Como é dividida a classificação da receita orçamentária por grupos?

Perguntado por: Luciana Anjos  |  Última atualização: 18. Oktober 2024
Pontuação: 4.2/5 (53 avaliações)

A Lei Federal nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.

Quais são as classificações orçamentárias?

Vejam abaixo quais são elas. Classificação Institucional; • Classificação Funcional; • Classificação por Natureza da Despesa; • Classificação por Fontes de Recurso; • Identificador de Uso; • Esfera Orçamentária; • Identificador de Resultado Primário.

Como é dividida a classificação da receita orçamentária por grupos escolha uma opção?

A alternativa correta é a letra B) Receita Administrativa, Receitas não Administrativas, Receitas diretamente arrecadadas e Operações de Crédito, pois está de acordo com a classificação da receita orçamentária.

Quais são os tipos de receita orçamentária?

Sob aspecto Contábil, podemos classificar a receita orçamentária quanto ao seu impacto no patrimônio, podendo ser: Efetiva ou Não Efetiva.

Como se classificam as receitas?

a) Receitas ordinárias: são aquelas receitas públicas recebidas com regularidade no movimento normal das atividades do ente federativo, como a arrecadação de tributos. b) Receitas extraordinárias: são aquelas receitas públicas não permanentes/usuais que ocorrem, por exemplo, no caso de guerra e doações.

Exercícios de Receita Pública - Classificação da Receita Orçamentária

36 questões relacionadas encontradas

Como são classificadas as receitas e as despesas orçamentárias?

As receitas orçamentárias podem ser classificadas segundo os seguintes critérios: (a) Quanto à procedência; (b) Quanto à fonte e destinação dos recursos; (c) Quanto à apuração do Resultado Primário; (d) Quanto à natureza econômica.

Como se dividem as receitas públicas?

A receita pública se divide em dois grandes grupos: as receitas orçamentárias e as extraorçamentárias.

Quais são os 5 princípios orçamentários?

Este princípio é consagrado no art. 37 da CF de 88: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: ..."

Como são classificadas as despesas orçamentárias?

Pode-se classificar a despesa orçamentária em três etapas: planejamento; execução; e controle e avaliação. A etapa do planejamento e contratação abrange, de modo geral, a fixação da despesa orçamentária, a descentralização/movimentação de créditos, a programação orçamentária e financeira e o processo de licitação.

O que representa um exemplo de receita orçamentária?

Como exemplo de receitas orçamentárias podemos citar a receita advinda dos tributos, da exploração do patrimônio do Estado, dos recursos provenientes do desenvolvimento bem sucedido de atividade econômico pelo Poder Público, etc.

O que é ordem orçamentária?

A organização orçamentária e financeira permite prever como os recursos financeiros serão aplicados dentro do exercício financeiro anual.

Quanto à classificação da receita pública orçamentária Pode-se afirmar que são exemplos de receitas correntes as?

São exemplos de receitas correntes: a receita tributária, a receita de contribuições, a receita patrimonial, a receita agropecuária, a receita industrial, a receita de serviços e outras.

Como as entradas ou receitas de uma empresa podem ser classificadas?

Como se classifica as receitas? A doutrina classifica as receitas públicas, quanto à procedência, em originárias e derivadas.

Quais são as 3 leis orçamentárias?

As leis de caráter orçamentário dizem respeito ao plano plurianual (PPA), às diretrizes orçamentárias (LDO), suas alterações, ao orçamento anual (LOA) e aos créditos adicionais, os quais são apreciados na forma do Regimento Comum (art.

Quais são as três peças orçamentárias?

Compõe-se de três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA. Art. 165.

Quais são as receitas primárias?

Receitas primárias (ou receitas não financeiras) do governo: são aquelas, por exemplo, provenientes da arrecadação tributária com impostos, taxas e contribuições de melhoria, que compõe a chamada “carga tributária” do Brasil.

Quais são as etapas da despesa orçamentária?

Significa realizar as despesas previstas no orçamento público, seguindo os três estágios presentes na Lei nº 4.320/64: empenho, liquidação e pagamento. O empenho é a etapa em que o governo reserva o dinheiro que será pago quando o bem for entregue ou o serviço concluído.

Quais são as 4 categorias das despesas econômicas?

  • 3 - DESPESAS CORRENTES. Classificam-se nesta categoria todas as despesas que não contribuem, dire- ...
  • 4 - DESPESAS DE CAPITAL. ...
  • 1 - PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS. ...
  • 2 - JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA. ...
  • 3 - OUTRAS DESPESAS CORRENTES. ...
  • 4 - INVESTIMENTOS. ...
  • 5 - INVERSÕES FINANCEIRAS. ...
  • 6 - AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA.

Quais são os 3 tipos de despesas operacionais?

Existem 3 tipos de despesas operacionais: aquelas que são comerciais, as que são administrativas e as que não são nem uma nem outra, ou seja, as demais.

Quais são e qual a sistemática de cada lei orçamentária?

A gestão do dinheiro público no Brasil segue um modelo orçamentário baseado em três leis: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e Projeto Plurianual (PPA). Este sistema é utilizado nas três esferas de governo, Federal, Estadual/Distrital e Municipal.

Como funciona o ciclo orçamentário?

De forma geral, o ciclo orçamentário é composto das seguintes fases: elaboração da proposta, apreciação legislativa, execução, controle e avaliação. Corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, desde sua concepção até a avaliação final.

O que são técnicas orçamentárias?

Técnicas Orçamentárias compreendem um conjunto de teorias, características, padrões, finalidades e classificações próprias, que identificam e definem o orçamento público de determinada época/período. O Orçamento Tradicional é um documento de previsão de receita e autorização de despesas com ênfase no gasto.

Qual a diferença entre receita pública e receita orçamentária?

Em sentido amplo, receitas públicas são ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado, que se desdobram em receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário, e ingressos extraorçamentários, quando representam apenas entradas compensatórias.

O que é repartição de receitas?

A repartição das receitas tributárias nada mais é do que a divisão do produto arrecadado por um tributo, o qual foi criado e cobrado por uma das pessoas componentes do Estado.

Quais são os princípios do orçamento?

Por sua importância, incluiu-se na análise o Código de Contabilidade da União, de 1922 e a Lei nº 4.320/64 que, já a partir do seu art. 2º, consagrou três princípios orçamentários: os da unidade, universalidade e anualidade, além de outros como especificação, orçamento bruto, equilíbrio, exclusividade e programação.

Artigo anterior
Qual é o celular da Juliette?
Artigo seguinte
Quais os sintomas da falta de serotonina?