Qual o prazo do recurso de apelação e dos embargos de declaração no processo penal?

Perguntado por: Luciana Tatiana Magalhães Anjos Simões  |  Última atualização: 25. März 2025
Pontuação: 4.5/5 (2 avaliações)

593 do Código de Processo Penal prevê o prazo de 5 dias para interposição do recurso de apelação, contados da intimação do réu ou de seu defensor, o que ocorrer por último.

Qual o prazo para apelação após os embargos de declaração CPP?

O prazo previsto pelo CPC é de 5 dias após a publicação da decisão. Veja o que diz a lei: Código de Processo Penal - Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941. Art.

Qual o prazo para embargos de declaração no processo penal?

"Art. 619. Aos acórdãos proferidos pelos Tribunais de Apelação, câmaras ou turmas, poderão ser opostos embargos de declaração, no prazo de dois dias contado da sua publicação, quando houver na sentença ambigüidade, obscuridade, contradição ou omissão."

Qual o prazo para contrarrazões de embargos de declaração CPP?

1. Em matéria penal, o prazo para a oposição dos embargos de declaração é de 2 (dois) dias, de acordo com o art. 619 do Código de Processo Penal - CPP, sem aplicação do novo CPC, uma vez que o prazo no processo penal possui disciplina própria.

Como é a contagem de prazo no processo penal?

No processo penal, contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem.

Recurso de apelação criminal - com professor Fernando Capez

43 questões relacionadas encontradas

Quais são os prazos dos recursos criminais?

Prazo para interposição da apelação criminal: 5 dias. Prazo para razões: 8 dias. Prazo para vista dos autos nas ações penais movidas pelo ofendido: 3 dias. Lembrando que no processo penal, o MP não possui prazo em dobro para recorrer, conforme jurisprudência do STF (HC 120.275).

O que diz o artigo 593 do CPP?

c) injustiça da sentença do juiz presidente, quanto à aplicação da pena ou da medida de segurança. Parágrafo único. Quando cabivel a apelação, não poderá ser usado o recurso em sentido estrito, ainda que somente de parte da decisão se recorra.

Como contar o prazo para contrarrazões de apelação criminal?

O CPC/2015 esclarece que o prazo processual para interpor contrarrazões à apelação será de 15 dias úteis, a partir da intimação sobre o recurso, ou seja, mesmo prazo processual do recurso de Apelação. “Art. 1.010, § 1º: O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias.”

Como funciona o recurso de apelação criminal?

Uma apelação criminal é um recurso apresentado pelo advogado de defesa após a sentença condenatória proferida pelo juiz. Este recurso tem como objetivo rever a decisão da primeira instância e buscar a sua reforma, anulação ou diminuição da pena aplicada.

O que vem depois dos embargos de declaração?

O que acontece após os embargos de declaração? Após a interposição dos embargos de declaração, o prazo para oferecimento do recurso cabível será interrompido. Somente após o julgamento dos embargos é que o prazo para oferecer o recurso será reiniciado.

Qual o efeito dos embargos de declaração CPP?

Embargos de declaração em embargos de declaração no processo criminal. Interpostos embargos declaratórios, a decisão que os julga pode conter obscuridade, ambiguidade, contradição ou omissão. Nessas hipóteses cabe a interposição de novos embargos, os quais terão, assim como primeiro interposto, efeito suspensivo.

Como é a contagem do prazo dos embargos de declaração?

De acordo com o Novo Código de Processo Civil, o prazo para interposição de embargos de declaração é de 5 dias úteis, que começam a ser contados a partir da intimação, publicação ou manifestação da decisão embargada.

O que diz o artigo 265 do CPP?

“Art. 265. O defensor não poderá abandonar o processo sem justo motivo, previamente comunicado ao juiz, sob pena de responder por infração disciplinar perante o órgão correicional competente.

Como contar prazo para apelação?

O Novo CPC estabelece que a apelação deve ser interposta no prazo de 15 dias após a publicação da sentença por parte do julgador. Lembrando que, no Novo CPC, os prazos são sempre contados em dias úteis.

O que acontece após embargos de declaração não acolhidos?

A jurisprudência desta Superior Corte é no sentido de que os embargos de declaração são oponíveis em face de qualquer decisão judicial e, uma vez opostos, ainda que não conhecidos ou não acolhidos, interrompem o prazo de eventuais e futuros recursos, com exceção do caso em que são considerados intempestivos. 2.

O que acontece quando o juiz não acolhe os embargos de declaração?

Se o juiz rejeita os embargos de declaração, compete ao prejudicado interpor apelação para que o tribunal, em diligência, entendendo-a necessária, determine a declaração recusada.” (RT 111/338).

O que vem depois do recurso de apelação criminal?

Ressalvando que a defesa pode apelar, antes mesmo do Ministério Público, para que após a razões de apelação, a acusação possa contrarrazoar. A apelação interposta sobe para ser julgada no Tribunal de Justiça, sendo julgado por três desembargadores vinculados ao órgão julgador do tribunal de justiça da região.

Qual o recurso cabível depois da apelação criminal?

EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE

São recursos cabível de decisão não unânime, desfavorável ao réu, na apelação ou no recurso em sentido estrito,previstos no parágrafo único do art. 609 do CPP.

O que vem depois da apelação criminal?

No direito Processual Penal Brasileiro existem algumas espécies de recursos, tais como; Recurso em sentido estrito, Apelação, Embargos declaração, Carta testemunhável, Agravos, Embargos infringentes, Protesto por novo júri, Correição parcial, Recurso ordinário-constitucional, Recurso extraordinário e Recurso especial.

O que diz a Súmula 710 do STF?

SÚMULA 710

No processo penal, contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem.

Qual o prazo para apresentar contrarrazões de apelação?

O CPC/2015 esclarece que o prazo processual para interpor contrarrazões à apelação será de 15 dias úteis, a partir da intimação sobre o recurso, ou seja, mesmo prazo processual do recurso de Apelação. “Art. 1.010, § 1º: O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias.”

O que vem depois de contrarrazões de apelação?

Quando você protocola as contrarrazões de recurso, ele ficará concluso (processo está na sala do juiz) para que o juiz decida. Depois que o juiz elaborar a sentença, a autora da apelação (apelante) pode entrar com embargos de declaração, caso entenda que a decisão do magistrado foi omissa ou não muito clara.

Qual artigo da apelação CPP?

O recurso de Apelação, de forma diversa do que ocorre com o Recurso em Sentido Estrito, em regra não é taxativo. Ao contrário, será possível contra sentenças condenatórias e absolutórias proferidas pelo juiz singular (art. 593, inciso I, do CPP).

Quem pode interpor o recurso de apelação?

Como já dito, no Processo Penal, tanto o réu quanto a defesa técnica (advogado) podem interpor recurso (art.

O que diz o art 244 do Processo Penal?

244. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

Artigo anterior
Para que serve a vitamina D3 20.000 UI?
Artigo seguinte
Quanto custa um container do Brasil para a Europa?