Qual o melhor protocolo de avaliação da composição corporal?

Perguntado por: Vicente Mauro Teixeira  |  Última atualização: 1. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (14 avaliações)

Bioimpedância Elétrica (BIA) Dentre os métodos utilizados para a avaliação da composição corporal, a BIA tem sido amplamente utilizada, devido à forte correlação com métodos considerados padrão ouro e à maior acessibilidade comparada a outros métodos mais complexos.

Qual o melhor método para avaliação da composição corporal?

A Densitometria por emissão de raios x de dupla energia (DXA) é considerada o método padrão ouro para avaliação da composição corporal. É um exame rápido (dura entre 10 e 20 minutos) e com alta precisão.

Qual o melhor protocolo de dobras cutâneas?

Para pinçar a dobra cutânea, o profissional deve utilizar o dedo indicador e o polegar da mão esquerda para diferenciar o tecido celular subcutâneo do tecido muscular. Aproximadamente um centímetro abaixo do ponto de reparo pinçado pelos dedos devem ser introduzidas nas pontas do adipômetro ou plicômetro.

O que é mais confiável adipômetro ou bioimpedância?

O adipômetro pode subestimar o nível de gordura corporal, enquanto a bioimpedância pode apresentar taxas mais altas do que as reais. O ideal é usar o mesmo método antes e depois. No caso do adipômetro, medições devem ser feitas com o mesmo avaliador.

Qual o melhor protocolo para verificação de percentual de gordura?

A única forma de saber se a gordura é realmente aquela é usar um método mais avançado como o dexa, pesagem hidrostática ou a plestomografia, mas esses costumam ser limitados ao uso de pesquisas que por sinal validam esses outros métodos que temos mais acesso.

Avaliação Física Composição Corporal Agora você não tem mais desculpa

33 questões relacionadas encontradas

O que é protocolo de Faulkner?

O protocolo de Faulkner (1968) calcula o %G utilizando a soma de quatro dobras (subescapular, tricipital, abdominal e suprailíaca).

Quais os tipos de protocolos para definição do percentual de gordura corporal?

As técnicas laboratoriais, incluindo a absortometria radiológica de dupla energia, a tomografia computadori- zada, a ressonância magnética, a pesagem hidrostática e a pletismografia, entre outras, oferecem estimativas mui- to precisas, tornando-se, portanto, a primeira opção para reunir informações sobre a composição ...

Qual o melhor método de bioimpedância?

compararam as técnicas de bioimpedância, dobras cutâneas e a pesagem hidrostática (método de referência) e concluíram que as dobras cutâneas se correlacionavam melhor com o método de referência do que a bioimpedância.

Qual bioimpedância é melhor?

A Omron HBF-226-LA é considerada por muitos especialistas como a melhor balança de bioimpedância profissional do mercado, pois a marca é renomada pela qualidade de seus produtos e também pela precisão dos resultados. O modelo armazena até 4 perfis, que são reconhecidos automaticamente, e suporta até 150 kg.

Qual o melhor exame de bioimpedância?

Segundo a médica, a densitometria de corpo inteiro (DEXA) é considerada o exame-padrão para avaliação da composição corporal, como procedimento que possui maior precisão na medição da gordura corporal.

O que é protocolo de Pollock 7 dobras?

Pollock 7 dobras: O método de 7 dobras cutâneas é o mais completo e preciso dos três métodos. Ele inclui as dobras cutâneas tríceps, subescapular, axilar média, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha.

Quais são as 3 dobras de Guedes?

Ambos os protocolos utilizam 3 dobras cutâneas, contudo, diferem quanto a relação das dobras em função do sexo. Para o protocolo de Guedes são utilizadas as dobras triciptal, suprailíaca e abdominal para homens, enquanto que para as mulheres são aferidas a subescapular, suprailíaca e coxa.

Qual é o percentual de gordura ideal?

