Qual o método de custeio não é aceito pelo Fisco?

Perguntado por: Edgar Pedro Silva de Simões  |  Última atualização: 22. Juni 2024
Pontuação: 4.5/5 (42 avaliações)

O Custeio Variável não é aceito por Auditoria Externa das empresas e nem a legislação do imposto de renda. A razão desta escusa é pelo fato de que o custeio variável fere os princípios contábeis geralmente aceitos, em especial os Princípios de Realização de Receitas, de Confrontação e da Competência.

Qual é o método de custeio aceito pelo Fisco?

Em contrapartida, o custeio por absorção considera como CUSTO DE FABRICAÇÃO todos os custos incorridos no processo de Fabricação do período, sejam eles Variáveis ou Fixos, Diretos ou Indiretos. Assim, esse é o único método aceito pela LEGISLAÇÃO FISCAL brasileira (lembre-se que ele proporciona IR maior, em regra).

Qual o método de custeio aceito pela Receita Federal?

O Custeio por absorção é o único aceito pela Auditoria Externa, porque atende aos princípios contábeis da Realização da Receita, da Competência e da Confrontação. Além disso, é o único aceito pelo Imposto de Renda.

Qual o método de custeio aceito pela legislação brasileira?

A legislação societária e comercial brasileira determina que a escrituração comercial seja feita de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos no Brasil. O sistema de custeio que atende a tais princípios é o custeio por absorção.

Por que o Fisco não permite a utilização do custeio variável para apuração de tributos?

O Custeio Variável NÃO é aceito pelo Fisco. Pelo fato de os Custos Fixos serem integralmente lançados no resultado como despesas, independentemente do percentual dos produtos que são vendidos, ocorre uma antecipação de despesas e, consequentemente, uma redução dos Lucros.

AULA 8 | CUSTEIO POR ABSORÇÃO

45 questões relacionadas encontradas

Porque o custeio ABC não é aceito pelo Fisco?

Resposta verificada por especialistas

O custeio por absorção ou método ABC nada mais é do que uma técnica que pode vir a aumentar o valor do estoque da empresa e isso ocasionaria em problemas que envolvem os custos indiretos, tendo como consequência a diminuição dos estoques.

Por que o método de custeio por absorção é o único aceito pelo Fisco?

Isso acontece porque ele reconhece todos os custos de produção como despesas apenas no ato da venda. Assim, é possível demonstrar de forma mais eficaz a confrontação entre a receita e despesa e, portanto, pode ser aceito pelo fisco brasileiro.

São três os métodos de custeio mais usados no Brasil?

Os mais usados são o método de custeio variável, o método de custeio por absorção e o método ABC (do inglês Activity Based Costing), baseado em atividades. Cada um tem a sua particularidade, por isso, abaixo, vamos contextualizá-los.

Quais são os métodos de custeio?

Quais são os principais métodos de custeio?
  1. Custeio Variável. O custeio variável, caracterizado por sua simplicidade e objetividade, concentra-se exclusivamente nos custos que variam proporcionalmente à produção ou às vendas. ...
  2. Custeio por Absorção. ...
  3. Custeio ABC (Activity-Based Costing) ...
  4. Custeio Padrão.

Quais os métodos de custeio mais utilizados no Brasil?

Nota-se que o custeio por absorção é o método mais utilizado pelas empresas, sendo utilizado por 24 empresas. Em seguida tem-se o método de custeio direto ou variável, utilizado por 13 empresas.

Qual método de custeio considerado obrigatório pela legislação do Imposto de Renda?

O estudo torna-se relevante na medida em que o custeio variável apresenta mais informações do que o custeio por absorção, sendo este último largamente utilizado na contabilidade financeira das indústrias devido ao fato de ser o único método de custeio aceito pela legislação do imposto de renda brasileiro.

Qual é o método de custeio mais utilizado?

Custeio variável

Esse método é o mais utilizado pelas empresas e é um tipo de cálculo que só faz uso dos dados ligados aos custos variáveis diretos ou indiretos, não considerando os fixos.

