Qual o objetivo da adição de gesso ao final do processo de fabricação do clínquer?

Perguntado por: Leticia Débora Domingues Cunha  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (11 avaliações)

O segundo componente essencial dos diferentes tipos de cimento, é o sulfato de cálcio, que comercialmente pode ser encontrado sob diversas formas no gesso natural e artificial. A adição do gesso é necessária para regular o processo de endurecimento do cimento.

Para que serve a adição do gesso ao clínquer?

Gesso. O gesso (ou gipsita) (CaSO4 · 2 H2O) é adicionado em quantidades geralmente inferiores a 3% da massa de clínquer, tem função de estender o tempo de pega do cimento (tempo para início do endurecimento). ... Devido a isso, o gesso é uma adição obrigatória, presente desde os primeiros tipos de cimento Portland.

Qual a função da adição do sulfato de cálcio gesso )?

A função do gesso é alterar a forma iônica do Al (tri-valente e mais tóxica) para uma forma menos tóxica.

Porque a gipsita gesso e adicionada ao clínquer de cimento?

Na indústria cimenteira, a gipsita é adicionada ao clínquer durante a moagem, na proporção de 3 a 5 %, para retardar o tempo de pega do cimento.

Qual o papel do gesso nas adições ao cimento portland?

O gesso tem como função básica controlar o tempo de pega, isto é, o início do endurecimento do clínquer moído quando este é misturado com água.

Formação do Clínquer pro Cimento

34 questões relacionadas encontradas

Porque o gesso retarda a pega do cimento?

O cimento necessita de água para formar um processo cristalino que conduz a sua solidificação, principal característica reológica. ... Este “retardamento” se deve à adição de sulfato de cálcio (gesso), já que a reação com o aluminato do cimento é instantânea, ou seja, a pega é imediata.

Em que fase da fabricação do cimento Portland é adicionado gesso e com que finalidade?

Em que fase da fabricação do cimento portland é adicionado gipsita e com qual finalidade? Qual a quantidade típica da adição de gipsita? No momento da moagem, tem função de aumentar o tempo de pega.

Qual é a composição do cimento além do clínquer?

O cimento é composto principalmente do material clínquer – uma mistura de calcário, argila e componentes químicos – e diferenciado conforme a adição de outros materiais, como: gesso, que aumenta o tempo de pega; escória, que aumenta a durabilidade na presença de sulfato, mas, quando em grandes quantidades, pode ...

O que é pozolana do cimento?

A pozolana é um dos componentes do cimento utilizada na preparação de argamassas pozolânicas, misturada com água e cal hidratada, melhorando as características dos betões e permitindo a sua utilização dentro de água.

Quais são as principais adições usadas na produção de cimentos?

O cimento depende, principalmente, para sua fabricação, dos seguintes materiais: calcário, argila, minério de ferro e gesso.

Qual a função do gesso no solo?

A aplicação de gesso agrícola no solo visa aplicar cálcio e enxofre e, também, melhorar o ambiente em subsuperfície. Para solos salinos e sódicos, o gesso é utilizado, também, como corretivo. Entretanto, por ser uma fonte mais solúvel do que o calcário, o gesso não promove a neutralização da acidez do solo.

Para que serve o sulfato de cálcio?

O sulfato de cálcio é parcialmente solúvel em água e é uma das causas da dureza permanente da água. É usado na produção de certos tipos de tintas, cerâmicas e papel. As formas que ocorrem na natureza são usadas na produção de ácido sulfúrico.

Qual a composição química do gesso?

O gesso é um sulfato de cálcio hemihidratado com fórmula química CaSO4.

Quais são os 4 componentes principais do clínquer?

Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO. AlO3) e C4AF (4CaO.

O que é fator clínquer?

O clínquer ou clínquer Portland, como também é conhecido, é obtido a partir da queima de matérias-primas moídas em um forno rotativo a temperaturas de até 1450 °C. ... Esse material é, então, introduzido em um forno rotativo onde é aquecido até uma temperatura de 1450 °C, momento em que ocorre a clinquerização.

Quais as etapas do processo de fabricação do clínquer?

Moagem e homogeneização das matérias-primas (obtenção da farinha crua) Clinquerização da farinha crua em fornos rotativos (produção do clínquer) e posterior resfriamento do clínquer. Moagem do clínquer para e adição de gesso para obtenção do cimento. Ensacamento e expedição do produto final.

Quais os tipos de pozolanas?

As pozolanas podem ser naturais ou artificiais: as naturais são constituídas por materiais naturais ricos em sílica e alumina; as artificiais são constituídas por argilas cozidas entre 600 ºC e 900 ºC.

O que é o efeito pozolânico?

é decorrente da capacidade de reação da adição mineral com o hidróxido de cálcio [Ca(OH)2], gerado durante a hidratação do cimento, para formar silicato de cálcio hidratado (C-S-H) adicional. A reação entre a adição mineral e o Ca(OH)2 é denominada reação pozolânica.

O que é um material pozolânico?

Definição: São materiais adicionados ao concreto (com teores superiores a 5%) que tem a função de substituir o cimento ou se somar a ele devido a suas propriedades. Definição: Page 5 CONCEITUAÇÃO Page 6 POZOLANAS Os materiais pozolânicos são os mais utilizados como adições minerais.

Qual o material do cimento?

O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.

Quais são os principais componentes do cimento Portland?

Pela definição de cimento Portland, dada anteriormente, deduz-se que ele é constituído principalmente de material calcário, como a rocha calcária ou o giz, e de alumina e sílica encontradas em argilas ou folhelhos. A marga, uma mistura de materiais argilosos e calcários, também é utilizada.

Qual a classificação do cimento Portland?

O Cimento Portland de Alto-Forno (CP III) e o Cimento Portland Pozolânico (CP IV) contam com proporções maiores de adições: escória, de 35% a 75% (CP III), e pozolana, de 15% a 50% (CP IV).

Como pode ser definido o concreto de cimento Portland?

O concreto de cimento Portland é o mais importante material estrutural e de construção civil da atualidade. Mesmo sendo o mais recente dos materiais de construção de estruturas, pode ser considerado como uma das descobertas mais interessantes da história do desenvolvimento da humanidade e sua qualidade de vida.

Quais as principais propriedades físicas de um cimento Portland?

As propriedades físicas do cimento Portland são consideradas sob três aspectos: propriedades do cimento puro (pó), propriedades da mistura do cimento com água (pasta) e propriedades da mistura da pasta de cimento com agregado padronizado (argamassa).

Artigo anterior
Qual a porcentagem de 1?
Artigo seguinte
Quem paga ação de despejo?