Como se dirigir a uma autoridade?

Perguntado por: Emanuel Rúben Campos Figueiredo Borges  |  Última atualização: 10. September 2024
Pontuação: 4.9/5 (3 avaliações)

Vossa Excelência é o tratamento utilizado para as seguintes autoridades:
  1. Do Poder Executivo. Presidente da República. Vice-Presidente da República. ...
  2. Do Poder Legislativo. Presidente, Vice-Presidente e membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. ...
  3. Do Poder Judiciário. Presidente e membros do Supremo Tribunal Federal.

Como se referir às autoridades?

  1. Freira. Sua/Vossa Reverendíssima.
  2. General. Sua/Vossa Excelência.
  3. Governador de Estado. Sua/Vossa Excelência.
  4. Irmã (madre, sóror) Sua/Vossa Reverendíssima.
  5. Magistrado e membro do MP. Sua/Vossa Excelência.
  6. Major. Sua/Vossa Senhoria.
  7. Marechal. Sua/Vossa Excelência.
  8. Ministro. Sua/Vossa Excelência.

Como se dirigir a alguém em um ofício?

Como se dirigir à alguém ao enviar um documento formal?
  1. Senhor, Senhora – Para se direcionar a pessoas com as quais você não tem intimidade;
  2. Vossa Senhoria – Para se direcionar a autoridades em geral, como diretores, chefes, vereadores e secretários;

Como se dirigir a uma pessoa formalmente?

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

Como tratar autoridades municipais?

Vossa Excelência Reverendíssima (V.

Como se dirigir a um Juiz?

33 questões relacionadas encontradas

É obrigatório chamar juiz de excelência?

É obrigatório chamar um juiz de Vossa Excelência? Não.

Quem pode ser chamado de Vossa Excelência?

ª):utilizado para as autoridades em geral em tratamentos cerimoniosos. Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo).

Como devo chamar o prefeito?

Vossa Excelência: é usado para altas autoridades, como presidente, vice-presidente, ministros, senadores, deputados, prefeitos, juízes, promotores e delegados (quanto aos vereadores, geralmente se refere a eles como Vossa Senhoria).

Como se deve tratar um prefeito?

Usa-se Vossa, quando conversamos com a pessoa, e Sua, quando falamos da pessoa. Ex. Vossa Senhoria deveria preocupar-se com suas responsabilidades e não com as de Sua Excelência, o Prefeito, que se encontra ausente.

Quando é que se diz Sua Excelência?

Seguindo o exemplo anterior, quando nos dirigimos a um Juiz para FALAR COM ELE, devemos chamá-lo de Vossa Excelência. Ex.: “Meritíssimo, a parte autora requer à Vossa Excelência seja concedida a antecipação da tutela”. Quando estamos FALANDO DO JUIZ (DELE), usa-se Sua Excelência.

Quando usar Vossa Senhoria e Vossa Excelência?

3) À maioria das autoridades se confere o tratamento de Vossa Excelência. Enquanto isso, reserva-se Vossa Senhoria para o tratamento formal das pessoas comuns. 4) Os manuais de Gramática, quando tratam especificamente da matéria, destinam normalmente o tratamento de Vossa Excelência aos membros do Ministério Público.

Como se inicia um ofício?

Aqui estão as instruções essenciais:
  1. Identificação das partes. Inclua informações detalhadas sobre os órgãos ou setores das partes envolvidas, juntamente com endereços e dados de contato.
  2. Número e ano do ofício. ...
  3. Local e data. ...
  4. Assunto referencial. ...
  5. Prazo e contato. ...
  6. Despedida formal. ...
  7. Assinatura e identificação.

Como tratar autoridades em documentos?

“Vossa Senhoria” é empregado para as demais autoridades e para particulares. O vocativo adequado é: Senhor Fulano de Tal, (...) Não cabe o tratamento “Ilustríssimo”. Basta “Senhor”.

Qual é a diferença entre sua excelência e Vossa Excelência?

3) Quando se fala diretamente à pessoa tratada (pessoa com quem se fala), usa-se Vossa. Ex.: "Vossa Excelência, senhor Deputado, é muito corajoso" (fala-se com a autoridade). 4) Quando se faz referência à pessoa tratada, mas se conversa com outrem (pessoa de quem se fala), emprega-se Sua.

Como usar vossa senhoria?

Vossa Senhoria: significado

Deve ser utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos, geralmente em situações formais, quando nos dirigimos a pessoas com grande prestígio social. Pode ser utilizado para vereadores, chefes, secretários e diretores de autarquias.

Como se referir a um policial militar?

Como devo me dirigir a um Policial Militar? Com relação ao uso do pronome de tratamento “Vossa Excelência”, segundo o Manual da Presidência da República, deverá ser usado para oficiais generais. O comandante geral da polícia militar é coronel, ou seja, não é oficial general, sendo utilizado “Vossa Senhoria” mesmo.

Como se dirigir à Câmara de Vereadores?

O uso do pronome de tratamento Vossa Senhoria (abreviado V. Sa.) para vereadores está correto, sim. Numa Câmara de Vereadores só se usa Vossa Excelência para o seu presidente, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (1991).

Qual é o significado de Vossa Excelência?

Forma de tratamento destinada a pessoas nobres ou ilustres, e em geral dada às pessoas consideradas de alta categoria social (ex.: Sua Excelência mandou avisar que chegará com algum atraso) [Abreviatura: Ex. ª].

Como se dirigir a senhores e senhoras?

a) O Senhor, a Senhora: o Sr., os Srs.; a Sr. ª, as Sr.as (com as como anteriormente). b) O senhor Doutor, a senhora Doutora: o senhor Dr., a senhora Dr. ª; os senhores Dr.es, as senhoras Dr.as (com es e as como anteriormente).

Como se dirigir a um prefeito em um ofício?

OFÍCIO CIRCULAR Nº 0020/2019/CAODPP/PGJ/MPCE Fortaleza, 27 de novembro de 2019. Excelentíssimo(a) Senhor(a) Prefeito(a), Primeiramente, nossas homenagens pelo profícuo desempenho de tão graves misteres.

Qual a diferença entre Excelentíssimo ou ilustríssimo?

3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.

Quando se usa o termo ilustríssimo?

A ele corresponde o tratamento Vossa Excelência. 7) Já ilustríssimo normalmente se aplica a autoridades ocupantes de outros cargos e pessoas que não ocupam cargos específicos nem exercem efetiva autoridade (cidadãos comuns, cônsules, coronéis, diretores de escola, etc.). A ele corresponde o tratamento Vossa Senhoria.

Artigo anterior
Como saber se a velocidade da minha internet é boa?
Artigo seguinte
O que é o Expressionismo na literatura?