Como identificar o gerúndio?

Perguntado por: Nelson Francisco Carneiro Branco Tavares  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (24 avaliações)

O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. Transmite, assim, uma noção de duração e continuidade de ação verbal. O gerúndio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o particípio. Não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal.

Quais são os Gerundios?

O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”. O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.

O que é gerundismo e dê exemplos?

O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.

Como identificar gerúndio particípio e infinitivo?

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

Qual é o papel do gerúndio?

O gerúndio é uma das formas do verbo que serve para indicar uma ação em processo, com certa duração. Eventualmente esta ação pode ser simultânea a outra, acontecer num momento preciso, indicar repetição, intensidade, progressão.

GERÚNDIO: COMO USAR CORRETAMENTE - Profa. Pamba

35 questões relacionadas encontradas

Quando usar o gerúndio?

É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”

Qual a diferença entre gerúndio e gerundismo?

Existem diferenças importantes entre o gerúndio e gerundismo: O gerúndio é uma forma nominal do verbo, enquanto o gerundismo é caracterizado pelo uso abusivo dessa forma.

O que é particípio e infinitivo?

O particípio, assim como o infinitivo e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. ... O infinitivo, por exemplo, pode ter função de substantivo; o gerúndio pode desempenhar função de advérbio ou adjetivo, enquanto o particípio pode valer por um adjetivo.

O que é verbo no infinitivo exemplos?

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

O que significa um verbo no infinitivo?

O infinitivo transmite a ideia de uma ação ou estado. Dessa forma, desempenha uma função semelhante a um substantivo. No entanto, o infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade. Quem tem esse papel é o verbo da preposição principal.

O que é ambiguidade é um exemplo?

A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. ... Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.

O que é o chamado gerundismo?

Gerundismo é um vício de linguagem e que, por isso, deve ser evitado. É encontrado muitas vezes quando opta-se pelo uso frequente do gerúndio havendo em seu lugar uma conjugação apropriada em termos gramaticais.

O que é particípio exemplos?

O particípio é uma das formas nominais, tal como o infinitivo e o gerúndio. São formas nominais porque podem substituir um nome; o particípio, por exemplo, pode ser usado como adjetivo. Exemplos: Finalmente, foi absolvido!

Quais são os particípios?

O particípio indica uma ação que já se encontra finalizada.
...
Verbos que têm apenas particípio irregular
  • Verbo dizer: dito;
  • Verbo fazer: feito;
  • Verbo escrever: escrito;
  • Verbo pôr: posto;
  • Verbo ver: visto;
  • Verbo vir: vindo:
  • Verbo abrir: aberto;
  • Verbo cobrir: coberto.

O que é gerúndio e particípio como são usados?

As formas nominais do verbo são: Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.

Qual é o infinitivo do verbo e sua conjugação?

O infinitivo impessoal é usado habitualmente em locuções verbais, em verbos preposicionados e quando não há um sujeito definido. As terminações do infinitivo impessoal são -ar para os verbos da 1. ª conjugação, -er para os verbos da 2. ª conjugação e -ir para os verbos da 3.

O que é o infinitivo pessoal?

O infinitivo pessoal é uma forma flexionada do infinitivo. Forma-se a partir do próprio infinitivo, com a adição do sufixo adequado.

Como se conjuga o verbo no infinitivo?

Terminações do infinitivo pessoal
  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ar. (Tu) radical + -ares. (Ele) radical + -ar. (Nós) radical + -armos. (Vós) radical + -ardes. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -er. (Tu) radical + -eres. (Ele) radical + -er. (Nós) radical + -ermos. (Vós) radical + -erdes. ...
  3. ª conjugação (-ir)

O que significa Participios?

Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos. Além disso, o particípio pode ter a função de adjetivo.

O que é um particípio irregular?

Quando os verbos no particípio terminam em -ado ou -ido, são regulares. Quando apresentam outras terminações, são irregulares.

O que são verbos defectivos e exemplos?

São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc. ...

Como não falar gerúndio?

Já o “gerundismo” tem como estrutura “estar + gerúndio”, que não está de acordo com a gramática normativa, e assim esse uso deve ser impedido para não comprometer a credibilidade do emissor da mensagem. Para evitar o emprego desse modismo, use o tempo verbal correto – o futuro do presente.

Estou no gerúndio?

Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou.

Está sendo gerúndio?

Sendo é o gerúndio do verbo ser. Trata-se da forma invariável da flexão verbal terminada em -ndo; provém da terminação latina -ndum. ... Exemplo de emprego do gerúndio: «Estava sendo preso.» = «Estava a ser preso.» A Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Ed.

Como escrever no gerúndio?

Os gerúndios são terminados em "ndo". É chamado de forma nominal, porque o verbo pode em certas situações atuar como nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Esta forma nominal pode e deve ser usada para expressar uma ação em curso ou uma ação simultânea a outra, ou para exprimir a idéia de progressão indefinida.

Artigo anterior
Qual o prazo para se manifestar sobre a contestação?
Artigo seguinte
O que faz um solicitador?