Qual o melhor protocolo de avaliação da composição corporal?
Perguntado por: Vicente Mauro Teixeira | Última atualização: 1. Juni 2025Pontuação: 5/5 (14 avaliações)
Bioimpedância Elétrica (BIA) Dentre os métodos utilizados para a avaliação da composição corporal, a BIA tem sido amplamente utilizada, devido à forte correlação com métodos considerados padrão ouro e à maior acessibilidade comparada a outros métodos mais complexos.
Qual o melhor método para avaliação da composição corporal?
A Densitometria por emissão de raios x de dupla energia (DXA) é considerada o método padrão ouro para avaliação da composição corporal. É um exame rápido (dura entre 10 e 20 minutos) e com alta precisão.
Qual o melhor protocolo de dobras cutâneas?
Para pinçar a dobra cutânea, o profissional deve utilizar o dedo indicador e o polegar da mão esquerda para diferenciar o tecido celular subcutâneo do tecido muscular. Aproximadamente um centímetro abaixo do ponto de reparo pinçado pelos dedos devem ser introduzidas nas pontas do adipômetro ou plicômetro.
O que é mais confiável adipômetro ou bioimpedância?
O adipômetro pode subestimar o nível de gordura corporal, enquanto a bioimpedância pode apresentar taxas mais altas do que as reais. O ideal é usar o mesmo método antes e depois. No caso do adipômetro, medições devem ser feitas com o mesmo avaliador.
Qual o melhor protocolo para verificação de percentual de gordura?
A única forma de saber se a gordura é realmente aquela é usar um método mais avançado como o dexa, pesagem hidrostática ou a plestomografia, mas esses costumam ser limitados ao uso de pesquisas que por sinal validam esses outros métodos que temos mais acesso.
Avaliação Física Composição Corporal Agora você não tem mais desculpa
O que é protocolo de Faulkner?
O protocolo de Faulkner (1968) calcula o %G utilizando a soma de quatro dobras (subescapular, tricipital, abdominal e suprailíaca).
Quais os tipos de protocolos para definição do percentual de gordura corporal?
As técnicas laboratoriais, incluindo a absortometria radiológica de dupla energia, a tomografia computadori- zada, a ressonância magnética, a pesagem hidrostática e a pletismografia, entre outras, oferecem estimativas mui- to precisas, tornando-se, portanto, a primeira opção para reunir informações sobre a composição ...
Qual o melhor método de bioimpedância?
compararam as técnicas de bioimpedância, dobras cutâneas e a pesagem hidrostática (método de referência) e concluíram que as dobras cutâneas se correlacionavam melhor com o método de referência do que a bioimpedância.
Qual bioimpedância é melhor?
A Omron HBF-226-LA é considerada por muitos especialistas como a melhor balança de bioimpedância profissional do mercado, pois a marca é renomada pela qualidade de seus produtos e também pela precisão dos resultados. O modelo armazena até 4 perfis, que são reconhecidos automaticamente, e suporta até 150 kg.
Qual o melhor exame de bioimpedância?
Segundo a médica, a densitometria de corpo inteiro (DEXA) é considerada o exame-padrão para avaliação da composição corporal, como procedimento que possui maior precisão na medição da gordura corporal.
O que é protocolo de Pollock 7 dobras?
Pollock 7 dobras: O método de 7 dobras cutâneas é o mais completo e preciso dos três métodos. Ele inclui as dobras cutâneas tríceps, subescapular, axilar média, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha.
Quais são as 3 dobras de Guedes?
Ambos os protocolos utilizam 3 dobras cutâneas, contudo, diferem quanto a relação das dobras em função do sexo. Para o protocolo de Guedes são utilizadas as dobras triciptal, suprailíaca e abdominal para homens, enquanto que para as mulheres são aferidas a subescapular, suprailíaca e coxa.
Qual é o percentual de gordura ideal?
O considerado excelente costuma ficar abaixo de 12%. Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. “Já acima de 22% prejudicial à saúde”, alerta Cilla. Na verdade, para ambos, se o índice apontar mais do que 22% é preocupante porque pode desencadear vários problemas de saúde.
Quais os 3 principais medições usadas para se saber a composição corporal?
Esses métodos são utilizados principalmente para validar as técnicas duplamente indiretas. Os métodos duplamente indiretos são baseados nas medidas antropométricas (perímetros corporais e dobras cutâneas) e na bioimpedância elétrica (BIA).
Qual é o método mais comumente utilizado para avaliação da composição corporal e estimativa do percentual de gordura em idosos?
A bioimpedância (BIA) estima a composição corporal através da medida da passagem de uma corrente elétrica com baixa amplitude a alta frequência pelo corpo. Neste método o indivíduo não sente nenhum tipo de dor, sendo livre de radiação, rápido, seguro e simples.
Quais são os dois métodos mais utilizados para medir a gordura corporal?
Verificou-se que a maioria (n = 50; 80,64%) das mulheres avaliadas apresentou a porcentagem de gordura corporal aumentada, ou seja, adiposidade corporal, avaliada por dois métodos (somatório das dobras cutâneas e bioimpedância).
Quais são os tipos de bioimpedância?
Existem três tipos de exame de bioimpedância, o segmentar, o regional e o total, que se referem respectivamente á: Bioimpedância segmentar: um exame mais detalhado, onde cada membro é avaliado separadamente.
Pode fazer bioimpedância todo dia?
O exame pode ser realizado em todas as consultas ou conforme avaliação do profissional nutricionista, com intervalo mínimo 30 dias.
Qual o tipo de balança mais confiável?
Em geral, as balanças digitais são consideradas mais precisas do que as balanças mecânicas. Isso ocorre porque as balanças digitais utilizam sensores eletrônicos para medir a massa, enquanto as balanças mecânicas dependem de molas e outros mecanismos para medir a massa.
Qual a composição corporal ideal?
O percentual de gordura corporal ideal, de acordo com o Conselho Americano de Exercício, é de 14 a 31% em mulheres e de 6 a 24% nos homens. Este índice de gordura corporal mede a quantidade de gordura que o corpo deve conter dependendo do sexo.
Como fazer a composição corporal?
- Pesagem hidrostática;
- Raio-X;
- Condutividade elétrica corporal ou Bioimpedância;
- Ultrassom;
- Tomografia computadorizada;
- Plestimografia com ar;
- Entre outros.
Quais são os tipos de composição corporal?
- Gordura corporal e massa adiposa.
- Massa muscular.
- Massa óssea.
- Água corporal.
- Massa residual.
Qual protocolo usar para avaliação física?
- Circunferências Corporais. As medidas de circunferência corporal são fáceis e rápidas de serem aplicadas. ...
- Dobras cutâneas. ...
- BIA (Impedância bioelétrica) ...
- Avaliação física da gordura por Tomografia Computadorizada (TC) ...
- DEXA.
Como calcular o protocolo de Guedes?
Para o cálculo da estimativa da densidade corporal foi utilizada a equação do somatório das três dobras desenvolvidas por Guedes (1994), onde Densidade corporal = 1,17136 - 0,06706 log (TR + SI +AB), e para %G, a equação de Siri (1961), %G=[(4.95/DC) - 4.50] X 100.
O que é avaliação da composicao corporal?
A avaliação da composição corporal ajuda profissionais a entenderem quais os elementos de maior concentração no corpo de seus pacientes, o que torna possível o mapeamento de estratégias de emagrecimento e ganho de massa muscular, por exemplo.
Como aumentar o score na hora?
O que diminui colesterol?