O que diferencia os espaços ligados à educação não escolar?

Perguntado por: Leticia Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
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Avalie! A educação formal é baseada na transferência de conhecimento através da comunicação. Já a educação informal é baseada na aquisição de conhecimento através de estudos e experimentações auto-motivadas.

Quais são as principais diferenças entre os espaços formais de ensino e os não formais?

Sendo assim, a educação formal tem um espaço próprio para ocorrer, ou seja, é institucionalizada e prevê conteúdos, enquanto a educação informal pode ocorrer em vários espaços, envolve valores e a cultura própria de cada lugar.

Qual é a diferença entre os espaços públicos e privados de educação não formal?

A manutenção dos espaços públicos é de responsabilidade do município, estado ou União. Os espaços privados são de propriedade privada (pessoas ou empresas), ou seja, casas, lojas comerciais, escolas particulares, Shopping Centers. Os responsáveis pela manutenção e preservação locais são os proprietários.

O que são ambientes não escolares?

Espaço não-escolar é o espaço educativo fora dos muros da escola, sendo reconhecido nas ONG's, nas associações de bairro, nos grupos culturais e/ou religiosos, no CRAS e nos diversos espaços socioeducativos que surgem a todo momento.

O que é educação no espaço não escolar?

A educação não formal é aquela que se aprende no “mundo da vida”, através dos processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços de ações coletivas. O aprendizado gerado nestes espaços está vinculado a intencionalidades e propostas.

O QUE É EDUCAÇÃO FORMAL,NÃO FORMAL E INFORMAL | Espaços Escolares e Não Escolares

38 questões relacionadas encontradas

Qual é a importância da educação não escolar?

Qual a importância dela para o desenvolvimento pessoal? A educação não formal traz benefícios para a vida pessoal de cada ser humano. Por meio dela existe uma liberdade nos métodos de ensino e também para aprender. Desse modo, fica mais fácil atender às necessidades individuais, que são naturais de cada indivíduo.

Qual o papel da educação em espaços não formais?

Portanto, a educação não formal busca capacitar o cidadão, promovendo projetos de desenvolvimento pessoal e social que podem acontecer em diversos espaços como comunidades, empresas, penitenciárias, organizações não governamentais, dentre outros, promovendo projetos educativos sendo fundamental a presença de um ...

Quais são os espaços Não-escolares que o pedagogo pode atuar?

Confira um pouco mais sobre a atuação da pedagogia em espaços não-escolares!
  • Pedagogia hospitalar. O Pedagogo hospitalar tem um importante papel dentro dos hospitais e clínicas. ...
  • Pedagogia em núcleos de Educação a Distância. ...
  • Pedagogia em agências ou espaços de turismo. ...
  • Pedagogia empresarial.

Quais são os espaços não formais de ensino?

São exemplos de espaços de educação não formal as bibliotecas, museus, clubes de ciências, zoológicos, jardins botânicos e planetários.

O que é gestão não escolar?

ao espaço não escolar

O espaço formal se caracteriza pela formalização do sistema educativo, é aquele em que a educação no espaço é hierarquicamente estruturada. Já o espaço não formal se caracteriza por uma atividade organizada e sistemática, acontece fora do sistema formal da educação.

Qual a diferença entre espaços públicos e privados?

Geralmente, os espaços privados ou particulares são mantidos pelos proprietários, eles cuidam e fazem a manutenção para a sua preservação. Os espaços públicos são de responsabilidade do governo; as prefeituras, por exemplo, cuidam das praças, fazendo a manutenção dos bancos e dos jardins.

Qual a principal diferença da educação formal em relação à educação não formal?

Segundo o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida.

O que é educação não formal exemplos?

De acordo com Libâneo (2002), podemos entender que a educação não-formal refere-se às organizações políticas, profissionais, científicas, culturais, agências formativas para grupos sociais, educação cívica, etc., com atividades de caráter intencional.

Qual a diferença entre a educação formal e a informal?

A educação informal sempre ocupou um papel fundamental na sociedade, é ela que norteia o bom relacionamento entre os indivíduos. Já a educação formal possui a função de preparar o educando para atuar efetivamente junto á sociedade, para tanto oferece o conhecimento cientifico.

Qual a diferença entre conhecimento formal e informal?

Os meios formais têm menor flexibilidade e adaptabilidade. 4) O aprendizado informal pode ser aplicado imediatamente. O treinamento formal não ocorre nos locais de trabalho, o que impossibilita a prática imediata do conhecimento adquirido.

Quais as diferenças entre os conceitos educação formal educação informal e educação não formal 2 quem é o educador em cada campo de atuação?

Na educação formal sabemos que são os professores. Na não- formal, o grande educador é o outro, aquele com quem interagimos ou nos integramos. Na educação informal, os agentes educadores são os pais, a família em geral, os amigos, os vizinhos, colegas de escola, a igreja paroquial, os meios de comunicação de massa etc.

Quais são os tipos de educação não formal?

A educação não formal acontece em formações oferecidas por ONGs, treinamentos e capacitações profissionais, cursos livres, programas educacionais para jovens (formação de liderança), programas de intercâmbio, workshops de desenvolvimento pessoal, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O que Paulo Freire fala sobre a educação não formal?

A educação não-formal e seus desafios

As escolas são extremamente importantes para promover discussões e fazer os alunos pensarem e desenvolverem suas próprias ideias. Segundo outro grande educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997), educar é criar as possibilidades para a própria construção de conhecimento.

O que são espaços não formais de ensino e educação o que dizem as publicações dos eventos e periódicos sobre Pesquisa em educação em ciências?

Segundo Gohn (2010), os espaços não formais podem ser classificados em duas categorias: institucionalizados e não institucionalizados. Zoológicos, museus, estação ciência, planetários são exemplos de espaços não formais institucionalizados.

Quais os espaços de atuação de um pedagogo?

O Pedagogo é um profissional que abrange em sua grade curricular matérias de formação social, psicológica, histórica, filosófica e prática, apto a atuar em diversas áreas, tais como; hospitais, ONGs, empresas, ambientes socioeducacionais.

Em quais espaços O pedagogo pode atuar?

7 áreas da pedagogia em que o profissional formado pode atuar
  • Sala de aula.
  • Empresas.
  • Administração escolar.
  • Hospitais.
  • Educação Especial.
  • Psicopedagogia.
  • Academia e pesquisa científica.

Em quais os espaços O pedagogo atuam?

Um dos espaços onde o pedagogo pode atuar é em órgãos municipais, estaduais e federais — como secretarias da educação. É uma função na qual o profissional pode trabalhar com a fiscalização da legislação e cumprimento de diretrizes nas escolas ou ainda na elaboração de políticas públicas.

Qual é o papel do pedagogo no contexto da educação não formal?

De forma crítica, criativa e transformadora, deve o Pedagogo dominar as formas de organização dos conteúdos de modo a torná-los assimiláveis pelas crianças, adolescentes, jovens e pelos adultos, possibilitando o acesso à formação cultural e social em suas especificidades.

Qual é o objetivo da educação não formal?

A educação não- formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais.

Qual a importância da educação informal?

A educação informal socializa os indivíduos, desenvolve hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no uso da linguagem, segundo valores e crenças de grupos que se frequenta ou que pertence por herança, desde o nascimento Trata-se do processo de socialização dos indivíduos (GOHN, 2006b, p.

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