Qual fazer primeiro calagem ou gessagem?

Perguntado por: Carlota Daniela Domingues de Carvalho  |  Última atualização: 18. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (29 avaliações)

A aplicação do gesso deve ser feita em área total, sempre antes do cultivo. As recomendações antigas indicam que a gessagem deve ser feita de um a três meses depois da calagem.

O que aplicar primeiro calcário ou gesso?

A aplicação de gesso deve ser feita em área total, após a aplicação do calcário, não havendo, obrigatoriamente, a necessi- dade de sua incorporação. Esse material apresenta efeito residual e, portanto, sua reaplicação deve ser feita em função de novas análises de amostras de solo.

Qual a melhor época para se recomendar calagem e gessagem?

E o mês de agosto é tradicionalmente um momento oportuno para os agricultores se dedicarem ao manejo da fertilidade do solo, por meio da aplicação de calcário e gesso agrícola. A calagem é fundamental para os solos naturalmente ácidos, que é uma característica dos solos de regiões tropicais.

Quando se deve fazer a gessagem?

Quando fazer gessagem? A gessagem é uma prática realizada após a calagem e em área total. Não há a necessidade de incorporação do gesso. Antes da aplicação desse insumo é preciso avaliar se a área apresenta deficiência de cálcio e alumínio em excesso nas camadas mais profundas do solo.

Quando a gessagem substitui a calagem?

O gesso pode substituir o calcário? Conforme mostrado na tabela acima, o gesso e o calcário apresentam grandes diferenças, e por isso, um insumo não pode ser substituído pelo outro. O calcário é um corretivo do solo, ou seja, ele corrige o pH do solo, já o gesso, é um condicionador de solo.

QUAL APLICAR PRIMEIRO GESSO OU CALCÁRIO?

30 questões relacionadas encontradas

Pode-se usar gesso e calcário ao mesmo tempo?

Em quais ocasiões é indicada a aplicação do gesso e do calcário juntos? Esse tipo de aplicação simultânea é indicada em sua grande maioria nas ocasiões de plantio direto dos grãos e também em momentos onde há a necessidade de manutenção da fertilidade do solo acima do nível critico.

Qual a diferença de calagem e gessagem?

Diferença entre calagem e gessagem

De modo geral, as bases dessas duas técnicas são, no caso da calagem, corrigir o pH ácido do solo, e na gessagem, conseguir por meio da insolubilização do alumínio presente no solo, o fornecimento de nutrientes em profundidade.

Como fazer gessagem no solo?

A amostragem do solo para as análises químicas deverá ser feita na profundidade de 40 a 60cm para culturas anuais e, no caso das culturas perenes, deve-se recolher amostras de duas profundidades distintas: da camada de 20 a 40cm e também de 60 a 80 cm. Nesses casos, é recomendado que o teor de argila seja determinado.

Quando usar gesso no solo?

O gesso deve ser considerado como um condicionador que será aplicado ao solo para resolver problemas específicos e em situações distintas, principalmente em profundidade, em que o calcário não consegue ter ação efetiva, na maioria dos casos. Portanto, o gesso não pode ser considerado um corretivo da acidez do solo.

Como fazer recomendação de gessagem?

Existem vários métodos de recomendação de gesso, porém o mais utilizado é o proposto por Souza et al (1997): Para culturas anuais a NG (kg/ha) = 50 x % argila; Para culturas perenes a NG (kg/ha) = 75 x % argila.

Como fazer uma boa calagem?

Como fazer a calagem do solo?
  1. Coleta de amostras do solo.
  2. Definição do tipo de calcário.
  3. Definição da dose de calcário.
  4. Compra do produto.
  5. Aplicação.
  6. Método da saturação por bases.
  7. Método baseado nos teores de Alumínio e (Ca + Mg) trocáveis.

Quando recomendar calagem?

Como a reação do calcário no solo é demorada e depende da disponibilidade de água, a sua aplicação deve ser realizada com, pelo menos, dois meses de antecedência do plantio, antes do início do período das chuvas.

