Qual o perfil do profissional atuante na educação não formal?

Perguntado por: Lara Helena Vieira Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
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Em relação à atuação do pedagogo em espaços não escolares, o mesmo documento ressalta que o perfil do graduado em Pedagogia deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso.

Como descrever a educação não formal?

A educação não formal é aquela que ocorre fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a este. É um processo organizado, mas geralmente os resultados de aprendizagem não são avaliados formalmente.

Como deve ser o perfil do educador social?

Ele deverá se valer de saberes combinados de Pedagogia e Ciências Sociais para situar os sujeitos no presente e melhorar a realidade na qual estão inseridos. As características dessa disciplina não se limitam aos elementos que definem a educação formal convencional.

O que falta na educação não formal?

A educação não-formal designa um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que ...

Qual é o objetivo da educação não formal?

A educação não- formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais.

Educação em Espaços Não-Formais - Educação não formal: conceitos e histórico

16 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da educação formal e não formal?

A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não ...

Onde a educação não formal se desenvolve?

Na educação não-formal, os espaços educativos localizam-se em territórios que acompanham as trajetórias de vida dos grupos e indivíduos, fora das escolas, em locais informais, locais onde há processos interativos intencionais ( a questão da intencionalidade é um elemento importante de diferenciação).

O que parece importante considerar é que a educação não formal como área?

3)"O que parece importante considerar é que a educação não-formal, como área do conhecimento pedagógico, passou a ser observada como válida e como possibilitadora de mudanças, inclusive dentro da própria concepção de educação, a partir de seu aparecimento e de sua inclusão como área pedagógica em documentos e artigos ...

O que é educação não formal e como ela pode contribuir para uma melhoria no ensino?

A educação não formal pode ser então compreendida como a ferramenta que proporciona a interação e aprendizagem entre os conteúdos trabalhados em sala de aula, ou seja, em espaços formais, com outros lugares de vivência dos alunos, como museus, teatros, etc.

O que são espaços não formais de educação?

Os espaços não formais não institucionalizados são espaços naturais, construídos ou modificados pela interferência do homem e não costumam ter monitores e tão pouco foram elaborados paras fins de ensino-aprendizagem. Porém, neles pode haver elementos úteis ao ensino e a educação formal, informal e não formal.

Como deve ser o perfil de um pedagogo social?

O pedagogo social é o profissional que visa inserir a prática da educação, em espaços não escolares, como em: projetos de responsabilidade social em Instituições Privadas; igrejas, mediante atividades de alfabetização de adultos; centros comunitários, por meio de qualificação e capacitação profissional; presídios, ...

Qual a importância do educador social?

A importância do papel do educador no trabalho social

O trabalho do educador social é oferecer, às pessoas em situação de vulnerabilidade social, chances de serem autoras das suas próprias histórias. Ou seja, oferecê-las as mesmas chances que outros indivíduos.

Qual deve ser o perfil de um pedagogo?

O pedagogo é um profissional especializado nos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas, na gestão e resolução de assuntos educacionais. O seu foco é garantir boas práticas pedagógicas e a qualidade da educação praticada, além de buscar o seu constante desenvolvimento.

O que é educação não formal exemplos?

De acordo com Libâneo (2002), podemos entender que a educação não-formal refere-se às organizações políticas, profissionais, científicas, culturais, agências formativas para grupos sociais, educação cívica, etc., com atividades de caráter intencional.

Quais são as características da educação informal?

Geralmente, é um tipo de educação que transcorre em espaços de atividades culturais, com a família, amigos ou grupos de interesse comum. Uma característica marcante dessa educação é a aparente naturalidade do processo, ocultando valores, signos e até preconceitos.

O que é a educação informal?

A educação informal é composta por todos os serviços educacionais oferecidos juntamente com ou em complemento à educação formal, para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de ingressar no sistema de educação, bem como aqueles que estão em continuidade escolar ou mesmo aqueles que abandonaram a educação formal em ...

Como a educação não formal poderá auxiliar a escola?

Isso pode ser feito por meio de atividades lúdicas, por passeios em locais históricos ou mesmo visita uma biblioteca, por exemplo. Desse modo, conteúdos diferentes são abordados, de modos distintos.

Como a educação informal pode contribuir para a formação das pessoas?

A educação informal socializa os indivíduos, desenvolve hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no uso da linguagem, segundo valores e crenças de grupos que se frequenta ou que pertence por herança, desde o nascimento Trata-se do processo de socialização dos indivíduos (GOHN, 2006b, p.

O que Paulo Freire fala sobre a educação não formal?

A educação não-formal e seus desafios

As escolas são extremamente importantes para promover discussões e fazer os alunos pensarem e desenvolverem suas próprias ideias. Segundo outro grande educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997), educar é criar as possibilidades para a própria construção de conhecimento.

Qual a diferença entre educação formal não formal e informal?

Segundo o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida.

Qual é a importância da educação não escolar para a realidade da comunidade?

Portanto, a educação não formal busca capacitar o cidadão, promovendo projetos de desenvolvimento pessoal e social que podem acontecer em diversos espaços como comunidades, empresas, penitenciárias, organizações não governamentais, dentre outros, promovendo projetos educativos sendo fundamental a presença de um ...

Quais são os espaços não formais?

Os espaços não formais não institucionalizados são espaços naturais, construídos ou modificados pela interferência do homem e não costumam ter monitores e tão pouco foram elaborados paras fins de ensino-aprendizagem.

Por que Paulo Freire e um grande representante da educação não formal?

O método de Freire se caracteriza muito mais por um método de aprender do que de ensinar, nele, a ação do educador ao identificar-se com a dos educandos orienta a humanização de ambos, na sua formação enquanto cidadãos, enquanto autores de sua própria história e da coletividade, o que só se torna possível por meio de ...

O que é a área formal e não formal?

Para o autor o campo de educação formal tradicionalmente é referido à escola, enquanto o campo não formal diz respeito a “atividades que ocorriam à margem das escolas, mas que reforçavam a aprendizagem escolar, nas bibliotecas, no cinema, no esporte, na arte” (FÁVERO, 2007. p.

Qual a característica marcante do fazer pedagógico?

O fazer pedagógico de qualidade protocola os alunos, eleva sua auto-estima, fazendo o próprio educando confiar em suas potencialidades e apesar de muitos virem de uma realidade social cruel, somente através do trabalho desenvolvido pelo professor conseguem acreditar que é possível mudar sua qualidade de vida.

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