Qual o entendimento do STJ sobre o princípio da saisine?

Perguntado por: Lara Macedo  |  Última atualização: 19. September 2024
Pontuação: 4.4/5 (35 avaliações)

Pelo princípio da saisine, previsto no art. 1.572 do CC⁄16, o domínio e a posse da herança transmitem-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários, evitando-se, com isso, que as relações jurídicas do falecido sofram solução de continuidade.

Em que consiste o princípio da saisine?

"Por força da saisine, aberta a sucessão, a propriedade dos bens do bens do cujus transmite-se de imediato aos herdeiros (Código Civil, artigos 530, IV, e Page 3 1.572), permanecendo indivisa até a partilha, com a administração do inventariante, que representa o espólio (Código de Processo civil, artigo 12, V)".

O que dispõe o princípio da saisine descrito no art 1784 do CC?

O artigo 1784 do Código Civil dispõe que “Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários”. Infere-se, pois, que com a morte do titular do patrimônio, por força do princípio da saisine, a herança se transmite desde logo aos herdeiros legítimos (art.

Quais os efeitos do princípio da saisine?

Efeitos da saisine

Morto o antecessor, no mesmo instante seus sucessores adquirem seus direitos e obrigações. No direito romano, fazia-se a distinção da classe dos necessários, que adquiriam a herança independentemente de qualquer ato, e a dos demais herdeiros, que só a recebiam mediante a additio.

Qual é o efeito principal e quais são os efeitos acessórios da saisine?

O princípio da saisine estabelece que a abertura da sucessão se dá no momento da morte do autor da herança e implica a transmissão automática de todo o seu patrimônio aos seus herdeiros legítimos ou testamentários, conforme o art. 1.784 do Código Civil.

Princípio da Saisine | Natália Fachini

17 questões relacionadas encontradas

O que significa o princípio da saisine é porque ele é tão importante para o direito das sucessões?

Este princípio do Direito Sucessório está exarado no artigo 1.784 do Código Civil brasileiro, no qual afirma que o momento da morte, em que é considerada aberta a sucessão, opera-se a imediata transferência da herança aos herdeiros legítimos e testamentários.

O que diz o artigo 1.784 do Código Civil?

1.784. Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários.

Qual a importância da aplicação do direito de saisine para o direito sucessório brasileiro?

Assim, emanado das diretrizes norteadoras do direito sucessório, o princípio da saisine ou droit de saisine mostra-se essencial para impedir eventual vácuo na titularidade do patrimônio, enquanto resguarda o acervo sucessível, que não deve carecer de titular ou vagar sem dono por tempo algum.

O que diz o artigo 1.829 do Código Civil?

1.829. A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte: I - aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunhão universal, ou no da separação obrigatória de bens (art.

O que significa a palavra saisine?

O vocábulo saisine, numa tradução vulgar, a significar “posse de bens”, vem do verbo saisir, que dentre os seus vários sentidos tem o de apo- derar-se (de um bem), que é o que mais se aproxima do que nos interessa.

Quanto ao princípio da saisine que significa a transmissão dos bens da herança aos herdeiros legítimos e testamentários podemos afirmar que?

O princípio da Saisine pode ser conceituado como uma ficção jurídica em que ocorrendo a morte de uma determinada pessoa os seus bens serão imediatamente transferidos aos sucessores (legítimos e testamentários);

O que diz o artigo 1.845 do Código Civil?

Correntes jurisprudenciais relacionadas ao Artigo 1845 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002. O cônjuge sobrevivente, independentemente do regime de bens adotado no casamento, é considerado herdeiro necessário e concorre com os descendentes do falecido.

O que diz o artigo 1793 do Código Civil?

Artigo 1793 - O direito à sucessão aberta, bem como o quinhão de que disponha o co-herdeiro pode ser objeto de cessão por escritura pública. § 2º. Ineficaz a cessão, pelo co-herdeiro, de seu direito hereditário sobre qualquer bem de herança considerado singularmente.

O que é o Pacto de corvina?

Nesse sentido, trazendo a analogia para o mundo jurídico, "a pacta corvina" ocorre quando é celebrado contrato que tem por objeto herança de pessoa viva, ou seja, sequer o proprietário do patrimônio faleceu e já está sendo negociada a futura "herança" por meio contratual.

Qual aceitação é feita pelo próprio herdeiro?

A aceitação tácita é aquela que resulta tão somente de conduta própria de herdeiro (art. 1.805). Embora não haja declaração expressa de aceitação, esta decorre de comportamento concludente, que traduza a intenção de aceitar a sucessão.

Quais são os 5 cinco princípios gerais do direito conforme o CPC?

Os princípios do Direito Processual Civil são devido processo legal, dignidade da pessoa humana, legalidade, contraditório, ampla defesa, publicidade, duração razoável do processo, igualdade, eficiência, boa fé, efetividade, adequação, cooperação, respeito ao autorregramento da vontade no processo, primazia da decisão ...

O que diz o artigo 1658 do Código Civil?

Artigo 1658

No regime de comunhão parcial, comunicam-se os bens que sobrevierem ao casal, na constância do casamento, com as exceções dos artigos seguintes.

Como o STJ interpreta a regra caso o falecido tenha deixado bens particulares?

O cônjuge supérstite, casado sob o regime da comunhão parcial de bens, apenas concorrerá com os descendentes se o falecido houver deixado bens particulares, ou seja, bens adquiridos antes do casamento ou que, mesmo adquiridos após essa data, não estejam por qualquer motivo, sujeitos à comunhão.

O que é a meação?

Meação é o termo que designa a metade ideal do patrimônio comum do casal, a que faz jus cada um dos cônjuges. No regime da comunhão universal de bens, todos os bens se comunicam, tanto os adquiridos anteriormente como os posteriormente ao casamento, salvo cláusulas restritivas.

O que é uma herança jacente?

Diz-se jacente a herança aberta mas ainda não aceite nem declarada vaga para o Estado (artigo 2046.º do Código Civil – CC). Entre o momento da abertura da sucessão, que corresponde ao momento da morte, até que os herdeiros aceitem a herança estamos assim no período da jacência da herança.

O que significa partilha per saltum?

BENS DEIXADOS PELA VIÚVA DO INVENTARIADO, PÓS MORTA. IMPOSSIBILIDADE DE TRANSMISSÃO DA PROPRIEDADE DE TAIS BENS DIRETAMENTE AOS HERDEIROS-FILHOS DA FALECIDA.

Quais são os princípios do direito sucessório?

Quais são os Princípios do Direito Sucessório ?
  • Princípio da liberdade absoluta para testar.
  • Princípio da “saisine”
  • Princípio da liberdade limitada para testar.

O que diz o artigo 1521 do Código Civil?

art. 1521, I, “Não podem casar: os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil.” Page 4 O legislador buscou o sentido ético e moral da família, independentemente da natureza do vínculo. art. 1521, III, “Não podem casar: o adotante com o cônjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante.”

O que diz o artigo 1630 do Código Civil?

Artigo 1630

Art. 1.630. Os filhos estão sujeitos ao poder familiar, enquanto menores.

Quando o pai morre o filho tem direito a herança?

Os herdeiros legais são tanto os descendentes como os ascendentes. Assim, pais, avós, filhos e cônjuges são os mais comuns em uma partilha de bens. Em geral, a herança ficará com os parentes mais próximos, do ponto de vista legal. Se o falecido não tiver filhos, os pais e o cônjuge herdarão partes iguais.

Artigo anterior
Quais os alimentos que prejudicam a memória?
Artigo seguinte
Como criar um link para Gmail?