O que é o Expressionismo na literatura?

Perguntado por: Bruna Liliana Barros de Anjos  |  Última atualização: 10. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (46 avaliações)

O Expressionismo é marcado pela subjetividade do escritor, despreocupado quanto à organização do texto em estrofes, onde é feita uma análise meticulosa do subconsciente dos personagens, utilizando-se de metáforas exageradas ou grotescas. Em geral, utiliza uma linguagem direta e com frases curtas.

O que é expressionismo literatura?

Expressionismo é um movimento de vanguarda nascido na Alemanha, em 1910. Ele apresenta distorção da realidade, pessimismo e crítica sociopolítica. Está fortemente ligado às artes visuais.

Como o expressionismo se manifestou na literatura?

Na literatura, o expressionismo se manifesta com a fundação de Der Sturn (A Tempestade), dirigida por Herwart Walden, que promulgava o dogma expressionista da criação extática segundo a qual as visões tomam corpo: “o expressionismo não é moda, nem tendência, mas uma concepção do mundo”.

Como identificar um texto expressionista?

São características da poética expressionista:
  1. a ênfase na subjetividade do escritor, que projeta nos textos sua percepção da realidade;
  2. a linguagem direta e a liberdade formal;
  3. a descrição pormenorizada da interioridade das personagens;
  4. a inclinação ao grotesco e ao uso de metáforas hiperbólicas.

Como explicar o expressionismo?

O expressionismo é um movimento artístico que se opõe ao impressionismo e defende a perda do controle consciente no ato da criação para que a realidade seja transformada pela expressão (visão) particular do artista.

Expressionismo - Brasil Escola

23 questões relacionadas encontradas

Qual é a principal característica do expressionismo?

Características da pintura expressionista

Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas. O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões.

Quando surgiu o expressionismo na literatura?

Surgiu no final do século XIX e início do século XX, porém teve seu início de fato em 1910. A época de surgimento do expressionismo foi marcada pelo desamparo e o medo da sociedade que passara, recentemente, pelo processo de unificação da Alemanha, mas que ainda era por este motivo atrasada industrialmente.

Quais as 3 principais características do expressionismo?

Uso de cores fortes e contrastantes; Deformação da figura, contornos deformados. Uso de pinceladas marcantes, como se o gesto fosse determinante da imagem. Grossas camadas de tinta.

O que o expressionismo reflete?

O Expressionismo não teme explorar temas sombrios e perturbadores da condição humana. Os artistas frequentemente abordam temas como alienação social, angústia existencial e a decadência da sociedade. Isso reflete o clima de ansiedade e desilusão da época.

Como o expressionismo repercutiu no cenário artístico literário no Brasil?

O expressionismo no Brasil foi marcado por obras emblemáticas de figuras importantes do cenário nacional. Nesse contexto, as peças criadas por esses artistas apresentavam características primordiais da corrente, como a pessoalidade e o subjetivismo voltado à crítica social e política da época.

Quais obras fazem parte do expressionismo?

Principais obras e artistas expressionistas
  1. O grito (1893), Edvard Munch. ...
  2. The First Animals (1913), de Franz Marc. ...
  3. O cavaleiro azul (1903), Wassily Kandinsky. ...
  4. Cinco mulheres na Rua (1913) - Ernst Kirchner. ...
  5. Retirantes (1944), de Portinari.

Qual fato histórico influenciou o expressionismo?

Depois da Primeira Guerra Mundial surge a Nova Objetividade que, embora tenha sido uma reação ao individualismo expressionista e procurasse a função social na arte, a sua distorção das formas e o seu intenso colorido fazem do grupo um herdeiro directo da primeira geração expressionista.

Como a realidade é vista pelo expressionismo?

O expressionismo apresenta a deformação da realidade para expressar de forma subjetiva a natureza e o ser humano, dando prioridade à expressão de sentimentos em relação à simples descrição objetiva da realidade.

Qual foi o maior representante do expressionismo no Brasil?

Ainda no contexto modernista, é possível lembrar a forte tendência expressionista de parte da obra de Lasar Segall (1891-1957) e o expressionismo de Oswaldo Goeldi (1895-1961). Mais para frente, destacam-se Flávio de Carvalho (1899-1973) e as pinturas de Iberê Camargo (1914-1994).

Porque a obra O Grito é considerada expressionista?

As obras de Munch são classificadas como precursoras do expressionismo (um importante movimento modernista da primeira parte do século XX). Suas telas são densas e abordam temas difíceis e estados emocionais de conflito. Assim, O Grito simboliza a solidão, a melancolia, a ansiedade e o medo.

Quem é o pai do expressionismo?

Inserido neste contexto, Jackson Pollock, precursor da arte expressionista abstrata, passou a criar os seus quadros sem a utilização de pincéis ou cavaletes, dispondo suas imensas telas sobre o chão e deixando que respingos de tinta escorressem pela superfície e a partir disto dava vida às suas obras e aos sentimentos ...

Qual foi o ponto de partida do expressionismo?

1.1. Expressionismo na Europa

As raízes do expressionismo se encontram no seio do impressionismo, mais precisamente nos desdobramentos vistos em Cézzane, Gauguin e Van Gogh. A razão de sua origem não está na insurgência ao movimento impressionista, forma de negação de suas conquistas, mas na inversão do seu sentido.

Qual era o objetivo principal do expressionismo no teatro?

XX, o teatro expressionista, assim como outros campos artísticos, se opõe à reprodução da realidade, renunciando a imitação do mundo e potencializando, através da subjetividade, a essência das coisas. Suas principais características são os enredos metafóricos e o extremo exagero, que causam uma atmosférica letárgica.

Como eram as cores do expressionismo?

Os expressionistas usavam cores fortes e vibrantes, figuras destorcidas e por vezes se utilizava da abstração para tratar temas como a alienação, bem como, faziam uso emocional e simbólico da cor e da linha.

Como era a arquitetura no expressionismo?

Entre elas, o amplo uso de novos materiais, como é o caso do vidro, do aço e do tijolo. Já nos dias atuais, é considerada parte da arquitetura expressionista toda e qualquer construção que conte com detalhes distorcidos, bem como fragmentações ou, até mesmo, a busca pela comunicação emocional-violenta com o público.

Artigo anterior
Como se dirigir a uma autoridade?
Artigo seguinte
Como funciona multa sinal vermelho?