Qual o principal objetivo da contratação pública?
Perguntado por: Débora Júlia Azevedo Antunes Henriques | Última atualização: 5. April 2025Pontuação: 4.8/5 (24 avaliações)
A finalidade essencial do processo de contratação pública é satisfazer a necessidade da Administração, obtendo-se a melhor relação custo-benefício mediante tratamento isonômico a terceiros interessados em firmar contrato com o Poder Público.
Qual é o principal objetivo de uma licitação pública?
O QUE É LICITAÇÃO? É o processo por meio do qual a Administração Pública contrata obras, serviços, compras e alienações. Em outras palavras, licitação é a forma como a Administração Pública pode comprar e vender.
Qual é o objetivo da licitação?
A licitação tem como finalidades buscar sempre a melhor proposta estimulando a competitividade entre os concorrentes que participam desse procedimento licitatório oferecendo iguais condições entre eles garantindo assim a isonomia desde que os que queiram participar do certame preencham os requisitos previamente ...
O que é objeto da contratação?
Num sentido mais geral, “objeto do contrato” pode significar a prestação principal do devedor. Essa prestação principal é o que tipifica o contrato.
Quais são os principais objetivos de um processo licitatório?
A finalidade é atender à necessidade administrativa identificada, cuja solução é oferecida pela iniciativa privada, visando obter as melhores condições de contratação pelo ente público, seja quanto à qualidade dos produtos e serviços a serem adquiridos, seja quanto ao preço a ser pago.
Licitação Pública [E1] - Conceito e finalidade
Qual é o seu maior objetivo atuando com licitações e contratos ?*?
Seu objetivo principal é a obtenção das propostas mais vantajosas e justas. Ou seja, a licitação cria um processo formal de disputa entre os interessados para que a Administração Pública encontre os melhores fornecedores para alcançar seus objetivos.
Quais os objetivos do processo licitatório da Lei 14.133 21?
A SELEÇÃO DA PROPOSTA MAIS VANTAJOSA. O primeiro objetivo estabelecido no artigo 11 da Lei nº 14.133/2021 diz respeito à seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a Administração Pública.
Qual é o objeto de contrato?
É o que se pretende obter ou realizar, a finalidade ou objetivo de um contrato.
Qual é o objeto de um contrato?
Termo : “Objeto do contrato”
Aquilo que as partes se comprometem a realizar, fornecer ou prestar no âmbito de um contrato.
Qual objeto de um contrato?
O principal objetivo dos contratos, constante em quase todos os documentos, é a criação de direitos e obrigações. O segundo objetivo dos instrumentos contratuais é a possibilidade de modificar direitos e obrigações preexistentes.
Qual a importância da licitação para o serviço público?
Sendo assim, a licitação é um instrumento de defesa dos princípios da isonomia, da legalidade e da moralidade, possibilitando a contratação da proposta mais vantajosa para a administração pública, atendendo aos dispositivos que embasam todo o processo.
Quais são os princípios que regem as licitações públicas?
Descritos a seguir: 1 Economicidade e eficiência 2 Igualdade 3 Impessoalidade 4 Isonomia 5 Julgamento objetivo 6 Legalidade 7 Moralidade 8 Probidade administrativa 9 Publicidade 10 Vinculação ao instrumento convocatório Page 2 1PRINCÍPIO DA ECONOMICIDADE E EFICIÊNCIA O objetivo da licitação é a escolha da proposta mais ...
Qual o conceito de licitação?
É a forma específica de conduzir o procedimento licitatório, a partir de critérios definidos em lei. licitação, exceto quando se trata de pregão que não está limitado a valores. participação de quaisquer interessados que preencham os requisitos previstos no edital.
Quais são as vantagens da licitação?
- Redução de custos para fechar vendas. ...
- Baixo risco de inadimplência. ...
- Chances de lucros altos. ...
- O Governo não para de comprar.
Quais as características da licitação?
As modalidades de licitação conduzem o processo de compra de produtos e de serviços públicos. Com características próprias e únicas, as modalidades são classificadas em seis tipos, entre elas: concorrência, convite, tomada de preço, concurso, pregão e leilão, descritas de acordo com a Lei 8.666/1993.
O que diz o artigo 421 do Código Civil?
A liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato. Parágrafo único. Nas relações contratuais privadas, prevalecerão o princípio da intervenção mínima e a excepcionalidade da revisão contratual.
Quais são as 3 condições de validade dos contratos?
a) a capacidades das partes; b) licitude do objeto; c) legitimação para sua realização.
Quais os principais pontos de um contrato?
- A qualificação dos envolvidos. ...
- O objeto do contrato. ...
- Prazo do contrato. ...
- O pagamento. ...
- As obrigações do contratante e do contratado.
Quais são os 5 elementos básicos de um contrato?
- Prever explicitamente o objeto do contrato. ...
- Preço convencionado, forma de pagamento ou cumprimento da obrigação. ...
- Restrição das obrigações às partes. ...
- Prazo de vigência e cláusula de prorrogação automática. ...
- Penalidades.
Qual a lei que rege os contratos?
Art. 421 do Código civil: “a liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato”.
O que é a teoria geral dos contratos?
D. Civil. Conceito: é um negócio jurídico bilateral por meio do qual as partes convergem suas vontades para determinada finalidade.
Quais são os princípios da licitação 14133?
Os 05 primeiros princípios formam o famoso mnemônico LIMPE (legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da eficiência) e constam, também, do caput do artigo 37 da Constituição Federal.
Qual a importância da realização dos contratos de licitação?
Licitação é o ato da administração pública de contratar um produto ou serviço dando oportunidades iguais aos candidatos e transparência ao uso dos recursos dos contribuintes. O objetivo é prover os meios necessários à máquina governamental ao menor custo possível, sem prejuízo na qualidade.
Quais são os 04 objetivos principais do processo ou procedimento licitatório segundo artigo 3º da Lei 8666 93 e artigo 11 da Lei 14133 21?
II - assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição; III - evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na execução dos contratos; IV - incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável. Parágrafo único.
Quantos tipos de licitação existe?
São quatro os tipos de licitação: “menor preço”, “maior lance ou oferta”, “melhor técnica” e “técnica e preço”. No tipo Menor Preço (Art. 45, §1º, I, Lei 8.666), será vencedora da licitação a proposta de menor valor, desde que atendidos os demais requisitos do edital ou carta-convite.
Como tirar o som das notificações do instagram?
O que são doenças degenerativas do sistema nervoso?