Qual o esquema de aterramento mais utilizado no Brasil?

Perguntado por: Marta Érika de Alves  |  Última atualização: 22. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (62 avaliações)

Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.

Qual esquema de aterramento utilizar?

Dependendo da maneira como um sistema é aterrado e qual é o dispositivo de proteção utilizado, os esquemas de aterramento em baixa tensão são classificados pela NBR-5410 em três tipos: Esquema TN. Esquema TT. Esquema IT.

Quais são os 5 tipos de aterramento?

Existem diversos tipos de aterramento de acordo com a norma NBR-5410, tais como:
  • Esquema TN: ...
  • Esquema TN-S: ...
  • Esquema TN-C: ...
  • Esquema TN-C-S. ...
  • Esquema TT: ...
  • Esquema IT: ...
  • Os objetivos para existir o cabo de terra, são:

Qual o melhor tipo de aterramento para residência TT ou TN-S?

Em primeiro lugar, deve se optar pelo tipo de aterramento TT sempre que possível, mas caso não seja possível utilizar o sistema anterior (por razões operacionais e de ordem estrutural do ambiente), deve-se optar pelo tipo de aterramento TN-S.

O que é aterramento TT?

Em um aterramento no esquema TT um ponto da fonte de alimentação é diretamente aterrado. Por sua vez, todas as partes metálicas expostas do sistema, além de todas aquelas estranhas à instalação são ligadas a um ou mais de um eletrodo de aterramento da alimentação.

Aterramento - A melhor explicação do Youtube passo a passo

33 questões relacionadas encontradas

O que é esquema TT?

Esquema TT:

Este esquema possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, estando as massas da instalação ligadas a um eletrodo de aterramento eletricamente distinto do eletrodo de aterramento da fonte, ou seja, os equipamentos são aterrados com uma haste própria, diferente da usada para o neutro.

Qual o melhor esquema de aterramento para residência?

Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.

Qual é o sistema de aterramento mais eficiente?

i) Sistema TT ( fig. 4) É considerado o mais eficiente de todos , nele o neutro é aterrado logo na entrada e segue até a carga como neutro, e o terra vai da massa do equipamento diretamente para uma haste de aterramento indepemdente da haste onde foi ligado o neutro.

Quais os 3 tipos de aterramento usados para segurança em residências qualidade de energia e proteção em procedimentos?

Conforme a norma NBR 5410 – instalações elétricas de baixa tensão, as instalações elétricas devem obedecer um dos 3 esquemas básicos (e suas derivações) citados acima, que são os tipos de aterramento TT, TN e IT. S – proteção e neutro (PE) por condutores devidamente separados.

Quais são os 3 tipos de aterramento?

Conforme a norma ABNT NBR 5410, existem tres tipos de esquemas de aterramento. Sao eles: TN, ● TT e ● IT. O esquema TN considera três variantes, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção, TN-S, TN-C-S e TN-C.

Quais os três tipos de aterramento?

A NBR 5410 define três principais tipos de esquemas de aterramento que podem ser utilizados nas instalações elétricas de baixa tensão: TN, TT e IT.

Quais são os tipos de SPDA?

Tipos de SPDA
  • SPDA moderno com Para-Raios Ionizante. ...
  • SPDA pelo método de Gaiola de Faraday. ...
  • SPDA pelo método da Ponta Franklin. ...
  • SPDA pelo método das Esferas Rolantes.

Como preparar o solo para aterramento?

Para fazer um aterramento não basta fazer um buraco no solo e inserir a haste de cobre de qualquer maneira e fazer a conexão de um fio qualquer e levar até o quadro de distribuição de circuitos (QDC), pelo contrário!

Como deve ser feito o aterramento?

O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada.

Quais os materiais para fazer um aterramento?

Aterramento, peças para montagem.
  • Cordoalha flexível: A cordoalha é um material fabricado em malha trançada em cobre estanhado. ...
  • Hastes de aterramento: São comumente identificados como eletrodos verticais.

Qual é o valor considerado bom para a impedância de um aterramento?

O NFPA e IEEE recomendam um valor de resistência de terra de 5 ohms ou menos, enquanto a NEC afirmou que "Certifique-se de que a impedância do sistema à terra é inferior a 5 ohms especificados no NEC 50,56. Em instalações com equipamentos sensíveis deve ser 5 ohms ou menos.

Qual o significado da sigla pé no aterramento?

O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivos de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Aterramento de proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação. ... C – neutro e proteção em um único condutor (PEN).

Como dimensionar o aterramento residencial?

Para ter a certeza de um bom aterramento, se possível, como a boa técnica manda, utilize um TERRÔMETRO para medir a resistência e essa medida deve ficar abaixo de 10 ohms.

Como saber quantas hastes de aterramento usar?

Ex: uma haste de 2m de comprimento, de ser fincada a 2m de distancia da próxima haste, e assim sucessivamente. Um aterramento ideal dever ser feito com mais hastes quanto for possível, pode-se interliga-las entre todos os pontos mas não é necessário. Quanto mais hates, menor será resistencia e isso é desejável.

Como colocar uma haste de aterramento?

Escolha um lugar com terra e inicie um furo ou buraco no chão para enterrar a haste. No caso de você não conseguir um local de terra, terá que escolher um outro próximo de onde será utilizado o aterramento e romper o chão utilizando ferramentas de pedreiro (marreta, talhadeira, ponteiro, etc).

Quando um sistema de aterramento do tipo TN S é obrigatório?

Em circuitos de condutores de cobre com seção inferior a 10mm² e nos condutores de alumínio e em equipamentos móveis 16mm², é obrigatório o uso de condutores separados PE e N (cinco fios).

O que a NBR 5410 fala sobre aterramento?

O aterramento de massas e elementos condutores estranhos à instalação elétrica que fazem parte da residência, conforme prescrição da norma ABNT NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão. ... Uma “coisa” é o aterramento do condutor neutro no padrão de entrada e outra “coisa” é o aterramento das massas da instalação.

Quais são os tipos de Para-raios?

No mercado, estão disponíveis diversos tipos de Para Raios: Franklin, Gaiola de Faraday, Estrutural, Radioativo, minicaptores, e a lista segue.

Artigo anterior
O que deve ser feito primeiro o PPRA ou o PCMSO Porquê?
Artigo seguinte
Quando George Weasley morre?