Qual o correto uma vez que ou VEZ QUE?

Perguntado por: Iris Almeida  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (38 avaliações)

Laudelino Freire e Caldas Aulete, dicionários insuperáveis, trazem somente a locução conjuntiva causal 'uma vez que', equivalente a 'já que', 'visto que', 'porquanto': 'Podiam sem susto apresentar-se, uma vez que confiassem no seu mérito' – 'Uma vez que o assunto foi examinado...'.»

É correto dizer uma vez que?

Significado de Uma vez que

locução conjuntiva Como; pela razão que; da forma que; já que: uma vez que ele se licenciou, não precisa mais ir à faculdade. Contanto que; se por acaso: uma vez que ela apareça, a festa começará. Etimologia (origem de uma vez que). Uma + vez + que.

O que pode substituir uma vez que?

27 sinônimos de uma vez que para 2 sentidos da expressão uma vez que: Visto que: 1 visto que, dado que, já que, como, porque, em virtude de, devido a, posto que, por causa de, em razão de, em consequência de, porquanto, pois, pois que, na medida em que.

Como usar vírgula em uma vez que?

· Orações adjetivas explicativas

Nesse caso, o uso da vírgula é fundamental para a desambiguação do sentido, uma vez que, sem essa separação, a oração passa a ser restritiva, como é possível perceber a seguir: Os artistas, que são vaidosos, costumam exagerar nos gastos pessoais.

Quando se usa sendo que?

Em seu Dicionário de Questões Vernáculas, o gramático Napoleão Mendes de Almeida salienta que sendo que tem o sentido equivalente a “desde que”, “uma vez que”, “já que”, “visto que”, “como”, entre outras conjunções causais.

AO INVÉS OU EM VEZ DE - QUAL É O CORRETO ? COMO NÃO CONFUNDIR MAIS ESSAS DUAS PALAVRAS NO PORTUGUÊS!

15 questões relacionadas encontradas

Vai vírgula depois do Sendo que?

Por conseguinte, eles apresentam sugestões de substituição de “sendo que” por E (opção A) ou por ponto e vírgula (opção B) ou por outra construção. Para atender à recomendação, vamos ver três frases de exemplo: O enfoque é outro, sendo que a justiça constitui a legitimação da norma.

É correto dizer está sendo?

Não é correto. Isso é um vício de linguagem denominado "gerundismo". A expressão estarão sendo pode ser substituída por serão sem prejuízo linguístico.

Tem vírgula antes de de modo que?

«Os componentes físicos determinantes para as características metrológicas devem ser concebidos de modo que possam ser protegidos contra a fraude.» Parece-me que a primeira frase fica melhor/correcta com uma vírgula antes da expressão «de modo que», enquanto a segunda frase fica melhor/correcta sem vírgula.

Vai vírgula antes de que?

Usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” acrescenta ao antecedente a que se refere uma informação acessória, dispensável ao sentido essencial da frase. No caso 1, a vírgula indica que eu tenho uma única blusa vermelha, e estou acrescentando a informação de que ela está no varal.

Que outras expressões podem substituir Era uma vez?

Em outro tempo, em tempo passado; antigamente.

O que significa a expressão posto que?

“Posto que”, na verdade, é uma conjunção concessiva, de oposição ideológica. Ou seja, equipara-se a expressões como “ainda que”, “embora”, “mesmo que”. A ideia que ela transmite, portanto, não é de explicação.

Quando usar invés E em vez?

Embora parecidas, elas têm significados diferentes. "Em vez de" é igual a "em lugar de", "em troca de", "em substituição a". "Ao invés de", por sua vez, tem o sentido de "ao contrário de", "ao inverso de" e é usada nas orações que exprimem situações contrárias, exata oposição.

Tem dias que ou em que?

Acontece que a preposição [em] pode ser omitida antes do pronome relativo [que] quando este introduz uma oração temporal: Todos se levantaram na hora que (ou: em que) o professor entrou. O acidente ocorreu no dia que (ou: em que) eles chegaram. No momento que (ou: em que) se quis erguer, não conseguiu.

O que significa a expressão desde que?

Nas frases apresentadas (e ainda que a primeira esteja incompleta), a locução conjuncional «desde que» tem o significado de «com a condição de que» e pode ser substituída por outras locuções subordinativas condicionais, como «contanto que» e «uma vez que».

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Tem vírgula antes do pronome relativo QUE?

Antes de pronome relativo, a vírgula será proibida se a oração introduzida por ele for RESTRITIVA; será obrigatória se a oração introduzida por ele for NÃO-RESTRITIVA ou EXPLICATIVA.

Quando se usa o pronome relativo QUE?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

Qual a função do que?

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Tem vírgula depois de advérbio de modo?

Você só colocará o advérbio de modo (terminado em “-mente”) entre vírgulas se quiser dar ênfase especial ao que ele expressa, por exemplo: Ontem, infelizmente, não nos encontramos no colégio. As cores azul e verde correspondem, respectivamente, aos grupos 10 e 11.

Quando não se usa vírgula?

Quando NÃO usar a vírgula:

1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Como é correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Pode ser Tá certo?

Resposta: Possa é o verbo poder conjugado no presente do subjuntivo, tempo que exige a anteposição de um termo indicador de hipótese, como talvez. A frase apresentada não contém um termo indicador de hipótese; é, então, inadequado o uso de possa; o melhor é pode: Pode ser que eu vá lá.

Está sendo e gerundismo?

Atualmente, denomina-se gerundismo ao uso inadequado do gerúndio, à mania exaustiva do uso do gerúndio em situações em que esta forma é desnecessária. Muitas vezes, o gerúndio é utilizado em lugar de uma forma verbal mais apropriada. ... Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente.

Em que na qual?

Exemplo: «A universidade onde estudei é muito boa.» No entanto, pode ser substituído por em que ou na qual: «A universidade em que estudei é muito boa»; «A universidade na qual estudei é muito boa.» Nestes casos, a escolha deve recair sobre a melhor sonoridade.

Em que é que como usar?

Embora a língua falada costume abrir mão dela sem dor na consciência, a preposição – em, de, por etc. – é considerada indispensável na norma culta escrita como acompanhante do pronome relativo “que” em construções como “o dia em que nasci”, “a crise por que passamos” e “o assunto de que lhe falei”.

Artigo anterior
Como faço pra conseguir um atestado de pobreza?
Artigo seguinte
Quais são os fatores que estimulam a secreção gástrica?