Qual o período ideal para ir ao ginecologista?

Perguntado por: Joana Silva Soares  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (50 avaliações)

A consulta pode ser realizada antes ou depois da menstruação, mas vale lembrar que dias antes do sangramento a mulher já fica sensível e cheia de dores, então o ideal é marcar alguns dias depois da menstruação.

Quantos dias após a menstruação posso ir ao ginecologista?

Agende a consulta após sete dias da menstruação. Antes disso o ciclo pode atrapalhar os exames ou gerar desconfortos como os exames de mamas, as quais ficam mais sensíveis; Esvazie a bexiga antes de entrar na sala do ginecologista. Isso ajuda a deixar a mulher mais a vontade.

Tem que ir no ginecologista todo mês?

A orientação básica, aqui, é a seguinte: a mulher adulta deve ir ao ginecologista regularmente, sejam elas sexualmente ativas ou não. A frequência, no entanto, varia de acordo com sua idade, quadro geral de saúde e, claro, outras circunstâncias da vida (como, por exemplo, uma gravidez).

Qual o melhor período para ir ao ginecologista?

6) O ideal é agendar a consulta entre cinco a sete dias após a menstruação, quando as mamas estão mais macias. A menstruação pode atrapalhar a coleta de alguns exames.

Quantos dias sem transar antes de ir na ginecologista?

O ideal é não ter relações sexuais com penetração vaginal nas 24 horas anteriores ao exame, nem de camisinha! Isso porque assim como o esperma pode interferir, o lubrificante da camisinha tem produtos químicos que também pode alterar o resultado do exame!

COMO SE PREPARAR PARA IR AO GINECOLOGISTA?

27 questões relacionadas encontradas

Tem como ir ao ginecologista menstruada?

a menstruação não é impeditivo para a consulta, porém prejudica o exame ginecológico, portanto caso o motivo da consulta não seja o sangramento, é bom adiar cerca de 07 dias, após a menstruação.

Como o ginecologista saber que eu fiz?

Não tem como o ginecologista saber "quando" você perdeu a virgindade, mas é possível saber se você já não é mais virgem. Através do exame ginecológico, o médico pode facilmente observar se o hímen já foi ou não rompido, o que caracteriza a perda da virgindade.

Precisa me depilar para ir ao ginecologista?

A depilação pode ser dispensável

Não é preciso depilar só porque tem consulta marcada. “Os pelos ajudam na manutenção do ambiente vaginal normal, além disso, sua presença não atrapalha em nada o exame ginecológico”, conta o médico.

Qual a melhor roupa para ir ao ginecologista?

Qual tipo de roupa e calcinha usar para ir ao ginecologista? O ideal é vestir uma calcinha de algodão e evitar calças muito apertadas para não provocar abafamento e corrimento na região.

O que não fazer antes da consulta ao ginecologista?

Não use cremes ou lubrificantes

Os cremes e lubrificantes vaginais também devem ser evitados nos três dias que antecedem a consulta, pois eles também causam alterações nos exames. Caso você esteja fazendo algum tratamento, espere ele acabar, guarde três dias e vá ao médico.

Quando se deve começar a fazer preventivo?

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente.

O que os ginecologista tem nojo?

Se a Mulher, por exemplo, falar sobre não ter tido tempo para depilar sua região íntima ou dar desculpas sobre um cheiro forte, suor ou problemas na região responsável pela reprodução.

Qual roupa usar para fazer preventivo?

Ela pode usar a roupa hospitar (uma espécie de camisola), ou pode apenas despir a parte de baixo, mas tem de estar coberta, com roupa ou lençol, para que não fique completamente exposta.

Como se vestir para ir a uma consulta médica?

Vá à consulta médica com roupas confortáveis

Sendo assim, prefira ir ao médico com roupas apropriadas e que sejam fáceis de retirar, pois há sempre a possibilidade de trocar ou tirar alguma peça durante a consulta, a fim de realizar algum exame clínico. Vista-se confortavelmente!

Como se vestir para ir ao médico?

Por isso, médicos e médicas devem utilizar calças que cobram toda a perna. Além disso, o sapato deve estar sempre fechado, não podendo, inclusive, utilizarem acessórios, como brincos, colares, relógios e acessórios. O uso de um jaleco por cima de sua roupa é exigido em muitos hospitais, porém não é uma regra rígida.

É necessário depilar as partes íntimas?

Não necessariamente. A higiene está relacionada em primeiro lugar à limpeza da área, e não com a quantidade de pelos. "Pode-se ter uma higiene excelente mesmo com os pelos", explica a ginecologista Sueli Raposo, do laboratório Exame, em Brasília.

Tem que se depilar para fazer preventivo?

Para fazer o exame preventivo precisa se depilar? Não, para realizar o Papanicolau não é necessário se depilar.

Como saber se o hímen já foi rompido?

Sangramento. O sintoma mais comum do rompimento do hímen é o sangramento vaginal que pode ocorrer ou não. Quando acontece é em pequena quantidade e tem coloração vermelho vivo. Em algumas mulheres o rompimento acontece, mas o hímen fica aderido às paredes da vagina sem sangrar.

Tem como o ginecologista saber que perdi a virgindade?

Sim, P., em um exame ginecológico o médico consegue ver se você ainda tem hímen ou não. Mas isso não pode te afastar do consultório. Primeiro porque toda menina que já ficou menstruada deve ir ao médico de vez em quando. E, se você pretende começar a sua vida sexual, essa visita é ainda mais importante.

O que a ginecologista pode contar aos pais?

A verdade é que a ginecologista não pode contar nada do que você diz para os seus pais, salvo algumas poucas exceções, como em caso de risco de vida, deficiência intelectual ou suspeita de abuso. Pelo código de ética médica do Conselho Federal de Medicina, é vedado ao médico o seguinte: "Art. 74.

Qual exame ginecológico pode ser feito menstruada?

O único exame que não é possível coletar será a colpocitologia oncótica. Mas a avaliação do seu médico não deverá ser resumida apenas na coleta deste exame. Mesmo menstruada, compareça a sua consulta médico.

Pode ir ao proctologista menstruada?

Menstruação não impede a consulta ou exame físico, porém pode interferir com a coleta de alguns exames como a colpocitologia oncótica (Papanicolau/preventivo).

O que não pode fazer antes do preventivo?

Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada). Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve procurar o serviço de ginecologia.

Pode tomar banho antes de fazer o preventivo?

– Não faça ducha vaginal. O exame Papanicolau pode ser prejudicado. Entretanto, tomar banho não traz nenhum risco. – Tente agendar sua visita entre cinco a sete dias após a menstruação, quando as mamas estão mais macias.

Por que a maioria dos ginecologistas são homens?

"Isso porque, de acordo com as normas internas, só se contratava mulheres para a área de ginecologia e só homens para área de urologia", conta. Ao mesmo tempo que há pacientes que por desconhecimento acabam preferindo os profissionais do sexo masculino, existem aqueles que dão preferência às mulheres.

Artigo anterior
Quem faz tecnólogo pode fazer concurso público?
Artigo seguinte
Como ocorre a espiral do conhecimento conforme proposta de Nonaka e Takeuchi?