Qual o melhor antibiótico para infecção de garganta?

Perguntado por: Ângela Batista de Tavares  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (35 avaliações)

Antibióticos, como benzetacil, amoxicilina ou azitromicina: são utilizados somente em casos de infecção bacteriana, para eliminar as bactérias que causam a infecção.

Como saber se a infecção de garganta e viral ou bacteriana?

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Como tratar infecção bacteriana na garganta?

O tratamento da amigdalite bacteriana é quase sempre feito com o uso de um antibiótico de amplo espectro, como a amoxicilina, que permite eliminar o excesso de bactérias.

Qual a diferença entre infecção e inflamação na garganta?

Para saber se o seu caso é infecção ou inflamação na garganta, é preciso ficar atento aos sinais.
...
É comum que no processo inflamatório o paciente apresente os seguintes sintomas:
  1. Calor (aquecimento).
  2. Rubor ou hiperemia (vermelhidão).
  3. Edema (inchaço).
  4. Hiperestesia (dor ao toque).
  5. Perda de função.

Quando a garganta não Desinflama com antibiótico?

Quando os antibióticos não resolvem por si, podemos estar diante de uma complicação ( por exemplo os abscessos). Procure o Otorrinolaringologista.

Dor de garganta, qual o melhor remédio? Antibiótico? #75

22 questões relacionadas encontradas

O que fazer quando antibiótico não faz efeito?

2. Tome sempre o antibiótico durante o tempo indicado. A interrupção antecipada do tratamento pode ter como resultado a sobrevivência de algumas bactérias. Corre o risco de voltar a adoecer e essas bactérias ainda vivas poderão tornar-se mais resistentes, o que faz com que a infeção seja mais difícil de curar.

Quando a infecção de garganta resistente?

A amigdalite leva ao aparecimento de alguns sintomas como dor de garganta, dificuldade para engolir e febre, e pode ser classificada em dois tipos de acordo com a duração dos sintomas em: Amigdalite aguda, em que a infecção dura até 3 meses; Amigdalite crônica, em que a infecção dura mais de 3 meses ou é recorrente.

Qual é a diferença entre infecção e inflamação?

A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.

Como identificar inflamação na garganta?

Apesar de muitas pessoas não saberem, as dores na garganta podem ter duas causas distintas, a primeira por inflamação e a segunda por infecção.
...
Como Diferenciar Inflamação e Infecção na Garganta
  1. Calor;
  2. Vermelhidão (Rubor);
  3. Inchaço;
  4. Dor ao toque;
  5. Perda de função.

Qual o sintomas de infecção de garganta?

Sintomas de infecção da garganta

Pessoas com infecções de garganta sentem dor intensa ao engolir e, geralmente, ao falar. Por vezes, também se sente dor nos ouvidos. Algumas pessoas apresentam febre, cefaleia e náuseas. As amígdalas ficam vermelhas e inchadas e, por vezes, têm manchas brancas.

O que pode causar amigdalite bacteriana?

A amigdalite bacteriana (causada por bactérias) costuma ser provocada pela bactéria Streptococcus ß-hemolitico grupo A, dando origem a amigdalite pultácea ou estreptocócica. Os fungos também podem estar implicados (amigdalite fúngica), contudo esta etiologia é muito pouco frequente em doentes imuno-competentes.

Quanto tempo dura uma infecção bacteriana na garganta?

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

Como tratar garganta inflamada viral?

Se for esse o caso, o médico pode indicar um antibiótico associado a um anti-inflamatório e/ou analgésico, para aliviar a dor ainda durante o tratamento. Por outro lado, se a infecção for viral, a recomendação é tratar apenas os sintomas, mais uma vez com analgésicos ou anti-inflamatórios.

Como tratar infecção viral na garganta?

O tratamento para a amigdalite viral deve ser orientado por um clínico geral, pediatra ou otorrinolaringologista e consiste principalmente no uso de medicamentos para baixar a febre e aliviar a dor, como o paracetamol e remédios anti-inflamatórios para diminuir o inchaço das amígdalas, como o ibuprofeno.

Quem vem primeiro a inflamação ou infecção?

Muitos processos infecciosos ocorrem quando o sistema imune encontra-se fragilizado, facilitando a entrada e a multiplicação do agente. Por isso, é comum um processo inflamatório evoluir para infecção.

O que é uma inflamação?

A inflamação é uma resposta à infecção ou lesão tecidual que ocorre para erradicar microrganismos ou agentes irritantes e para potenciar a reparação tecidual.

Quais são os tipos de infecções?

Existem diversos tipos de infecções, que são nomeadas de acordo com o local acometido, por exemplo, infecção de garganta, de ouvido, infecções sexualmente transmissíveis, infecções hospitalares, urinárias, de pele, pneumonias, infecções de sangue, do coração, nos olhos, entre outras.

Quais são os sintomas de câncer nas amígdalas?

Sintomas do câncer de amígdalas
  • dor persistente na garganta;
  • sangue na saliva;
  • crescimento anormal de uma das amígdalas;
  • ferida na parte de trás da boca, que não melhora;
  • dificuldade ou dor ao engolir, falar e mastigar;
  • dor no ouvido, que pode ser intensa e crônica;
  • caroço no pescoço, que pode ser acompanhado de dor;

Quanto tempo dura pus na garganta?

É comum que o desconforto da amigdalite melhore em 1-2 dias, e que as placas desapareçam entre 3 e 5 dias. Se ainda observar placas brancas nas amígdalas depois desse prazo, é provável que a bactéria seja resistente ao tratamento proposto.

O que acontece se não tratar garganta inflamada?

“Muita gente menospreza a dor de garganta. A febre reumática é uma doença gerada por uma bactéria que causa infecção na garganta.

Qual é o antibiótico mais forte que existe?

Nos Estados Unidos, pesquisadores do Instituto Scripps mexeram na estrutura molecular de um velho antibiótico: a vancomicina, usada há 60 anos. Eles criaram uma espécie de supervancomicina, mil vezes mais forte. A vancomicina é como uma arma que destrói a parede da bactéria.

Qual antibiótico mais forte para infecção?

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Quando a bactéria é resistente ao antibiótico?

As bactérias com grande capacidade de adaptação, chamadas de superbactérias, desenvolvem mecanismos de resistência até mesmo contra os antibióticos de última geração. Isso reduz muito as possibilidades de tratamento.

Como saber se a dor de garganta e bacteriana ou viral?

A ofensiva viral e a reação inflamatória despertada por ela afetam toda a mucosa da garganta, gerando vermelhidão, coceira, inchaço e dor. Na bacteriana, as amígdalas ficam inchadas e podem sediar uma placa esbranquiçada, o pus. A febre pode dar as caras em ambos os casos.

O que é faringite viral?

Faringite pode ser causada por vírus e bactérias ou ser sintoma de outras doenças, como alergias. A faringite é uma inflamação que acomete a faringe, parte superior da garganta que liga o nariz e a boca ao esôfago e à laringe. Ela pode ser causada por bactérias ou vírus (a maioria dos casos).

Artigo anterior
Como apresentar um produto por email?
Artigo seguinte
Quem tá com diarreia pode tomar Coca-cola?