Qual lei diz que não somos obrigados a nada?

Perguntado por: Irina Iara de Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (24 avaliações)

Inciso II do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.

Qual a lei que diz que ninguém é obrigado a nada?

PRINCIPIO DA LEGALIDADE (CF art.

279) trata-se de “Princípio de ordem Constitucional, segundo o qual “Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei” (art. 5º, II- CF) *... +”.

O que diz o princípio da legalidade?

A síntese do princípio da legalidade seria a frase latim nullum crimen nulla poena sine lege, que na tradução do latim quer dizer que nenhum crime será punido sem que haja uma lei. Também de acordo com o Princípio da Legalidade ninguém está obrigado a fazer ou deixar de fazer algo, a menos que seja previsto em lei.

O que diz o parágrafo II do artigo V da Constituição?

Parágrafo 2 Artigo 5 da Constituição Federal de 1988

§ 2º Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

O que diz o artigo 5 da Constituição?

5º, Caput, CF–“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes;”.

Somos obrigados a ir em uma convocação para guerra? O que acontece se eu não for?

40 questões relacionadas encontradas

O que significa não sou obrigada a nada?

Se décadas atrás o “não sou obrigada” seria considerado petulância, hoje, é uma frase que resume bem as tendências do comportamento feminino, a partir das lutas por que passam as mulheres, diuturnamente.

Qual a importância do artigo 5º inciso II da Constituição Federal para a democracia e a proteção dos demais direitos fundamentais dos indivíduos?

Esse artigo da Constituição tem o objetivo de assegurar uma vida digna, livre e igualitária a todos os cidadãos do país. O princípio da legalidade é uma das bases da nossa Constituição, pois protege o cidadão de ações abusivas do Estado.

Quais são as cláusulas pétreas?

As cláusulas pétreas inseridas na Constituição do Brasil de 1988 estão dispostas em seu artigo 60, § 4º. São elas: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais.

Quais são os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais?

O artigo 7º da Constituição elenca alguns dos principais direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, como: 1. Relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos; 2.

Quais as principais características do princípio da legalidade?

O princípio da legalidade eleva a lei à condição de veículo supremo da vontade do Estado. A lei é uma garantia, o que não exclui, como bem se avisa, a necessidade de que ela mesma seja protegida contra possíveis atentados à sua inteireza e contra possíveis máculas que a desencaminhem de sua verdadeira trilha.

São princípios inseridos no princípio da legalidade?

Princípio da Legalidade na Administração Pública

“A Administração Pública Direta e Indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados e Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (…)”.

O que é princípio da legalidade na Administração Pública?

O Princípio da Legalidade é uma das maiores garantias para os gestores frente o Poder Público. Ele representa total subordinação do Poder Público à previsão legal, visto que, os agentes da Administração Pública devem atuar sempre conforme a lei.

Qual a diferença de lei para decreto?

O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial. Ele pode ser categorizado como um ato administrativo, porém sua emissão depende do Chefe do Poder Executivo da União, estado ou município, sem a necessidade de passar pela aprovação do Poder Legislativo.

O que é o princípio da estrita legalidade?

Principio da estrita legalidade ou reserva legal um dos princípios mais importantes quando se aborda o tema de princípios em Direito Penal, pois segundo ele: "não há crime sem lei anterior que o defina nem pena sem previa cominação legal". ... A lei somente ela, é a fonte formal imediata do Direito Penal.

São direitos individuais dos trabalhadores rurais e urbanos?

2.1.Direitos individuais do trabalhador rural

7º da CF/88 “São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social”, aproximando ainda mais com as demais classes de trabalhadores, com direitos diretamente na Constituição.

É um dos direitos constitucionais dos trabalhadores urbanos e rurais?

aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, no máximo de trinta dias, nos termos da lei. assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até os 06 (seis) anos de idade em creches e pré-escolas.

São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais conforme disposto na Constituição Federal de 1988?

O Artigo 7º da Constituição Federal assegura o exercício dos direitos sociais e individuais dos cidadãos, bem como dos direitos da classe trabalhadora, tanto do meio rural como do meio urbano. A atual Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada em 5 de outubro de 1988.

Quais são as cláusulas pétreas implícitas?

“As cláusulas pétreas implícitas são aquelas que, apesar de não estarem previstas no art. 60, §4º, também não pode ser objeto de alteração pelo conteúdo do qual dispõe”.

O que são cláusulas pétreas da Constituição Federal?

Dispositivo constitucional imutável, que não pode ser alterado nem mesmo pela via de Emenda à Constituição. O objetivo é impedir inovações em assuntos cruciais para a cidadania ou o próprio Estado.

O que quer dizer pétrea?

Que tem a qualidade ou a natureza da pedra. 2. Duro como pedra.

Qual é a importância dos direitos humanos e dos direitos constitucionais para a construção de um país democrático?

Os direitos humanos existem para que se tutele as garantias mínimas para a vida, dignidade e liberdade do ser humano em sociedade, para que desta forma ele possa viver em equilíbrio consigo mesmo e com os outros.

Qual a importância dos direitos fundamentais para a consolidação do Estado Democrático de Direito?

“enquanto direitos de defesa, os direitos fundamentais asseguram a esfera de liberdade individual contra interferências ilegítimas do Poder Público, provenham elas do Executivo, do Legislativo, ou do Judiciário.

Qual é a importância dos direitos fundamentais?

Os direitos fundamentais, juntamente com as garantias, são um marco importante na Constituição Federal de 1988, pois são normas que existem com o objetivo exclusivo de promover a dignidade humana e de proteger o cidadão frente ao poder do Estado.

Qual a diferença entre decreto lei é lei?

Decreto serve para regulamentar uma lei (caso de decreto regulamentar do art 84, IV da CF) é privativo do chefe do poder executivo (Presidente da República, Governador e Prefeito). Já a a Portarias são atos administrativos, geralmente internos, expedidos pelos chefes de órgãos.

O que pode ser feito por decreto?

Um decreto é usualmente utilizado pelo chefe do poder executivo para fazer nomeações e regulamentações de leis (como para lhes dar cumprimento efetivo, por exemplo), entre outras coisas.

Artigo anterior
Qual as piores profissões?
Artigo seguinte
Qual app substitui o PicPay?