O que é o TCE grave?

Perguntado por: Henrique Leonardo Henriques Alves Brito  |  Última atualização: 17. Februar 2025
Pontuação: 4.5/5 (44 avaliações)

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio causada pelo impacto. Além da contusão, a depender da gravidade, pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edemas. Nestes casos, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, visto que representa risco à vida do paciente.

Quais os tipos de TCE mais grave?

Por convenção, a gravidade da lesão cerebral é inicialmente definida pelo GCS:
  • 13 a 15 é TCE leve.
  • 9 a 12 é TCE moderado.
  • 3 a 8 é TCE grave.

Quais os 3 tipos de traumatismo craniano?

Os traumatismos cranianos incluem os seguintes:
  • Lesão do couro cabeludo.
  • Fraturas do crânio.
  • Concussões, muitas vezes relacionadas a esportes.
  • Contusões e lacerações do cérebro.
  • Acúmulo de sangue dentro do cérebro ou entre o cérebro e o crânio (hematoma intracraniano).

Como tratar TCE grave?

O tratamento do TCE grave visa à monitorização da Pressão Intracraniana (PIC) e à manutenção da perfusão cerebral, bem como otimização da oxigenação e da Pressão Arterial (PA) e o controle da temperatura, glicemia, convulsões e outros potenciais insultos que possam levar à lesão cerebral secundária.

Qual é o significado da palavra TCE?

O Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE) é qualquer agressão, causada por força física externa, que acarreta lesão anatômica, comprometimento funcional, ou ambos, envolvendo estruturas ósseas cranianas e encefálicas.

TCE: O que é TRAUMATISMO craniano? Entenda o que acontece após um acidente!

25 questões relacionadas encontradas

Quando é considerado um TCE grave?

TCE GRAVE: pontuação <8 pontos na ECG. Todos devem ser internados e realizar TC de crânio. Manter os pacientes em observação por pelo menos 48h, mesmo aqueles com a primeira TC normal. Piora dos sintomas ou do exame neurológico pode evidenciar a necessidade de nova TC de crânio.

Qual a principal causa de morte no TCE?

Embora a causa principal do TCE varie entre diferentes localidades, os acidentes de trânsito, as quedas e as agressões estão entre suas causas mais frequentes4. A taxa de mortalidade também sofre grande variação, sendo mais baixa em países com menor violência no trânsito5.

É possível se recuperar de um traumatismo craniano?

O traumatismo craniano tem cura? Sim, porém pode gerar sequelas graves, como o coma, a epilepsia, paraplegia ou cegueira. O tratamento deve ser feito pelo neurologista. É geralmente iniciado por exames diagnósticos, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Quais são as principais causas do TCE?

O traumatismo craniano é causado por uma pancada ou trauma na cabeça. Este tipo de traumatismo, geralmente, acontece em acidentes de carro, quedas graves e acidentes que ocorrem durante a prática de esportes.

Tem como curar TCE?

O traumatismo cranioencefálico (TCE) é uma das principais causas de morte, por isso é muito importante que todos os médicos saibam o tratamento to TCE. Como a lesão primária não pode ser desfeita, as estratégias de manejo devem ser de concentrar na prevenção da lesão secundária.

Como fica uma pessoa com traumatismo craniano?

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio causada pelo impacto. Além da contusão, a depender da gravidade, pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edemas. Nestes casos, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, visto que representa risco à vida do paciente.

O que acontece com uma pessoa que teve traumatismo craniano?

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio que geralmente é provocada por uma pancada forte na cabeça, podendo causar sintomas como perda da consciência e/ou memória, confusão mental ou dor de cabeça e, em alguns casos, lesões cerebrais graves.

Qual a diferença de traumatismo craniano e morte cerebral?

Uma possível consequência do traumatismo craniano grave é a morte cerebral. A condição é a incapacidade do cérebro de manter as funções vitais do organismo, como o paciente respirar sozinho, por exemplo. A vítima é diagnosticada com morte cerebral quando apresenta sintomas como ausência total de reflexos.

