Qual o prazo para se manifestar sobre a contestação?

Perguntado por: Maria Iris Magalhães de Monteiro  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (30 avaliações)

– sobre contestação ou defesa: 15 dias, em geral (art. 350 e 351).

Qual o prazo para se manifestar sobre a contestação no novo CPC?

A réplica à contestação no novo CPC (Código de Processo Civil) é garantida pela lei Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015, nos artigos 350 e 351. Desde que o Código de 2015 entrou em vigor, o prazo de 15 dias úteis foi estabelecido para a apresentação da réplica, também.

Qual é o prazo para impugnar a contestação?

A impugnação a contestação é apresentada após a contestação do réu e pode ocorrer no prazo de até 15 dias úteis.

Qual o próximo passo após a contestação?

A petição inicial é feita e a parte oposta tem o direito de contestar. A réplica, por sua vez, acontece após a contestação do réu.

Quando se faz a contestação?

Prazo da contestação

Após o mandado de citação no processo ocorrer, o réu possui quinze dias úteis para apresentar uma contestação. No artigo 335 do Novo Código de Processo Civil são enumerados todos os marcos iniciais para a contagem dos quinze dias, conforme exposto abaixo: “Art. 335.

Quando inicia o prazo de contestação?

39 questões relacionadas encontradas

Que que significa contestação?

É uma das peças de resposta do réu, onde ele pode se defender daquilo que lhe foi imputado. Trata-se do meio pelo qual o réu contrapõe-se aos pedidos formulados na inicial, devendo concentrar todas as manifestações de resistência à pretensão do autor.

O que significa contestação no auxílio emergencial?

Se o for resultado “inelegível” e queria contestá-lo, clique em "Contestar". O sistema aceitará apenas critérios passíveis de contestação, ou seja, aqueles em que é possível haver atualização de bases de dados da Dataprev, onde são processados os auxílios, a exemplo do que já ocorria no ano passado.

O que vem depois da Réplica a contestação?

3º Após a "réplica", o procedimento comum entrará na fase de julgamento conforme o estado do processo. Depois da petição inicial do autor, da contestação do réu e da réplica do autor, o juiz decidirá o julgamento: ... Se não for o caso de extinção, o juiz analisará se deve julgar o mérito nos termos do art.

O que alegar na Réplica a contestação?

Ao montar a sua réplica à contestação trabalhista, atente-se aos seguintes pontos:
  • Analise o que foi escrito pela empresa e quais documentos estão apresentados;
  • Manifeste-se em relação a todos os pontos;
  • Caso a empresa tenha apresentado uma defesa de fato modificativo, extintivo ou impeditivo, avise o juiz.

O que é uma réplica a contestação?

Segundo o autor, réplica é a oportunidade que o juiz abre ao autor para que ele se manifeste sobre a contestação apresentada pelo réu. Embora na prática forense isso seja feito de forma indiscriminada, em quase todos os processos, a réplica só é obrigatória em situações específicas.

O que acontece se não impugnar a contestação?

A ausência de impugnação da contestação apresentada pelo réu não torna incontroversos os fatos narrados na peça de defesa, se há provas nos autos que corroboram os fatos e as alegações dos autores.

Qual o prazo para impugnar a contestação no Juizado Especial Cível?

Impugnação à contestação no Novo CPC

Art. 326. Se o réu, reconhecendo o fato em que se fundou a ação, outro Ihe opuser impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, este será ouvido no prazo de 10 (dez) dias, facultando-lhe o juiz a produção de prova documental.”

Como é o pedido na impugnação a contestação?

Procedimentos para redigir a impugnação a contestação
  1. Identificação do juiz;
  2. Identificação e qualificação dos personagens do processo;
  3. Veracidade dos fatos;
  4. Exposição dos argumentos com base em citações à legislação;
  5. Por fim e não menos importante, o pedido.

Quando ocorrerá a intimação do autor para se manifestar em réplica?