O que é o método de custeio variável?

A principal característica do custeio variável é justamente seu caráter mutável, atrelado às variações na produção e ou à inserção de novos produtos. Ao contrário dos custos fixos que não mudam — independentemente do volume de produção —, os custos variáveis acompanham o ritmo de vendas de uma empresa.

O que é um método de custeio direto?

O Conceito do Custeio Direto

Visa o custeio direto dar maior flexibilidade à determinação dos preços de venda e do lucro da emprêsa, separando as despesas fixas de fabricação, de vendas e de administração (que são debitadas diretamente à conta de lucros e perdas) dos custos diretamente variáveis com a produção.

Qual a vantagem do método de custeio ABC?

Apresenta muitas vantagens, como redução de riscos de negócio e de custos, aumento da eficiência, melhoria nos resultados e aumento da capacidade de resolução de problemas.

Qual a vantagem do custeio ABC?

Objetivos do custeio ABC

O Custeio Baseado em Atividades tem como objetivo avaliar precisamente os custos das atividades realizadas em uma empresa, por meio de direcionadores capazes de dividir as despesas e custos indiretos (aqueles que não estão diretamente relacionados à produção).

O que é custeio exemplo?

Recursos de custeio (correntes) são aqueles aplicados nas despesas com contratos de prestação de serviços, aquisição de materiais de consumo, diárias, passagens, bolsas e benefícios aos estudantes.

Qual sistema de custeio fornece o menor lucro?

Assim, em uma indústria em que nem todos os produtos são vendidos dentro de determinado período, o custeio variável tende a apresentar a menor margem de lucro, uma vez que os custos fixos são lançados de uma vez no resultado.

Quais são os métodos de custeio por absorção?

CUSTEIO POR ABSORÇÃO Consiste na apropriação de todos os custos (sejam eles fixos ou variáveis) à produção do período, enquanto os demais gastos devem ser considerados como despesas e contabilizados no resultado (VICECONTI; NEVES, 1998; LEONE, 2000; CREPALDI, 2009; MARTINS, 2010).

Quais são as desvantagens do custeio ABC?

Talvez uma das maiores desvantagens do Custeio ABC seja o custo elevado em decorrência do alto nível de controles internos a serem implantados e avaliados. Estes controles demandam tempo e trabalho, envolvendo implantação, permanência e revisão constante das informações.

Qual a diferença entre custeio por absorção e custeio ABC?

Assim, podemos dizer que o sistema de custeio por Absorção consegue auxiliar nas decisões de preço para os produtos e serviços e avalia os estoques, por outro lado, o sistema de custeio ABC apresenta vantagens que devem ser criteriosamente analisadas, para que possam contribuir com a adequada necessidade da organização ...

Quais as vantagens do método de custeio por absorção?

O custeio por absorção atende à legislação fiscal e deve ser usado quando as empresas buscam o uso do sistema de custos integrado à contabilidade. Pode ser também menos custoso de se implementar, pois não requer a separação dos custos de manufatura nos componentes fixos e variáveis (SEVERIANO FILHO e MELO, 2006).

Quais as desvantagens do método de custeio por absorção?

a) A principal desvantagem do custeio por absorção consiste na utilização dos rateios para distribuir os custos indiretos entre os departamentos e/ou produtos.

E o custeio por absorção o único método aceito pela contabilidade?

O custeio por absorção é uma das metodologias tradicionais de custeamento utilizadas por empresas para alocar os custos de produção aos produtos ou serviços oferecidos. Esse método é aceito tanto pelos princípios contábeis quanto por órgãos reguladores em muitos países.

O que são métodos de custeio e quais as principais diferenças entre eles?

Métodos de custeio consistem em ferramentas que ajudam os líderes empresariais a calcular as despesas originadas pela fabricação de um produto. Dessa maneira, é possível fazer a gestão do custo unitário de cada item, o que representa uma etapa importante para definir a precificação das mercadorias.

Artigo anterior
Qual o melhor GPS para viajar?
Artigo seguinte
O que acontece na mistura de todas as cores?