Qual o prognóstico após um TCE?

Conclusão: Conclui-se que os pacientes com TCE, a depender da classificação pela Escala de Coma de Glasgow e da reabilitação neuronal que recebem, podem ter melhor prognóstico relacionado a aprendizagem, memória, sono, transtornos depressivos e ansiosos, e retorno ao trabalho.

Qual exame que detecta traumatismo craniano?

Tomografia Computadorizada (TC) no Traumatismo Craniano

A Tomografia Computadorizada é muitas vezes o primeiro exame realizado quando se suspeita de traumatismo craniano. Este exame usa raios-X para criar imagens detalhadas do cérebro, permitindo aos médicos visualizar fraturas, hematomas, hemorragias e inchaços.

Qual a conduta inicial do TCE?

No TCE moderado, é primordial priorizar a estabilização do paciente. Inicia-se com uma avaliação rápida das vias aéreas, respiração e circulação, assegurando que a oxigenação e a perfusão cerebral estejam adequadas. A estabilização cervical é mantida até que se descarte a presença de lesões na coluna vertebral.

Quais os tipos de lesões que estão associadas ao TCE?

Dentre as lesões focais, podemos ter:
  • Contusões cerebrais;
  • Hematomas: Extradural Agudo (Heda); Subdural Agudo; Subdural Crônico; Intracerebral.

Qual o tipo de cirurgia para traumatismo craniano?

A depender do que o paciente teve pode ser necessário fazer mais de uma cirurgia. Se ele teve uma lesão intracraniana e precisou de uma neurocirurgia para evacuar um hematoma, fazer uma craniectomia descompressiva, isso é uma cirurgia que precisa acontecer de forma imediata.

Como fica o cérebro após um traumatismo craniano?

As sequelas após um traumatismo craniano podem variar amplamente, sendo influenciadas por fatores como a gravidade da lesão, a área do cérebro afetada e o tempo decorrido até o tratamento. As sequelas podem se manifestar em diversas formas, impactando as habilidades cognitivas, físicas e emocionais do indivíduo.

Quais as complicações tardias do TCE?

Hidrocefalia. A hidrocefalia comunicante é a forma mais comum após o TCE e ocorre quando a obstrução é no espaço subaracnóideo. Pacientes com hidrocefalia podem apresentar náuseas, vômitos, cefaleia, papiledema, demência, ataxia e/ou incontinência urinária.

O que acontece quando o cérebro está inchado?

Esse aumento do volume pode resultar no aumento da pressão dentro do crânio, que prejudica o fluxo sanguíneo cerebral e afeta também a oxigenação do cérebro.

Quais os principais cuidados de um TCE?

Manter cabeça alinhada e decúbito elevado a 30°C. Observar a circulação como: verificação de pulso, coloração, temperatura e umidade da pele. Manter acesso venoso calibroso ou cateter venoso central para quantifi- cação da volemia, realizando balanço hídrico a cada hora.

Qual o último sentido que a pessoa perde antes de morrer?

A audição no último momento de vida

O estudo sobre a audição no momento da morte foi realizado por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC). Na pesquisa foi constatado que a audição é o último sentido a se desligar no momento da morte.

Qual o último órgão a parar de funcionar?

Sendo assim, mesmo que esteja o coração a bater, o sangue a circular, estará o cidadão morto, uma vez tenha cessado a atividade cerebral ou encefálica. Então, a morte cerebral é a morte verdadeira, por conseguinte o cérebro é o último órgão a parar de funcionar.

Quem decide desligar os aparelhos?

Se o paciente ou os parentes concordarem, os procedimentos que o mantêm vivo são interrompidos pelo médico. A norma, aprovada por unanimidade em plenária do CFM, vale para médicos de todo o País.

Artigo anterior
Como converter a declaração de completa para simplificada?
Artigo seguinte
Quais são os princípios da psicologia humanista?