Quais são as contas classificadas no passivo não circulante?

Perguntado por: Érica Araújo de Nunes  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (34 avaliações)

Passivo não circulante
  • Financiamento e empréstimos de instituições financeiras;
  • Debêntures à pagar;
  • Fornecedores de equipamentos de grande porte.
  • Empresas controladas;
  • Provisão para imposto de renda diferido;
  • Financiamentos (LP) a longo prazo;
  • Fornecedores (LP);
  • Provisão de contingência trabalhista;

Que grupo de contas não são classificadas no passivo circulante?

A grande diferença entre o passivo circulante e o não circulante é a data de vencimento da obrigação financeira. Enquanto as contas que vencem em até 12 meses são classificadas como circulantes, as dívidas que ultrapassam este prazo podem ser chamadas de passivos não circulantes.

Quais são as contas do Ativo Não Circulante?

O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).

Quais são as contas do passivo circulante?

Podemos citar como contas da categoria passivo circulante as obrigações com funcionários (salários, 13º, férias e outros encargos trabalhistas), impostos (IPTU, IPVA, IRPJ), aluguel, pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e saldos devedores.

Como classificar passivo circulante e não circulante?

A diferença entre eles são os prazos. Sendo assim, no passivo circulante as obrigações devem ser liquidadas no prazo de 12 meses. Por outro lado, no passivo não-circulante, também conhecido como passivo exigível a longo prazo, as dívidas e obrigações são de longo prazo.

ATIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC) / PASSIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC. ) BALANÇO PATRIMONIAL CONTABILIDADE

16 questões relacionadas encontradas

Quais a classificação das contas do ativo circulante e não circulante?

Os ativos circulantes operacionais são contas a receber que dizem respeito aos estoques e às duplicatas, principalmente. Os ativos não circulantes operacionais, por sua vez, dizem respeito aos equipamentos e maquinários utilizados dentro do sistema de produção da fábrica.

Qual critério para classificar em ativo circulante é passivo circulante?

O que são ativos circulantes

Quando falamos sobre o passivo circulante, estamos nos referindo às contas que possuem uma realização a curto prazo, de no máximo 12 meses. Por outro lado, os ativos circulantes se referem aos recursos da empresa que podem ser convertidos para finanças em um curto prazo, de 12 meses também.

São exemplos de contas do passivo?

Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências.
...
O que são contas a pagar?
  • aluguel;
  • água;
  • luz;
  • telefone;
  • internet;
  • impostos;
  • fornecedores;
  • salário dos funcionários;

Quais são as contas que compõem o Ativo Circulante?

Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.

São contas do passivo circulante exceto?

Representam contas do Passivo Circulante, exceto: Salários a Pagar. Provisões e Encargos das Provisões. Empréstimos de Longo Prazo. Fornecedores.

Pode ser considerado como uma conta contábil do ativo não circulante?

O que é ativo não circulante? Já no ativo não circulante se encontra o grupo das contas contábeis com os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro, mas com um prazo maior de 12 meses de realização, como a intenção de venda de móveis, computadores, etc.

São exemplos de Contas do subgrupo ativo circulante?

São exemplos de contas do subgrupo ativo circulante: Caixa, Bancos, Aplicações Financeiras e Estoques.

Como identificar contas do ativo e passivo?

A principal diferença entre os ativos e passivos estão nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer.

Como se divide o passivo?

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

São contas do passivo escolha uma opção?

As contas do passivo correspondem somente às obrigações exigíveis, relacionadas a terceiros, como as contas fornecedores a pagar, salários e tributos a pagar. A resposta correta é: Fornecedores a pagar, salários a pagar, tributos a pagar.

Como o ativo circulante deve ser classificado?

O ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios: (a) espera-se que seja realizado, ou pretende-se que seja vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade; (b) está mantido essencialmente com o propósito de ser negociado; (c) espera-se que seja ...

Qual o critério para classificação das contas do ativo e do passivo?

As contas de passivos são o outro lado da moeda. Enquanto os ativos se referem a bens e direitos, o passivo é o conjunto de obrigações e dívidas de uma organização. São os itens de posse que demandam custo e contas a pagar em geral. Ou seja, tudo que gera despesa.

Quais os critérios utilizados para classificação das contas do ativo e passivo em circulante e não circulante?

No Brasil, a classificação do ativo deve seguir a ordem de liquidez, dentro dos grupos de circulante e não circulante para os ativos, e a ordem de exigibilidade, dentro dos grupos de circulante e não circulante para os passivos.

Como identificar as contas em contabilidade?

Geralmente, as contas contábeis de uma empresa são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas. Elas são utilizadas justamente para organizar os registros, dando nome a cada movimentação realizada pelo negócio. Sem esse método, fazer a análise fica muito mais difícil.

Como são classificadas as contas?

As contas são classificadas em: Contas Patrimoniais – São os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.

Quais são os subgrupos do ativo?

O ativo não circulante é composto por quatro subgrupos de ativos, agrupando-os em tipos de bens, dentre eles estão: Realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

Qual o valor do ativo não circulante?

Os ativos não circulantes são os investimentos de longo prazode uma empresa cujo valor total não será realizado no período de um ano. Normalmente têm uma baixa liquidez, o que significa que esses recursos não podem ser facilmente convertidos em dinheiro.

Para que serve o ativo não circulante?

Ativo Não Circulante é um termo utilizado na contabilidade e no mercado financeiro para designar todos ativos de uso de uma empresa que não são facilmente ou imediatamente liquidados.

O que é o ativo circulante?

O ativo circulante são os bens e direitos de uma empresa, que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo. Sendo assim, dentre os ativos de uma empresa, os ativos circulantes são os que possuem maior liquidez e, por isso, são conhecidos como ativos realizáveis a curto prazo.

Quais das seguintes contas são consideradas contas redutoras do ativo circulante?

As contas redutoras mais recorrentes no ativo (circulante ou permanente) são:
  • Provisão para Devedores Duvidosos (PCLD);
  • Depreciação acumulada;
  • Capital a realizar;
  • Duplicatas descontadas.

Artigo anterior
Quais as principais características dos ascomicetos?
Artigo seguinte
Qual o EPI necessário para atender um paciente com meningite?