Qual o EPI necessário para atender um paciente com meningite?

Perguntado por: Isabel Reis de Vaz  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (31 avaliações)

Máscara cirúrgica... A N95 ou PFF2 são para tuberculose... Bom dia Monica, A mascara cirurgica é suficiente para proteção contra a meningite, pois sua transmissão se dá por gotículas (precaução por goticula) .

Qual precaução para paciente com meningite?

Precaução padrão: higienize as mãos antes e após o contato com o paciente, use óculos, máscara cirúrgica e/ou avental quando houver risco de contato de sangue ou secreções, descarte adequadamente os pérfuro-cortantes.

Qual o tipo de precaução para meningite viral?

Normalmente a pessoa com meningite viral não precisa ficar internada em isolamento, mas se o médico achar que é melhor para a pessoa não ter contato próximo com os outros, para sua própria recuperação ser mais rápida, poderá ser dada esta indicação.

Quais são as medidas de precaução padrão?

Máscaras e óculos de proteção devem ser utilizados conforme as recomendações de precaução padrão. Os equipamentos para exame clínico, como esfigmomanômetro, estetoscópio ou termômetros, devem ser de uso individual, não devendo ser usados em outros pacientes.

Quais são os tipos de precauções?

Tipos de precauções e isolamentos:
  • Isolamento/Precaução padrão.
  • Isolamento/Precaução de contato.
  • Isolamento/Precaução respiratório por gotícula.
  • Isolamento/Precaução respiratório por aerossol.

EPI's - Paramentação

17 questões relacionadas encontradas

O que é precaução padrão Biossegurança?

As Precauções Padrão (PP) representam um conjunto de medidas que devem ser aplicadas no atendimento de todos os pacientes hospitalizados, independente do seu estado presumível de infecção, e na manipulação de equipamentos e artigos contaminados ou sob suspeita de contaminação.

Quais os tipos de precaução e isolamento?

Poderão ser utilizados os seguintes tipos de isolamento: precauções de gotícula e contato, em quarto privativo. A acomodação dos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus deve ser realizada, preferencialmente em um quarto privativo com porta fechada e bem ventilado (janelas).

Como se dá o contágio da meningite?

A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa. Transmissão: Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.

Qual máscara usar em caso de meningite?

A mascara cirurgica é suficiente para proteção contra a meningite, pois sua transmissão se dá por gotículas (precaução por goticula) .

Qual é o agente causador da meningite?

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.

Quais são as causas da meningite?

Existem três principais agentes etiológicos causadores da meningite bacteriana: Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae.

Quais são os tipos de isolamento?

Existem quatro diferentes métodos de isolamento hospitalar: isolamento padrão, de contato, respiratório por gotícula e respiratório por aerossol. O que os define são os agentes infecciosos confirmados ou suspeitos.

O que são medidas de precaução e isolamento?

O objetivo básico de um sistema de precauções e isolamento é a prevenção da transmissão de microrganismos: De um paciente para outro paciente; De um paciente para um profissional da saúde; De um portador são ou doente para outro.

Quais os tipos e as causas do isolamento social?

As principais causas de isolamento social estão relacionadas a diversos tipos de preconceito, tais como étnico, cultural, religioso e econômico. Muitas vezes, as pessoas (ou grupos) que sofrem algum tipo de discriminação podem preferir se isolar da sociedade.

Qual o objetivo da precaução padrão?

A precaução padrão visa reduzir os riscos de transmissão de microrganismos no hospital que constituem basicamente em higienização das mãos, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) caso seja necessário, manejo e descarte corretos de materiais perfurocortantes e resíduos.

Qual principal objetivo da precaução padrão?

O conceito de precauções-padrão pressupõe que todos os clientes podem estar potencialmente infectados com patógenos. Por esta razão, os profissionais de saúde devem se prevenir com medidas de barreira, sempre que houver possibilidade de contato com sangue ou fluidos corporais.

Qual a importância da precaução padrão?

Precauções são medidas adotadas a fim de evitar a propagação de doenças transmissíveis, evitando assim, a transmissão de micro-organismos dos pacientes infectados para outros pacientes, visitantes ou mesmo para os profissionais de saúde.

O que significa isolamento respiratório?

- Prática da etiqueta respiratória por todos: cobrir a boca e o nariz durante tosses e espirros usando máscara cirúrgica, usar lenços de papel ou flexionar o cotovelo, seguido de higiene das mãos. Descartar os materiais usados para cobrir a boca e o nariz imediatamente após o uso.

O que é isolamento reverso ou protetor?

Isolamento. O isolamento reverso é usado para impedir que o paciente seja infectado por outros. O isolamento reverso é necessário quando o sistema imunológico do paciente não está funcionando bem, como depois de um transplante de medula óssea ou após ter recebido quimioterapia.

O que é isolamento de coorte?

Nesse sentido, o isolamento em coorte consiste em separar em uma mesma enfermaria ou área os pacientes com mesmo tipo de infecção ou agente etiológico. No contexto da pandemia de COVID-19, estabelecer a acomodação dos pacientes em coorte significa separar esses pacientes em uma mesma enfermaria ou área.

Qual a diferença entre quarentena e isolamento?

ISOLAMENTO: Pessoa suspeita ou que testou positivo para a Covid-19; QUARENTENA: Pessoa que esteve em contato com alguém que tem o vírus e está aguardando para ver se tem sintomas; DISTANCIAMENTO SOCIAL: Pessoa que está fazendo a sua parte para reduzir o risco de transmissão.

Como identificar os sintomas da meningite?

Sintomas da meningite bacteriana
  1. febre alta;
  2. rigidez da nuca;
  3. forte dor de cabeça;
  4. náuseas;
  5. dor no pescoço;
  6. manchas vermelhas na pele (característica apresentada na meningite meningocócica).

Quais as principais bactérias que causam meningite?

Principais causas

As principais bactérias responsáveis pela meningite bacteriana são Streptococcus pneumoniae, Neisseria meningitidis, Streptococcus do grupo B, Listeria monocytogenes, Haemophilus influenzae e Escherichia coli.

Quais são as complicações da meningite?

As principais complicações das meningites bacterianas são: perda da audição, distúrbio de linguagem, retardo mental, anormalidade motora e distúrbios visuais. A presença de alguns sinais clínicos pode sugerir a suspeita etiológica.

Quando a meningite atinge o cérebro o que acontece?

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito.

Artigo anterior
Quais são as contas classificadas no passivo não circulante?
Artigo seguinte
Quando Sanji ganha sua primeira recompensa?