Qual o Csosn para o CFOP 1202?
Perguntado por: Ema Eduarda Soares de Amorim | Última atualização: 10. April 2022Pontuação: 4.7/5 (22 avaliações)
O CFOP será um CFOP especifico para devolução de mercadoria vendida ao cliente, nesse caso o CFOP 1202 (dentro do estado) ou 2202 (fora do estado) com a Natureza da Operação "Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros".
Qual o CST para o CFOP 1202?
Refiro-me, as NF-es de entrada com CFOP 1.202/2.202 (Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros), que estão sendo emitidas indevidamente com CST do IPI 50 (Saída tributada) e CST PIS/COFINS 01 (Operação tributada com alíquota básica).
Qual Csosn usar para devolução de venda?
Consta no Portal da NF-e a orientação de Preenchimento da NF-e em que estabelece que na devolução de mercadorias por empresa optante pelo Simples Nacional CRT 1 para contribuinte não optante pelo Simples Nacional deverá ser utilizado o CSOSN 900.
Qual o CST para nota de devolução?
Ao emitir uma nota de devolução, você deverá utilizar o mesmo código de CST da nota fiscal de origem: “070”.
Qual a diferença entre o CFOP 1202 e 5202?
Ex1: A empresa PJ devolve a mercadoria com defeito com o CFOP 5202 ( sendo uma devolução de compra para comercialização sem st) e essa NF é escriturada na contabilidade da minha empresa como 1202 ( Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros ).
Emissão de Nota fiscal devolução de venda CFOP 1202 - lojas
Quando devo usar o CFOP 5202?
CFOP 5202: deve ser usado para devolução de compra para comercialização de mercadorias, cujas entradas tenham sido identificadas como compra para comercialização (isto é, o 1102);
Quando usar CFOP 5202?
5202 - Devolução de compra para comercialização Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como Compra para comercialização.
Qual o CST para o CFOP 6202?
Natureza de operação: Devolução de mercadoria CFOP: 5202 (interna) / 6202 (interestadual) CST: 000 (ICMS Tributado Integralmente) Dados Adicionais: Devolução total/parcial (conforme o caso) das mercadorias adquiridas no dia 01/11/2016 do fornecedor XYZ Ltda.
Como emitir uma nota fiscal de devolução?
Para realizar esse processo, basta informar no verso da nota fiscal os motivos da devolução, datar e assinar. Com isso, a mercadoria já está pronta para retornar ao seu local de destino. Vale ressaltar que será preciso registrar a entrada da mercadoria na empresa por meio de nota com indicação de dados da NF original.
Qual CST usar para devolução de mercadoria com St?
Quando a devolução de mercadorias sujeitas à substituição tributária ocorre entre contribuintes substituídos, o Código de Situação Tributária (CST) que deve ser utilizado na Nota Fiscal de devolução é o "060" - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária, visto o ICMS referente às respectivas operações de ...
Qual Csosn usar para devolução 6411?
- Para CFOP 5410, 5411, 5201, 5202, 6410, 6411, 6201, 6202 o CSOSN será convertido para 900.
Quando usar o Csosn 400?
8) CSOSN 400 – Não tributada pelo Simples Nacional
As empresas optantes pelo Simples Nacional são tributadas somente pelas receitas, logo qualquer saída que não seja receita e não tenha um código próprio deverá ter a nota fiscal emitida com o CSOSN 400.
Como fazer lançamento de devolução de vendas?
Ocorrendo a devolução de venda, o valor correspondente a essa devolução deverá ser contabilizado em conta própria, como redutora da receita bruta das vendas.
Qual o CST de PIS e Cofins para devolução de venda?
Na Escrituração de sua nota de devolução de venda, deverá informar o CST 98 PARA PIS/COFINS.
Qual o CST de PIS e Cofins para Simples Nacional?
Nem todos os CST de PIS e COFINS da Instrução Normativa nº 1.009 de 2010 podem ser utilizados pelas empresas optantes pelo Simples Nacional. Vai emitir documento fiscal de saída? Confira o CST de PIS e Cofins: O CST 06, por exemplo – Receita Tributada a alíquota zero não alcança o Simples Nacional!
Qual CST usar para CFOP 2411?
Natureza de Operação: Devolução de Venda de Mercadoria CFOP: 1411 (interna) / 2411 (interestadual) CST: 060 Dados Adicionais: Devolução de venda de mercadoria recusada pelo cliente.
Sou MEI como emitir nota fiscal de devolução?
- faça o cadastro da natureza da nota juntamente com o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações das Entradas e Saídas de Mercadoria), na aba “Cadastros” > “Naturezas”. ...
- vá em “Nota de Produtos” e clique em “+Nova”;
Como emitir nota fiscal de devolução de mercadoria de uso e consumo?
No caso de operação de devolução, esse documento fiscal deve ser emitido com destaque do ICMS, calculado pelo mesmo valor da base de cálculo e pela mesma alíquota da operação original de venda (aquisição), com expressa remissão à Nota Fiscal correspondente.
Qual o código de remessa para conserto?
6915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo Classificam-se neste código as remessas de mercadorias ou bens para conserto ou reparo.
Qual situação tributária para devolução de mercadoria Simples Nacional?
A empresa optante pelo Simples Nacional, quando da devolução da mercadoria, e em se tratando de hipótese de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), modelo 55, deverá indicar a base de cálculo e o ICMS porventura devido em campos próprios.
Onde destacar o ICMS na nota de devolução?
Conforme estabelece a Resolução CGSN nº 94, as empresas enquadradas no Simples Nacional devem destacar em campo complementar o ICMS em notas de devolução do modelo 1, 1-A ou avulsa. No caso de a devolução ser realizada por meio de nota fiscal modelo 55, o ICMS deve ser destacado em campo próprio.
O que é devolução de compra?
Devolução de mercadoria é quando o item comprado é enviado de volta à empresa após ter sido recebido/escriturado pelo cliente. Note que já houve a aceitação do produto por ele, pois esse fato é importante para diferenciar o processo de retorno de mercadoria.
Qual CFOP de devolução de compra para industrialização?
CFOP 5201 - Devolução de compra para industrialização.
Como contabilizar devoluções?
Ressalte-se que as unidades devolvidas não devem ser registradas pelo valor do preço médio vigente na data da devolução, mas sim pelo preço pelo qual se deu a baixa. Consequentemente, a reentrada da mercadoria devolvida no estoque altera o custo médio, se houver ocorrido alteração deste, entre a venda e a devolução.
Como funciona hidrogênio como combustível?
Como fazer transferência caixa pelo telefone?