Qual a prescrição do FGTS?

Perguntado por: Martinho Ivo Melo  |  Última atualização: 7. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (56 avaliações)

Tese: O prazo prescricional aplicável à cobrança de valores não depositados no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é quinquenal, nos termos do art. 7º, XXIX, da Constituição Federal.

Qual o prazo de prescrição do FGTS?

O entendimento é o de que o FGTS está expressamente definido na Constituição da República (artigo 7º, inciso III) como direito dos trabalhadores urbanos e rurais e, portanto, deve se sujeitar à prescrição trabalhista, de cinco anos.

Como se dá a prescrição para a pretensão de Recolhimento do FGTS em atraso?

Em 13 de novembro de 2014, o STF mudou o entendimento sobre a prescrição do FGTS, mudando de trinta anos para cinco anos o prazo para que o trabalhador faça a cobrança judicial de valores não depositados no FGTS, conta vinculada à Caixa Econômica Federal.

Qual é o prazo prescricional do direito de reclamar contra o não recolhimento do FGTS observado o prazo de dois anos após o término do contrato de trabalho?

Já a prescrição do direito de reclamar contra o não-recolhimento da contribuição para o FGTS (ausência de depósito em determinado mês) é trintenária (30 anos), mas também observando o prazo de dois (dois) anos após o término do contrato de trabalho (Enunciado nº 362).

Qual foi a decisão do STJ sobre o FGTS?

Decisão derruba a suspensão dos processos do FGTS determinada pelo STJ. O Ministro do STJ Herman Benjamin no Recurso Especial nº 1.381.683 – PE havia por determinar a suspensão em todo o país dos processos relativos à correção do FGTS.

Qual o prazo de prescrição da cobrança do FGTS?

35 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo para entrar com ação de revisão do FGTS?

Superior Tribunal de Justiça já tem o entendimento no sentido de que, nas demandas que tratam da atualização monetária dos saldos das contas vinculadas do FGTS, o prazo prescricional é de 30 anos, nos termos da Súmula 210 do STJ.

Quanto tempo posso cobrar FGTS atrasado?

O entendimento da Corte foi o de que os atrasados de FGTS a serem pagos ao trabalhador deveriam ser restritos a cinco anos, o mesmo limite fixado para outras questões trabalhistas. As novas regras passam a valer a partir do dia 12 de novembro.

Como contar 5 anos de prescrição?

Em regra, os 5 anos contados na prescrição são contados mês a mês e a partir da data do ajuizamento das ações judiciais. Nos casos de extinção do contrato de trabalho, vale ressaltar que o prazo de aviso prévio também deve ser levado em conta, mesmo que indenizado.

Quais verbas trabalhistas prescrevem em 5 anos?

A pretensão quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.

Quais são as 2 formas de prescrição trabalhista?

  • Justiça do Trabalho.
  • Prescrição Quinquenal.
  • Prazos Processuais.
  • Precrição Intercorrente.
  • Precrição Bienal.
  • Prescrição.

Qual o valor de 5 anos de FGTS?

Cálculo do FGTS

Portanto, ao longo de 5 anos recebendo um salário mínimo, o valor total acumulado no FGTS seria de aproximadamente R$ 6.777,60. Este valor considera apenas os depósitos mensais de 8% do salário mínimo durante esse período.

O que diz a Súmula 362 do TST?

Súmula nº 362 do TST

Extinto o contrato de trabalho, é de dois anos o prazo prescricional para reclamar em Juízo o não-recolhimento da contribuição do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

O que fazer com FGTS atrasado?

Segundo ela, o primeiro passo é contatar o RH da empresa. “Eventualmente, pode ter sido algum atraso do local onde a pessoa trabalha. Lembrando que estamos em um momento de transição para o FGTS Digital. As empresas podem passar por um momento de dificuldade para fazer o recolhimento.

Como reivindicar meu FGTS?

Acesse o APP FGTS e informe o canal que deseja receber o saldo de sua conta FGTS. Você pode: Cadastrar uma conta bancária CAIXA ou de qualquer Instituição Financeira de sua titularidade para recebimento do Saldo do FGTS; ou.

Como reclamar do FGTS?

Pelo internet banking da Caixa, se o trabalhador for correntista; Pelo SMS FGTS, que envia mensagens com o saldo e os depósitos realizados; Pelo telefone 0800 726 0207, que fornece informações sobre o FGTS; Nas agências da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação e Carteira de Trabalho.

O que acontece se a empresa não pagar o FGTS?

Se a empresa não pagar o FGTS, o trabalhador não perde o direito ao pagamento da multa dos 40% em caso de demissão sem justa causa. Isso porque a empresa deverá fazer o depósito das parcelas em atraso, a multa de 40% sobre o valor total do FGTS e pagar ainda uma multa no valor equivalente ao salário do empregado.

Quando começa a contar a prescrição trabalhista?

Ele determina que na ação trabalhista somente se pode requerer os direitos referentes aos últimos 5 anos. Ou seja, você precisa contar a partir da data de abertura da ação e apenas requerer os direitos trabalhistas desses 5 anos.

Qual Direito trabalhista não prescreve?

Direito Trabalhista - Não prescreve a ação que visa apenas a declaração de tempo de serviço para fins previdenciários.

O que diz a Súmula 268 TST?

Súmula 268 - Súmulas do TST

A ação trabalhista,ainda que arquivada, interrompe a prescrição somente em relaçãoaos pedidos idênticos.

Como é feito o cálculo da prescrição?

O cálculo da prescrição da pretensão executória é feito a partir da pena em concreto. Aqui é analisado a pena que, efetivamente, foi fixada na sentença penal condenatória transitada em julgado. Atenção: se o condenado for reincidente, o prazo da prescrição aumenta em ⅓.

Qual o prazo máximo de prescrição?

Atualmente, um crime pode prescrever em três anos, se o máximo da pena for menor que um ano, ou em 20 anos, se o máximo da pena for superior a 12 anos, por exemplo. Pela proposta de Alê Silva, esses prazos passariam, respectivamente, para 23 e para 40 anos.

O que prescreve em 4 anos?

O prazo de 04 (quatro) anos refere-se às ações relativas ao exercício da tutela, a contar da aprovação das contas, segundo o § 4º do art. 206 do Código Civil. Art. 206.

O que é prescrição quinquenal FGTS?

PRESCRIÇÃO QUINQUENAL.

SÚMULA Nº 362 , ITEM II, DO TST. Em repercussão geral ( ARE 709212/DF ), o Supremo Tribunal Federal decidiu que o FGTS está sujeito à prescrição quinquenal, declarando inconstitucionais as normas que preveem prazo de 30 anos para a cobrança dos depósitos não realizados.

Como calcular o FGTS atrasado de 1999 a 2013?

Saiba quais são os documentos necessários para ingressar com ação de correção do FGTS
  1. Extrato analítico do FGTS de 1999 até 2021 (e não 2013, pois você perderá dinheiro se pedir até 2013 e o STF julgar favorável)
  2. RG.
  3. CPF.
  4. Comprovante de endereço.

Como funciona a prescrição quinquenal?

Já a prescrição qüinqüenal refere-se ao prazo em que o empregado pode reclamar as verbas trabalhistas que fizeram parte do seu contrato de trabalho, a contar do ajuizamento da ação. Assim, o empregado poderá reclamar os últimos cinco anos trabalhados (quinquenal), contados da propositura da demanda trabalhista.

Artigo anterior
O que é a penhora online?
Artigo seguinte
O que significa corte na sobrancelha?