Qual o papel do enfermeiro com paciente com anemia falciforme?

Perguntado por: Marco Xavier de Paiva  |  Última atualização: 30. April 2024
Pontuação: 4.1/5 (14 avaliações)

De acordo com COREN SP (2013), o papel do enfermeiro é fundamental na assistência ao paciente com doença falciforme, pois é sua função proporcionar o cuidado adequado ao paciente e a sua família e educá-los sobre a doença, para que eles possam lidar melhor com a condição da pessoa dessa anemia e apoiá-lo durante todo o ...

Quais são os cuidados de enfermagem com paciente com anemia?

Alguns cuidados de enfermagem nessas situações se fazem necessários, como: informar aos familiares ou responsáveis o motivo de ocorrer a icterícia; investigar se não existem outras causas associadas; orientar sobre a importância de aumentar a ingesta hídrica em casos de dores abdominais, vômitos, náuseas e febre.

Como cuidar de uma pessoa com anemia falciforme?

Como devem se comportar no dia-a-dia as pessoas com Doença Falciforme? Elas devem ter vida saudável, evitando excessos. Devem também alimentar-se com legumes, verduras, frutas e carnes, e ingerir bastante líquido.

Como deve ser feito o manejo de pacientes com anemia falciforme no departamento de emergência?

O tratamento do paciente exposto no caso deve conter antibioticoterapia que cubra os principais germes associados a STA, sendo um dos esquemas mais indicados a associação de uma cefalosporina de 3ª geração com um macrolídeo.

Quais são os principais cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

A Enfermagem no cuidado à pessoa com Doença Falciforme

39 questões relacionadas encontradas

Como o profissional de enfermagem deve tratar o paciente?

Assim, ao aplicar os princípios da beneficência e não maleficência, o enfermeiro respeita o paciente. Neste sentido, ele o trata com compaixão e bondade, além de agir com altruísmo, amor e humanidade(7).

O que são os cuidados de enfermagem?

Cuidar em enfermagem consiste em envidar esforços transpessoais de um ser humano para outro, visando proteger, promover e preservar a humanidade, ajudando pessoas a encontrar significados na doença, sofrimento e dor, bem como, na existência.

O que fazer em uma crise de anemia falciforme?

Você deve procurar o médico imediatamente se a pessoa com anemia falciforme: Estiver com febre ou infecção. Apresentar dor que não melhora após ser tratada em casa.

Qual conduta a enfermeira deve tomar frente ao diagnóstico de anemia?

Desde a prevenção até o tratamento da anemia, o objetivo essencial do cuidado de enfermagem deve ser o aconselhamento sobre a dieta alimentar adequada. A gestante deve ser informada sobre as dietas variadas que proporcionam a ingesta e absorção adequada de ferro, e sobre a importância da suplementação férrica.

Quando transfundir paciente com anemia falciforme?

TRANSFUSÃO SIMPLES NAS AGUDIZAÇÕES: Transfundir sempre que o hematócrito tenha caído mais de 20% abaixo do nível de base do paciente, ou quando houver sinais de descompensação hemodinâmica induzida pela anemia. Transfundir hemácias fenotipadas para os antígenos Rh e Kell (Rh1, Rh2, Rh3, Rh4, K1).

O que uma pessoa com anemia falciforme deve evitar?

Deve ser evitado o uso de bebidas alcoólicas, carne vermelha, fígado e alimentos gordurosos.

Qual a diferença entre a doença falciforme é anemia falciforme?

Entenda as diferenças. A anemia falciforme pode causar problemas de saúde. Já indivíduos com traço falciforme não apresentam risco de desenvolver a doença, mas são portadores do gene. A anemia falciforme é uma doença relativamente comum que ocorre a cada 1.200 nascimentos.

Como é a vida de uma pessoa com anemia falciforme?

