Qual o nome da técnica utilizada para criar as cabeças de Ife?
Perguntado por: Telmo Batista de Matos | Última atualização: 28. April 2024Pontuação: 4.4/5 (32 avaliações)
A cabeça é feita usando a técnica da cera perdida e tem aproximadamente três quartos de tamanho real, medindo 35 cm de altura.
O que é a técnica de cera perdida?
Cera perdida ou microfundição é um método de escultura de peças metálicas por moldagem. Consiste em fazer um modelo em cera que é revestido com refratário para formar um molde e então aquecido até a cera derreter e sair do molde. Na sequência, se derrama o metal líquido no molde vazio.
Como era a arte em Ifé?
Na arte de Ifé destacam-se as cabeças de bronze e terracota, tendo essas últimas, conforme Gillon (1989), exemplares naturalistas ou clássicos, abstratos e expressionistas. O trabalho em metais não se restringe às cabeças, foram produzidos muitos outros objetos com esse material, como por exemplo, estatuetas.
Quem produziu as cabeças de bronze?
Cabeças de bronze Ife na arte africana contemporânea
Essas requintadas obras de arte, criadas pelos artesãos qualificados da antiga cidade de Ife, na Nigéria atual, cativaram o público há séculos com seu notável artesanato e profundo simbolismo.
Qual foi a importância da descoberta das esculturas de Ifé?
A “descoberta” das esculturas de Nok e Ifé pelos europeus foi fundamental também para o reconhecimento de que, além dos africanos terem “arte”, eles também possuíam competência técnica já em períodos mais antigos.
1/2 Head of an Ife King from Nigeria - Masterpieces of the British Museum
Como as esculturas foram criadas?
Sua origem baseia-se na imitação da natureza, com o intuito maior de representar o corpo humano. A escolha do material envolve a técnica utilizada. Novas técnicas como dobra e solda de chapas metálicas, moldagens com resinas, plásticos, materiais tridimensionais tem sido empregadas.
Quais as principais características da Cidade-estado de Ifé?
A cidade de Ifé era cercada por uma muralha que era, ao mesmo tempo, uma fortificação e um muro de barreira. O Reino do Benin está ligado a Ifé pelo seu fundador lendário, Oraniã, filho de Odudua, o mesmo que será o primeiro Rei do Oió.
Como surgiu o reino de Ifé?
Conta-se que Ifé foi fundada por Odudua, um orixá da criação, a mando do deus supremo, Olorum. Benin, por sua vez, teria sido fundado por Oraniã, orixá das profundezas da Terra, filho de Odudua.
Qual é a importância da escultura na cultura africana?
Sua influência cultural é forte presença em grande parte do território nacional, e de alta importância na história da arte, religião, sociedade e na culinária de nosso país. Entre os vários gêneros culturais, observamos que a escultura africana expõe aspectos de diferentes modos de perceber seus hábitos e costumes.
O que significa Ifé em Iorubá?
O significado da palavra "Ife" na língua iorubá é "amor". Ife é também um nome. Ifé é um dos reinos do Império Iorubá.
O que significa a palavra Ifé?
Ifé (também conhecida como Ile-Ife) foi uma antiga cidade africana que prosperou entre os séculos XI e XV EC onde hoje é a Nigéria, na África Ocidental. Ifé foi a capital, e o principal centro religioso Iorubá do reino de Ifé, que se desenvolveu graças ao comércio com outros reinos oeste africanos.
Quem fundou o reino de Ifé?
Desenho de Ogun, filho mais velho de Odudua que fundou o reino de Ifé.
Como a arte foi feita?
A arte é uma manifestação humana que começou a se desenvolver na Antiguidade. Já no período Pré-Histórico, os homens utilizavam a arte rupestre para gravar nas paredes das cavernas fatos marcantes da existência. ... Com a chegada do século XIX, a arte passou a ser usada para retratar a beleza.
O que é a microfusão?
A microfusão é um processo de fundição que utiliza modelos de cera e moldes cerâmicos, permitindo fabricar peças com formas complexas, tolerâncias dimensionais estreitas e ótimo acabamento superficial. Consiste na fabricação de modelos em cera ou plástico, o qual é revestido em material refratário apropriado.
O que é micro fusão?
O processo conhecido como Microfusão é a solução eficaz para produzir peças a partir de um modelo feito em cera que foi injetado em um molde metálico, esse modelo é colado junto com outros em um canal de cera, formando uma árvore de cera, essa árvore é revestida com cerâmica, formando uma casca, quando esse molde está ...
Por que a cera perdida tem esse nome?
Recebe esse nome porque o modelo da restauração em cera é incluído em um material cerâmico e em seguida queimado (perdido), para criar um espaço no qual a liga metálica é inserida ou fundida.
Quais materiais e técnicas são utilizadas na criação da arte africana?
A madeira é um dos materiais preferidos. Ao trabalhá-la, o escultor associa outras técnicas (cestaria, pintura, colagem de tecidos). As "máscaras" são as formas mais conhecidas da plástica africana. Constituem síntese de elementos simbólicos mais variados se convertendo em expressões da vontade criadora do africano.
Qual foi a primeira arte africana?
A arte rupestre cientificamente-datada mais antiga na África data cerca de 26.000-28.000 anos atrás e encontra-se na Namíbia.
Quem foi o primeiro rei da África?
Lista de arroçus (monarcas) de Daomé
Considerado como o primeiro rei do Reino do Daomé. Arrambê foi a líder do Daomé por um curto período de tempo entre a morte de Acabá e a ascensão de Agajá.
O que é iorubá no candomblé?
A religião iorubá é conhecida por seus sistemas complexos de crenças e práticas rituais. Os iorubás são politeístas, adorando uma ampla gama de divindades, conhecidas como orixás. Cada orixá possui características distintas e é associado a elementos naturais, como rios, árvores e fenômenos climáticos.
O que é iorubá na Umbanda?
Os iorubás são um povo que habita, há milhares de anos, a região ao sul do Rio Níger. A religião iorubá possui como divindades os orixás, que regem a vida terrena e cósmica. Candomblé e umbanda são duas religiões brasileiras que cultuam os orixás.
Quem foi o rei de iorubá?
O Ooni de Ifé, é o rei da cidade de Ifé, considerada berço dos povos iorubá e o primeiro reino africano. Ele é também uma autoridade religiosa para os iorubá.
Onde se fala a língua iorubá?
O yorùbá é um dos mais de 250 idiomas falados na Nigéria e em alguns outros países da África Ocidental. É uma língua tonal, uma vez que não considera apenas o som, mas também o tom de cada palavra para lhe atribuir um sentido específico.
Onde surgiu o iorubá?
Em suma, apesar dos originais “yorubás” serem oyo, assim como uma pluralidade de africanos da costa ocidental que foram levados à Serra Leoa e Bahia no século XIX, foi a cidade de Lagos, no final do século XIX, que se transformou na capital de um povo “yorubá” concebido de forma muito diferente do Oyo histórico.
O que diz a LDB 939496 sobre a EJA?
O que fazer quando tem sono mas nao consegue dormir?