Como saber se precisa de calagem?

Mas, como saber se preciso de calagem? Para responder essa pergunta é necessário realizar análise de solo. A análise de solo identifica qual é a fertilidade do solo, ou seja, quais os nutrientes estão em falta para a cultura, se precisa de calagem e gessagem.

Quantos quilos de calcário por hectare?

a quantidade de calcário a aplicar por cultura varia de 200 a 300 kg/ha para solos de lavoura e de 200 a 400 kg/ha para solos de campo nativo.

Qual é o produto que substitui o calcário?

Fertimacro é um óxido reativo que substitui corretivos comuns, como o calcário. Além do efeito corretivo, Fertimacro garante maior absorção de fósforo (P), acelera o crescimento de raízes e aumenta a performance da lavoura.

Quando devo aplicar calcário no solo?

A aplicação ocorre três meses antes do plantio, para garantir que o insumo atue de forma satisfatória.

Qual a diferença entre calcário e gesso agrícola?

A utilização do calcário e do gesso agrícola é complementar, pois enquanto o calcário neutraliza a acidez do solo, o gesso agrícola neutraliza o alumínio tóxico em subsuperfície (20-40cm) e fornece cálcio nesta mesma profundidade.

Quantos quilos de gesso por hectare?

Existem vários métodos de recomendação de gesso, porém o mais utilizado é o seguinte: Para culturas anuais a NG (kg/ha) = 50 x % argila; Para culturas perenes a NG (kg/ha) = 75 x % argila.

Quanto aplicar de gesso agrícola?

Faz-se uma amostragem do solo na camada 20 - 40 e de 40 a 60 cm para culturas anuais. Para culturas perenes, 60 a 80 cm ou apenas a camada de 30 a 50 cm. Existe a possibilidade de aplicar gesso agrícola quando o solo tiver uma ou mais das características abaixo na camada 20 - 40 cm: Cálcio menor que 0,5 cmolc/dm.

Qual é a função da gessagem?

A gessagem consiste em empregar gesso para corrigir o perfil do solo em camadas mais profundas, entre 20 e 60 cm de profundidade, e suprir a necessidade das plantas de cálcio e enxofre.

Como é feita a gessagem?

Autores. O gesso é obtido durante a produção do fertilizante superfosfato simples, em que a rocha fosfatada reage com ácido sulfúrico resultando no fertilizante e no resíduo sulfato de cálcio (gesso). A aplicação de gesso agrícola no solo visa aplicar cálcio e enxofre e, também, melhorar o ambiente em subsuperfície.

Quais os efeitos da gessagem?

Benefícios da gessagem

Aumenta o sistema radicular em profundidade; Fornecimento de cálcio em profundidade; Redução da saturação de alumínio em subsuperfície; Maior absorção de nutrientes e água.

Quais as desvantagens da calagem?

Incorporação:
  • Vantagens: Maior área de contato entre solo e calcário. Correção mais uniforme em profundidade.
  • Desvantagens. Alto custo das operações. Desestruturação e maior risco de erosão.

Porque o gesso não corrige a acidez do solo?

Por ser um sal, e não uma base forte, o gesso não tem a capacidade de elevar o pH do solo, ou seja, não deve ser utilizado com a intenção de diminuir a acidez. Entretanto, quando faltar Ca ou S (enxofre) no solo, ele pode ser utilizado como fertilizante, para fornecer esses dois nutrientes às plantas.

Por que realizar a combinação de calcário com gesso e em que tipo de solo Esta combinação é mais importante ao ser realizada?

A associação do gesso com o calcário constitui-se numa forma de minimizar desbalanços nutricionais o calcário atua mais nas camadas superiores e o gesso nas inferiores; portanto, o gesso não substitui o calcário, ou seja, o efeito de ambos se complementam (Guimarães & Lopes, 1984).

Artigo anterior
Como pedir fundo de desemprego por transferencia bancaria?
Artigo seguinte
Como tirar os dados do celular para vender?