Assim, ao rigor da legislação, o prazo de 15 dias para o autor se manifestar acerca das alegações do réu somente se configura quando verificada na contestação a defesa preliminar ou a defesa indireta de mérito, do que se infere, por óbvio, que não há previsão para manifestação do autor em réplica quando a contestação ...

Qual o prazo para o juiz analisar uma petição?

O prazo será de 15 dias, contados do conhecimento do fato pela parte, que poderá mediante petição específica dirigida ao juiz do processo no qual indicará fundamento e instrução de documentos que fundam a alegação, com indicação de rol de testemunhas, conforme disposto do Artigo 146 do CPC.

Pode alegar fato novo na réplica?

Você poderá alegar, em seu recurso, a violação ao devido processo legal, consubstanciada na ausência de intimação da parte contrária sobre a réplica, requerendo a nulidade do processo até a apresentação da réplica, quando o juiz primário, em caso de acatamento do seu recurso, deverá conceder vista ao réu para que se ...

Pode fazer pedido novo na réplica?

PEDIDO NOVO EM RÉPLICA. IMPOSSIBILIDADE. ARTIGO 264 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL . ... NOS TERMOS DO ARTIGO 264 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL , É DEFESO AO AUTOR MODIFICAR O PEDIDO OU A CAUSA DE PEDIR APÓS A CITAÇÃO, SEM O CONSENTIMENTO DO RÉU.

Para que serve uma réplica?

A réplica serve para preparar a instrução processual. Assim, a réplica à contestação é o momento processual ideal para que o autor da demanda deixe evidente ao Magistrado a existência de fatos que não necessitam de dilação probatória. Isso, além de acelerar o processo, também evita discussão sobre algumas questões.

É possível complementar a contestação?

De modo que, nada impede o réu de apresentar reconvenção e deixar de apresentar contestação. ... Pois não se admite contestar parcialmente os fatos e posteriormente complementar a contestação.

Quem contestou o auxílio emergencial vai receber?

A partir daí, precisa aguardar até que seja realizada uma nova análise da situação do seu benefício. Se a razão que motivou o cancelamento permitir contestação, o registro do cidadão será reanalisado pela Dataprev e o trabalhador poderá voltar a receber, caso seja aprovado o pedido.

Como saber se a contestação foi aprovada?

Contestação do Auxílio Emergencial

Ao acessar o site da Dataprev o cidadão pode verificar se foi considerado elegível ou inelegível para receber as novas parcelas do benefício. Caso tenha obtido o resultado "inelegível" o cidadão pode contestar o pedido negado clicando no botão "Contestar análise".

Como saber se a contestação do auxílio emergencial foi aprovado?

A plataforma de contestação da Dataprev é a mesma lançada pela empresa para consultar o andamento da solicitação do Auxílio. Para realizar a contestação no site da Dataprev o cidadão deve acessar o endereço eletrônico https://consultaauxilio.dataprev.gov.br.

O que significa contestação de pagamento?

A contestação de uma transação, também conhecida como chargeback, acontece quando um comprador entra em contato com o emissor do seu cartão de crédito e, cancela uma compra feita anteriormente com este cartão.

O que deve constar na contestação?

A contestação, assim como a petição inicial, deverá conter os seguintes requisitos: endereçamento correto, nome e prenome das partes com suas devidas qualificações (a qualificação não será necessária, se estiver correta na inicial), fatos e fundamentos jurídicos, requerimentos de provas, documentos indispensáveis e ...

Quais são as preliminares de contestação novo CPC?

As preliminares da contestação, contudo, podem ser de duas naturezas: peremptórias, que levam à extinção do processo. E devem, desse modo, ser abordadas primeiro na contestação, embora nenhuma preliminar seja de discussão obrigatória.

Artigo anterior
Para que serve o reservatório das usinas?
Artigo seguinte
Como identificar o gerúndio?