Qual o nome da obturação escura?

Perguntado por: Renata Leonor Mendes de Alves  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (67 avaliações)

São poucas as pessoas com mais de 40 anos de idade sem ao menos um dente restaurado com amálgama de prata – conhecida como restauração escura em metal. Embora seja um material obsoleto, foi fundamental na recuperação de cavidades cariosas extensas para várias gerações de indivíduos no mundo inteiro.

Porque a minha obturação ficou preta?

Manchas escuras e amareladas em restaurações em resina são causadas por tipos muito específicos de alimentos, sendo os chás (chimarrão), cafés, cigarros e vinhos os maiores vilões. O amarelamento da resina se dá a partir da camada mais externa, até que, por fim, a camada mais interna também esteja toda amarelada.

Quais são os tipos de obturação?

Quais são os tipos de obturação?
  • Amálgama. É um composto formado por mercúrio, prata e estanho. ...
  • Ouro. Ele é considerado o melhor material para realizar as restaurações se for levada em conta a sua longa duração. ...
  • Porcelana. ...
  • Resina composta. ...
  • Amálgama. ...
  • Porcelana. ...
  • Resina composta. ...
  • Integração ao corpo.

Qual a cor de uma obturação?

De preferência, eles devem ser brancos, brilhantes e com aparência natural .

O que é obturação de amálgama?

Sobre as restaurações metálicas com amálgama de prata: problema ou solução? As restauração metálicas são feitas com amálgama de prata – combinação perigosa de prata e mercúrio – condensada dentro da cavidade originada pela cárie dentária.

VALE a pena TROCAR as OBTURAÇÕES ESCURAS pelas BRANCAS? Amálgama por RESINA? A VERDADE!

45 questões relacionadas encontradas

O que o amálgama pode causar?

A Associação Brasileira de Odontologia afirma que os males ocasionados pelo uso da amálgama dentária são perigosos. O mercúrio é um metal pesado que pode causar problemas de saúde ao paciente, desde doenças mais simples, como dores de cabeça, até complicações neurológicas.

Porque amálgama faz mal?

Sim, o amálgama faz mal a saúde devido ao mercúrio na sua composição. A ANVISA, proibiu a fabricação, importação e comercialização, bem como o uso em serviços de saúde, do mercúrio e do pó para liga de amálgama não encapsulada, utilizados na odontologia.

Pode trocar obturação Preta por Branca?

A troca de uma restauração metálica por uma estética ou, como dizem os pacientes, “por uma branca”, pode se dar por dois motivos principais: por problemas que envolvem a saúde do dente, como uma fratura da restauração pré-existente ou mesmo por de cárie Infiltração, ou por motivo exclusivamente estético (quando uma ...

Tem obturação da cor do dente?

As restaurações da cor do dente (resina composta) utilizadas em nosso consultório possuem muita resistência, estética e substituem as antigas restaurações em amálgama, que são escuras, muito duras, a ponto de poderem quebrar o dente (se muito grandes) e fazem o sorriso ser menos charmoso e bonito.

Qual é a melhor obturação?

A resina composta é o material mais utilizado para realizar a restauração dentária. Ela é amplamente conhecida na odontologia por ter um bom custo-benefício e uma durabilidade satisfatória.

Qual a diferença de restauração e obturação?

A obturação consiste no selamento do canal radicular – a raiz do dente, situada dentro do osso, diferentemente da restauração, que trata o problema externamente.

Qual é o material usado em obturação?

Os materiais utilizados para as restaurações podem ser ouro, porcelana, uma resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco).

Qual a melhor restauração amálgama ou resina?

“As de amálgama são mais resistentes, no entanto, podem ficar mais visíveis porque são escuras”, comenta ele. Elas são indicadas quando o paciente precisa de restauração nos dentes posteriores, por ficarem mais escondidos e serem mais largos. Já a restauração feita com resina costuma ser mais discreta.

O que quer bom pra clarear obturação de dente?

O clareamento dental pode ocorrer em casa ou no consultório com o uso do laser, com concentrações diferentes do gel clareador. Porém, antes de ter ganho estético, o paciente deve passar por avaliação clínica e saber o que é mais indicado para melhorar a sua saúde bucal.

Porque o dente fica preto por dentro?

“As mais comuns são traumas dentais, cáries, tártaro, tratamento de canal, infecção na polpa do dente e uso de medicamentos como antibióticos”. A especialista também aponta como os hábitos alimentares adotados ao longo da vida podem influenciar nesse processo.

Como saber se a restauração foi mal feita?

Os sintomas e sinais da infiltração sob restauração dentária. A dor ou aumento da sensibilidade a alimentos frios, quentes ou ácidos é um sintoma comum associado a dentes com infiltrações cariosas, mas que pode não estar presente em todos os casos de restauração dentária infiltrada.

Quanto custa um dente de platina?

Ela é uma das mais caras entre as removíveis, com o preço médio de R$1.500,00 para três a cinco dentes.

Por que o dente fica cinza?

Com o passar dos anos, a tendência é que todos esses tons escureçam e isso tem a ver com um processo natural causado pelo atrofiamento da câmera pulpar (localizada dentro do dente) e pelo aumento da dentina somado com as pigmentações extrínsecas, provenientes de alimentos e bebidas.

Tem como recuperar dente escuro?

Dente escurecido pode, sim, ser recuperado por restauração em resina (faceta em resina). Veja as indicações, vantagens e desvantagens para clarear dentes escuros por trauma, após tratamento de canal ou outras causas.

Como trocar obturação de amálgama?

Vai trocar sua restauração com amálgama? 5 dicas essenciais.
  1. Antes, um pouco sobre a restauração com amálgama de prata.
  2. Não substitua restaurações muito extensas com amálgama por restaurações com resinas.
  3. Se apenas uma parte da restauração com amálgama fraturou, não faça emendas : troque toda a restauração.

Como remover o amálgama?

Usar brocas de carbide novas e de pequeno calibre para a remoção do amálgama. Irrigação abundante se possível com água gelada no reservatório para utilizar com o alta rotação. Utilizar aspiradores de sucção de alta potência, além do sugador.

Como trocar obturação do dente?

Após identificar a infecção no dente, o especialista realiza a restauração. Primeiro, elimina-se a polpa dentária danificada com um equipamento para, em um segundo momento, limpar a região com ácido. Nessa hora, preenche-se a cavidade com material compatível, seja ouro, porcelana e, até mesmo, resina.

Quais as principais desvantagens do uso do amálgama?

O cirurgião-dentista comenta também sobre as desvantagens desse material. Johnathan explica: “Esse material é anti-estético; tem presença de mercúrio na composição (potencialmente tóxico ao profissional e ao paciente); e liga sujeita a corrosão, implicando em pigmentação indesejável da estrutura dentária”.

Quando remover amálgama?

Remoção segura de Amálgama
  1. Dores musculares (fibromialgia)
  2. Doenças neurológicas. depressão / tendências suicidas / irritabilidade. Alzheimer. Parkinson. Escleroses múltiplas.

Qual a composição do amálgama?

Amálgama dentário é a combinação do mercúrio com uma liga contendo prata, estanho e cobre, além de zinco ou outros elementos em menores proporções.

Artigo anterior
O que vem depois da tonelada?
Artigo seguinte
Qual a importância ambiental dos insetos polinizadores?