O considerado excelente costuma ficar abaixo de 12%. Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. “Já acima de 22% prejudicial à saúde”, alerta Cilla. Na verdade, para ambos, se o índice apontar mais do que 22% é preocupante porque pode desencadear vários problemas de saúde.

Quais os 3 principais medições usadas para se saber a composição corporal?

Esses métodos são utilizados principalmente para validar as técnicas duplamente indiretas. Os métodos duplamente indiretos são baseados nas medidas antropométricas (perímetros corporais e dobras cutâneas) e na bioimpedância elétrica (BIA).

Qual é o método mais comumente utilizado para avaliação da composição corporal e estimativa do percentual de gordura em idosos?

A bioimpedância (BIA) estima a composição corporal através da medida da passagem de uma corrente elétrica com baixa amplitude a alta frequência pelo corpo. Neste método o indivíduo não sente nenhum tipo de dor, sendo livre de radiação, rápido, seguro e simples.

Quais são os dois métodos mais utilizados para medir a gordura corporal?

Verificou-se que a maioria (n = 50; 80,64%) das mulheres avaliadas apresentou a porcentagem de gordura corporal aumentada, ou seja, adiposidade corporal, avaliada por dois métodos (somatório das dobras cutâneas e bioimpedância).

Quais são os tipos de bioimpedância?

Existem três tipos de exame de bioimpedância, o segmentar, o regional e o total, que se referem respectivamente á: Bioimpedância segmentar: um exame mais detalhado, onde cada membro é avaliado separadamente.

Pode fazer bioimpedância todo dia?

O exame pode ser realizado em todas as consultas ou conforme avaliação do profissional nutricionista, com intervalo mínimo 30 dias.

Qual o tipo de balança mais confiável?

Em geral, as balanças digitais são consideradas mais precisas do que as balanças mecânicas. Isso ocorre porque as balanças digitais utilizam sensores eletrônicos para medir a massa, enquanto as balanças mecânicas dependem de molas e outros mecanismos para medir a massa.

Qual a composição corporal ideal?

O percentual de gordura corporal ideal, de acordo com o Conselho Americano de Exercício, é de 14 a 31% em mulheres e de 6 a 24% nos homens. Este índice de gordura corporal mede a quantidade de gordura que o corpo deve conter dependendo do sexo.

Como fazer a composição corporal?

Existem várias técnicas para realizar a avaliação de composição corporal:
  1. Pesagem hidrostática;
  2. Raio-X;
  3. Condutividade elétrica corporal ou Bioimpedância;
  4. Ultrassom;
  5. Tomografia computadorizada;
  6. Plestimografia com ar;
  7. Entre outros.

Quais são os tipos de composição corporal?

Composição corporal
  • Gordura corporal e massa adiposa.
  • Massa muscular.
  • Massa óssea.
  • Água corporal.
  • Massa residual.

Qual protocolo usar para avaliação física?

Protocolos de avaliação física de composição corporal
  • Circunferências Corporais. As medidas de circunferência corporal são fáceis e rápidas de serem aplicadas. ...
  • Dobras cutâneas. ...
  • BIA (Impedância bioelétrica) ...
  • Avaliação física da gordura por Tomografia Computadorizada (TC) ...
  • DEXA.

Como calcular o protocolo de Guedes?

Para o cálculo da estimativa da densidade corporal foi utilizada a equação do somatório das três dobras desenvolvidas por Guedes (1994), onde Densidade corporal = 1,17136 - 0,06706 log (TR + SI +AB), e para %G, a equação de Siri (1961), %G=[(4.95/DC) - 4.50] X 100.

O que é avaliação da composicao corporal?

A avaliação da composição corporal ajuda profissionais a entenderem quais os elementos de maior concentração no corpo de seus pacientes, o que torna possível o mapeamento de estratégias de emagrecimento e ganho de massa muscular, por exemplo.

Artigo anterior
Como aumentar o score na hora?
Artigo seguinte
O que diminui colesterol?