O que é clínica odontológica modular?

Perguntado por: Xavier Leal de Carvalho  |  Última atualização: 7. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (69 avaliações)

Clínica modular é o estabelecimento de assistência odontológica caracterizado pelo atendimento em um único espaço com área mínima condicionada ao número e disposição dos equipamentos odontológicos, podendo fazer uso ou não de equipamento de Raios-X odontológico conforme disposto nesta Norma Técnica.

O que é consultório odontológico tipo 1 e 2?

TIPO I - POSSUI 2 A 3 CONSULTÓRIOS, INDEPENDENTES, FAZENDO USO OU NÃO DE EQUIPAMENTO DE RAIO X ODONTOLÓGICO INTRA-ORAL; (3) CLÍN. ODONTOL. TIPO II - IDEM AO TIPO I, MANTENDO, EM ANEXO, LABORATÓRIO DE PRÓTESE ODONTOLÓGICA; (4) CLÍN.

Qual a diferença de consultório odontológico e clínica odontológica?

Atividades. No consultório, o foco principal é o atendimento. Um ou mais médicos dividem o mesmo espaço, cada um com a sua própria lista de pacientes, sua marca e sua secretária. Na clínica, o foco principal é na execução de cirurgias e tratamentos.

O que a Vigilância Sanitária exige para consultório odontológico?

No caso de consultório odontológico coletivo, a dimensão varia de acordo com o equipamento utilizado, sendo que a distância mínima entre cadeiras odontológicas individuais deve ser de 1 m². Banheiros devem ter cores claras e as paredes precisam ser lisas, sem ranhuras ou pinturas especiais.

Como a Vigilância Sanitária promove ação fiscalizadora sobre os serviços de odontologia?

Cabe a Vigilância Sanitária realizar o monitoramento de serviços públicos e privados com a finalidade de verificar “in loco”, através das inspeções sanitárias, a aplicação das normas técnicas definidas pela legislação vigente, com o objetivo de minimizar ao máximo o risco de contaminação cruzada.

CLÍNICA ODONTOLÓGICA: COMO MONTAR UMA CLÍNICA? (com Dra. Mylene Fakhouri)

41 questões relacionadas encontradas

Quais a áreas de atuação da Vigilância Sanitária em odontologia?

No âmbito da saúde bucal coletiva e da área de atuação odontológica, as ações de Vigilância Sanitária abrangem três dimensões: os estabelecimentos de prestação de serviços odontológicos, os produtos para higiene bucal, e os alimentos e bebidas.

Como atua a Vigilância Sanitária em relação à odontologia?

Este órgão regulador tem como principal objetivo a busca pela qualidade e segurança dos serviços prestados ao cidadão. No caso da área odontológica, tem como funções eliminar, diminuir e proteger os possíveis riscos e danos à saúde: não só do paciente, como também do profissional.

O que a Vigilância Sanitária exige para consultório médico?

Além do alvará, outros documentos e autorizações também serão exigidos para o funcionamento do consultório, como regime tributário, modelo da empresa, CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) e Certificação de Limpeza Urbana para coleta do material contaminado.

O que não pode faltar em um consultório odontológico?

Obviamente, não podem faltar na sua clínica os instrumentos manuseados pelos dentistas para a realização dos procedimentos.
...
Algumas das ferramentas odontológicas são:
  • extratores de tártaro;
  • turbinas;
  • brocas;
  • seringas;
  • micromotores ;
  • contra-ângulos;
  • pinças;
  • fresas;

Quais estabelecimentos odontológicos devem possuir licença de funcionamento e alvará sanitário?

As clínicas devem contar com equipamentos para esterilização fora da área de atendimento - CME (Central de Material Esterilizado), que devem apresentar duas áreas distintas (área suja e área limpa) e ventilações independentes, diretas ao exterior e separadas até o teto, com guichê de passagem, sem cruzamento de fluxo, ...

O que caracteriza uma clínica?

Clínica é toda atividade de Medicina, e por extensão, de outros profissionais da área da saúde, atividades estas que envolvem cuidado, promoção de saúde, prevenção e/ou terapia pós dano ou pós adoecimento, envolvendo escuta, diagnóstico e orientação/tratamento.

O que é considerado clínica?

Clínica. A clínica se diferencia do consultório principalmente por não ter foco apenas no atendimento. A estrutura desses estabelecimentos é maior e mais bem equipada, mas isso não significa que não há atendimento de pacientes nesses ambientes.