Doença falciforme: Crises de dor prejudicam qualidade de vida do paciente. Anemia, icterícia, cansaço e crises vaso-oclusivas são algumas das complicações da doença falciforme. Entenda o impacto no dia a dia. Enfermidade causa episódios de dor aguda que podem levar a longas internações em hospitais.

O que significa a sigla HB na enfermagem?

Sigla ou abreviatura de hemoglobina. Diminuição abaixo do normal do número de eritrócitos existentes em 1mm3 de sangue e da quantidade de hemoglobina e de glóbulos brancos existentes em 100 cm3 de sangue.

Que orientações o enfermeiro deve repassar para pacientes com anemia ferropriva?

Dentre as ações básicas para prevenção da anemia ferropriva, destacam-se a suplementação medicamentosa e a fortificação de alimentos com ferro, o controle das infecções parasitárias e a educação nutricional associada às medidas de aumento do consumo de ferro, incluindo o incentivo ao aleitamento materno (AZEREDO, 2010; ...

Qual o papel do enfermeiro frente às patologias Hematologicas?

Escuta qualificada, identificação das necessidades de saúde do paciente, que são imprescindíveis no monitoramento e gestão de riscos assistenciais, manejo da dor, orientações, educação em saúde, visando o entendimento do paciente.

O que fazer para aliviar a dor da anemia falciforme?

O crizanlizumabe promete tratar justamente essa dor. Ele é indicado para a prevenção de crises vaso-oclusivas (CVOs) em pacientes com a doença de 16 anos de idade ou mais. “É o primeiro medicamento desenvolvido especificamente para a doença falciforme”, destaca a diretora da Novartis, Simone Forny em entrevista à Veja.

Qual o nome do exame para saber se tem anemia falciforme?

Diagnóstico: A detecção é feita através do exame eletroforese de hemoglobina. O teste do pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade, proporciona a detecção precoce de hemoglobinopatias, como a anemia falciforme.

Como tratar paciente com anemia?

O tratamento da anemia normalmente é feito com o aumento do consumo de alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, feijão e beterraba, e, em casos mais graves, o médico também pode recomendar o uso de suplementos de ferro ou a transfusão de sangue.

O que piora a anemia falciforme?

O vírus infecta as células precursoras dos glóbulos vermelhos, na medula óssea. Infecção A infecção é, ainda, a principal causa de mortalidade no paciente com anemia falciforme, além de ser também causa ou gatilho para todos os tipos de crises que citamos acima.

Quantos dias dura uma crise falciforme?

Crises álgicas ou vaso-oclusivas - dores decorrentes da obstrução sanguínea. Ela pode aparecer de repente, ser leve ou intensa e durar de 3 a 7 dias. Elas representam a maior causa de internação por essa doença; Infecções - pessoas com anemia falciforme são mais propensas a infecções --em especial as crianças.

Quais são as complicações da anemia falciforme?

São várias as complicações agudas na doença falciforme crises vaso-oclusivas, infecções por microorganismos encapsulados, principalmente do trato respiratório e septicemia, síndrome torácica aguda, sequestro esplênico, priapismo, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e crise aplástica.

Quais são os 13 certos da enfermagem?

Seguir os “treze certos” da enfermagem para administração de medicamentos (paciente certo, prescrição certa, medicamento certo, validade certa, dose certa, compatibilidade certa, via de administração certa, forma/apresentação certa, horário certo, orientação ao paciente certa, registro certo, ação certa, tempo de ...

Qual a frase da enfermagem?

A Enfermagem é a arte do cuidar, sem Enfermagem não há cuidado, e sem cuidado não há Vida… João Vieira.

De quem é a obrigação de dar banho no paciente?

Segundo o regulamento do hospital, um paciente não pode tomar banho com apenas um profissional. Pedro de Jesus explica, no entanto, que o banho deve ser acompanhado por mais de um enfermeiro quando o caso do paciente é de extrema gravidade.

Artigo anterior
Quando sai a nova Spin 2022?
Artigo seguinte
Quais bens se comunicam no regime de comunhão parcial de bens?