o evolucionismo tentava explicar essas variações pelos diferentes estágios que supostamente a humanidade passaria (mas sem esclarecer como passava de um estágio a outro), o difusionismo pressupunha uma falta de inventividade.

O que pregava o culturalismo?

Chama-se culturalismo à postura da vertente da psicologia e das ciências sociais em geral que destaca o papel da cultura na explicação dos fenómenos psicológicos individuais e dos fenómenos coletivos.

O que diz a antropologia estruturalista?

Antropologia estrutural, é um termo criado por Claude Lévi-Strauss (1908-2009), título de dois de seus livros, na "busca de elementos duradouros e correspondências estruturais entre sociedades de tipos diferentes para descobrir se existem estruturas fundamentais que seriam a base da Antropologia".

O que é a teoria do evolucionismo social?

Segundo o evolucionismo social, a sociedade tende a uma evolução civilizacional, que em seu curso natural, culminará numa sociedade de indivíduos plenamente livres e autônomos. Não necessitando sequer da intervenção do Estado.

Quais as principais características da escola antropológica evolucionista?

A antropologia evolucionária está preocupada com a evolução biológica e cultural dos seres humanos, passado e presente. Baseia-se em uma abordagem científica e reúne áreas como arqueologia, ecologia comportamental, psicologia, primatologia e genética.

Qual a importância do relativismo cultural em nossa sociedade?

O Relativismo Cultural busca entender os valores culturais de uma sociedade a partir dos padrões vigentes neste grupo social. ... No final do século XIX, a fim de rechaçar o etnocentrismo e o positivismo, a ideia de relativismo cultural ganhou força, através das obras de Franz Boas (1858-1942).

O que diferencia a extensão Difusionista da participativa?

A grande diferença de orientação entre as metodologias de extensão na era do “difusionismo produtivista” e da era do “humanismo crítico” é a questão da participação ativa dos agricultores.

Quais são os métodos de extensão rural?

2. VISITA • CONTATO • PALESTRA • CURSO • UNIDADE DE OBSERVAÇÃO OU ENSAIO DE CAMPO (U.O.) UNIDADE DEMONSTRATIVA (CULTURA OU CRIAÇÃO DEMONSTRATIVA)(U.D.)

O que é a extensão rural?

“Extensão Rural é um processo cooperativo, baseado em princípios educacionais, que tem por finalidade levar, diretamente, aos adultos e jovens do meio rural, ensinamentos sobre a agricultura, pecuária e economia doméstica, visando modificar hábitos e atitudes da família, nos aspectos técnico, econômico e social, ...

O que foi a extensão rural no Brasil?

A Extensão Rural no cenário nacional tem como atuação básica a busca da modernização da agricultura e a melhoria do bem estar social da população rural. A Extensão Rural para cumprir com seus objetivos tem um trabalho árduo a realizar, ou seja, o de transferir ao produtor rural os conhecimentos gerados pela pesquisa.

Como realizar o desenvolvimento rural sustentável?

Assim, o desenvolvimento rural sustentável deve basear-se na Agroecologia para haver uma mudança no processo produtivo, onde se amplie a geração de renda dos agricultores, através do uso de Page 11 11 tecnologias apropriadas às condições socioeconômicas e ambientais locais e o baixo uso de insumos.

Qual é o principal paradigma da nova extensão rural no Brasil?

A Educação do Campo e a Pnater são exemplos recentes do processo, em curso no Brasil, de construção de um novo paradigma de desenvolvimento rural sustentável, frente aos 500 anos do modelo dominante de desenvolvimento agropecuário predatório e excludente.

Qual o principal representante da escola evolucionista?

Desenvolvida principalmente por Charles Darwin, a teoria do Evolucionismo afirma que a sobrevivência das espécies está relacionada com sua seleção natural.

O que é cultura para a Antropologia Evolucionista?

Para os evolucionistas, a cultura era entendida como um fenômeno universal e singular. Em seu paradigma, havia apenas uma “cultura humana”, que se manifestava em diversos graus de desenvolvimento de acordo com o grupo social considerado.

Como os primeiros estudos da antropologia cultural explicam a diversidade de culturas?

Os primeiros estudos antropológicos eram extremamente etnocêntricos, ou seja, analisavam as culturas diferentes com base no ponto de vista de uma pessoa imersa na cultura europeia.

Artigo anterior
Quais documentos podem ser arquivados?
Artigo seguinte
O que é absorvido no intestino delgado?