Como funciona uma clínica odontológica?

Todo consultório odontológico exige não apenas um investimento inicial, mas também um investimento relacionado a toda a estrutura, preparação e organização do local em que seus pacientes serão atendidos. Por isso, antes de fazer a abertura, é preciso colocar no papel tudo o que será necessário gastar.

O que é clínica odontológica tipo 1?

Clínica odontológica tipo I: é o estabelecimento de assistência odontológica caracterizado por possuir um conjunto de no máximo 03 consultórios odontológicos, independentes entre si, com uma área de espera em comum, podendo fazer uso ou não de equipamento de Raios-X odontológico.

Quais os tipos de estabelecimentos de saúde?

Unidade Móvel Fluvial: Barco/navio equipado como unidade de saúde, contendo no mínimo um consultório médico e uma sala de curativos, podendo ter consultório odontológico. Clínica Especializada/Amb. Especializado: Clínica Especializada destinada à assistência ambulatorial em apenas uma especialidade/área da assistência.

Pode usar estufa em consultório odontológico?

A esterilização é um ponto crítico na Odontologia. ... Assim, “estufas” devem ser usadas apenas para óleos, pós e para alguns tipos de brocas e alicates ortodônticos na Odontologia (CDC, 2003). Lembramos que, num consultório simples (com uma cadeira), não é necessário ter sala separada para a esterilização de materiais.

O que deve ter em um consultório odontológico?

A princípio, são itens básicos:
  • Conjunto odontológico (cadeira, pedal multifuncional, mesa equipo, unidade auxiliar, refletor halógeno, fisiomocho e micromotor)
  • Aparelho de radiografia.
  • Negatoscópio.
  • Aparelho de profilaxia.
  • Fotopolimerizador.
  • Compressor.
  • Autoclave.

Quais são os materiais de um dentista?

Oito materiais odontológicos que não podem faltar no consultório do dentista
  • Espelho. Todo dentista precisa de um bom jogo de espelhos. ...
  • Pinça clínica. A pinça clínica é outro item essencial em um consultório odontológico. ...
  • Brocas. ...
  • Peças metálicas: cubas e bandejas. ...
  • Fórceps. ...
  • Hollembeck. ...
  • Carpule. ...
  • Cortantes.

O que é preciso para montar um consultório odontológico?

10 equipamentos essenciais no seu consultório odontológico
  1. Cadeira odontológica. ...
  2. Pedal de comando. ...
  3. Autoclave. ...
  4. Fotopolimerizador. ...
  5. Compressor odontológico. ...
  6. Jato de bicarbonato/ultrassom. ...
  7. Negatoscópio. ...
  8. Kit de alta e baixa rotação.

O que é necessário para abrir um consultório médico?

Documentação necessária
  1. Autorização do Corpo de Bombeiros.
  2. Autorização da Vigilância Sanitária.
  3. Registro do consultório enquanto pessoa jurídica (CNPJ)
  4. Alvará de Funcionamento.
  5. Cadastro no CNES: esse é um registro obrigatório que todos estabelecimentos que oferecem serviços de saúde devem possuir.

Pode ter tapete em consultório médico?

Tenha sempre na recepção de sua clínica itens que podem dar boas-vindas a eles, como televisão, revistas, água e o tradicional cafezinho com algumas bolachas. ... Evite o uso de tapetes na recepção, pois não são recomendados pela Vigilância Sanitária.

Qual o tamanho ideal de um consultório médico?

Área mínima para um consultório indiferenciado de 7,50m². Conforme a especialidade médica e os equipamentos que devem ficar no consultório a área mínima estabelecida deverá ser maior do que 7,50m², de modo a permitir um fluxo adequado.

Qual a importância das ações da Vigilância Sanitária?

Na sua rotina de promoção e proteção à saúde das pessoas, assim como de prevenção a doenças evitáveis, a Vigilância Sanitária atua (com poder de polícia) na regulação dos produtos, propagandas, ambientes, serviços, procedimentos, processos e tecnologias que envolvam risco à saúde.

Qual o papel da vigilância sanitária?

"Entende-se, por vigilância sanitária, um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ...

O que faz a vigilância em saúde?

A vigilância em saúde tem por objetivo a observação e análise per- manentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo-se a integralidade da atenção, o que inclui ...

Artigo anterior
Quantos Mundiais e Libertadores o Santos tem?
Artigo seguinte
Quais as vantagens de usar o Twitter?