O que significa lixiviação no solo?

Perguntado por: Luana Núria de Maia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (15 avaliações)

Em solos mais argilosos, a dispersão da argila na superfície pelo impacto das gotas de chuva provoca o encrostamento superficial”, explica o pesquisador. O mesmo processo de carreamento de nutrientes solúveis, como potássio e enxofre, para as camadas mais profundas é chamado de lixiviação de nutrientes no solo.

O que é lixiviação exemplos?

A “lixiviação” é a extração ou solubilização dos constituintes químicos de uma rocha, mineral, solo, depósito sedimentar e etc. pela ação de um fluido percolante.

O que causa a lixiviação do solo?

Lixiviação do solo é um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais.

O que é lixiviação e quais suas consequências?

A lixiviação é responsável por causar a infertilidade do solo. Isso ocorre devido à lavagem superficial dos sais minerais do solo, podendo gerar a formação de voçorocas grandes e extensos sulcos (fendas). Na prática, a lixiviação pode ser provocada pelo desmatamento, chuvas intensas ou uma soma desses dois fatores.

Qual a diferença de lixiviação e erosão?

Erosão. É um dos mais conhecidos tipos de degradação do solos. ... Em alguns casos, a lavagem excessiva da camada superficial pela água das chuvas – processo chamado de lixiviação ou erosão laminar – torna os solos mais ácidos ou improdutivos.

LIXIVIAÇÃO

21 questões relacionadas encontradas

O que é o processo de lixiviação?

Lixiviação é o movimento de materiais solúveis na matriz do solo pelo efeito da água que escorre e causa erosão ou a água que infiltra no solo em direção ao lençol freático.

Qual a diferença de lixiviação e Laterização?

A lixiviação ocorre em regiões de clima muito chuvoso e é configurada quando a água da chuva leva os nutrientes superficiais do solo. A laterização acontece em regiões com climas semi-úmidos, como no Centro-Oeste brasileiro.

Qual a consequência da lixiviação?

A lixiviação acontece com maior frequência em solos desmatados de regiões tropicais e equatoriais, já que as chuvas são mais intensas e abundantes nesses locais. ... O empobrecimento do solo e a estagnação do crescimento de plantas são algumas das consequências geradas pelo processo de lixiviação.

Quais as consequências da destruição do solo para as pessoas?

Já os impactos da degradação do solo e suas consequências são constatados pela redução gradativa de áreas de cultivo, diminuição na atividade agropecuária e aumento de poluição e areia nas áreas afetadas, redução da disponibilidade de recursos hídricos e destruição da flora e fauna.

Como resolver a lixiviação?

Existem algumas maneiras de se prevenir esse fenômeno, mas a principal é na preparação do concreto e na qualidade do mesmo. Uma diminuição da água na relação água/cimento e um bom adensamento aumentam a impermeabilização do concreto, diminuindo as possibilidades de ocorrência da lixiviação nesse tipo de peças.

Quais as principais causas da arenização dos solos?

As principais causas da arenização dos solos são de origem antrópica, como a retirada da cobertura vegetal e atuação intensiva da agricultura ou pecuária em locais de solos com composição arenosa.

Como ocorre a lixiviação do nitrogênio?

A lixiviação de nitrato é considerada a principal perda do N disponível às plantas (ERREBHI et al., 1998). Ela é influenciada diretamente pelos fatores que determinam o fluxo de água no solo e pela concentração de NO3- na solução (WHITE, 1987).

Como acontece a compactação do solo?

A compactação do solo é o aumento da densidade do solo e a redução da sua porosidade, que se dá quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua. A compactação é causada pela ação do homem ao manejar o solo utilizando máquinas e implementos de maneira inadequada.

Quais são as consequências da poluição das águas para as pessoas?

O QUE É A POLUIÇÃO DA ÁGUA

Ou seja, é água tóxica que não pode ser bebida nem usada em atividades essenciais como a agricultura. Além disso, é uma fonte de insalubridade que provoca mais de 500.000 mortes anuais a nível global por diarreia e transmite doenças como cólera, disenteria, febre tifoide e poliomielite.

Quais são os impactos sobre o solo?

Liberação de gases poluentes; Contaminação dos alimentos que a terra produz; Desertificação; Problemas de saúde pública, entre elas as doenças, como esquistossomose, tétano, doença da lombriga, entre outros.

Quais são as consequências para a agricultura da acidificação dos solos?

A acidez dos solos promove o aparecimento de elementos tóxicos para as plantas (Al) além de causar a diminuição da disponibilidade de nutrientes para as mesmas. As consequências são os prejuízos causados pelo baixo rendimento produtivo das culturas.

O que é a Laterização?

Entende-se por laterização o processo de transformação dos solos quando uma camada ferruginosa aglomera-se sobre eles a partir do processo de lixiviação (lavagem da superfície pelo escoamento da água das chuvas) e do processo de intemperismo químico.

O que é o fenómeno da Laterização?

A laterização é um processo de transformação dos solos tropicais ocasionado pelo intemperismo e agravado pela ação antrópica, que degrada a vegetação protetora. ... É um processo que decorre, especialmente, do intemperismo químico, que é ocasionado pela água das chuvas ou irrigação.

O que causa Laterização?

As causas da laterização podem estar associadas a processos naturais (solos muito desgastados pelo tempo) ou antrópicos, dos quais se destacam as queimadas e o desmatamento, que removem a proteção da superfície e deixam de fornecer materiais orgânicos.

O que é a lixiviação de nutrientes?

A lixiviação é um processo indesejado de “lavagem” do solo, em que os nutrientes e outros elementos químicos são transportados para profundidades além daquelas ocupadas pelas raízes das plantas, podendo trazer prejuízos econômicos e ambientais para o agricultor.

Quais são os principais processos de compactação?

Tipos de compactação de solo
  • Compactação Estática.
  • Compactação Vibratória.
  • Compactadores de Percussão.
  • Rolos Compactadores.
  • Placas Compactadoras.

Como o processo de compactação influencia a permeabilidade do solo?

Como a compactação diminui a quantidade de poros grandes, ela tem grande influência na transmissão da água em um solo saturado. É sabido, em mecânica de solo, que o logaritmo da condutividade hidráulica aumenta linearmente com o tamanho dos poros.

Como ocorre o processo de lixiviação do nitrato no solo?

Íons de nitratos por não serem retidos na fase sólida do solo, geralmente ficam dissolvidos em sua solução, e podem ser lixiviados em maior ou menor grau, em função da percolação da água ao longo do perfil do solo, reduzindo sua disponibilidade para as plantas, com riscos de contaminação das águas de superfície e ...

Como ocorre a perda de nitrogênio no solo?

O nitrogênio na forma de nitrato (NO3-) pode ser perdido por lixiviação (chuva) ou por desnitrificação, indo para a atmosfera, ao passo que o nitrogênio na forma de amônio não está sujeito à estas perdas.

Como ocorre a transformação de amônia em ureia?

A ureia é utilizada na alimentação de animais ruminantes. Isso porque, ao alcançar o rúmen do animal, é transformada em amônia e CO2, daí os microorganismos passam a usar essa fonte de nitrogênio para síntese de nova proteína.

Artigo anterior
Qual dia da semana é de Exú?
Artigo seguinte
Quando ocorre o fato gerador do PIS e Cofins?