Qual o conceito do silogismo?

Perguntado por: Neuza Mota Figueiredo  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (49 avaliações)

O silogismo é a estrutura básica de um argumento ou um raciocínio dedutivo, o qual é formado por três proposições que estão interligadas. Na filosofia, o silogismo é parte integrante da lógica aristotélica e está baseado na dedução. Ou seja, parte de afirmações verdadeiras para uma nova afirmação também verdadeira.

Como podemos definir silogismo?

Silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão. O precursor desta linha de pensamento lógico foi o filósofo grego Aristóteles, conhecido por ser um dos primeiros pensadores e filósofos de todos os tempos.

Quais são as três características principais do silogismo?

O silogismo é o argumento que, segundo Aristóteles, possui três características: é mediado, dedutivo e necessário. O silogismo é mediado, pois não é apreendido imediatamente da percepção, mas deve usar o raciocínio para compreender o real.

Quais são os tipos de silogismo?

Segundo o Silogismo Aristotélico, há dois tipos de silogismo:
  • Silogismo Dialético: baseado em juízos hipotéticos ou incertos. ...
  • Silogismo Científico: baseado em argumentos científicos, os quais contêm o valor de verdade seja nas premissas e nas conclusões.

Quais são as principais características da lógica aristotélica?

As principais características da lógica no pensamento aristotélico são: instrumental, formal, propedêutica ou preliminar, normativa, doutrina da prova e geral e atemporal. Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática nem produtiva, mas um instrumento para as ciências.

Saiba o que é e como elaborar um SILOGISMO

20 questões relacionadas encontradas

O que é falácia Cite exemplos?

A falácia é um tipo de argumento utilizado com a intenção de parecer correto, porém quem opta por esse recurso geralmente omite algumas informações por trás do discurso. Por definição, a falácia se refere a qualquer ideia equivocada ou falsa crença em algo. Como, por exemplo, na frase “nenhum homem presta”.

O que é um silogismo e quais são as suas 8 regras?

O silogismo regular é o argumento típico dedutivo, composto de três proposições declarativas — premissa maior (P), premissa menor (p) e conclusão (c) —, das três termos — menor (t), maior (T) e médio (M) — se compõem dois a dois: Termo menor — aparece na premissa menor e é o sujeito da conclusão.

O que se entende por falácia?

Falácia significa erro, engano ou falsidade. Normalmente, uma falácia é uma ideia errada que é transmitida como verdadeira, enganando outras pessoas. No âmbito da lógica, uma falácia consiste no ato de chegar a uma determinada conclusão errada a partir de proposições que são falsas.

Quais são as falácias?

As falácias são, portanto, divididas em dois grupos: falácias formais e falácias não-formais.

Como identificar falácias em um texto?

Como identificar uma falácia e se defender dela?
  1. Ataques pessoais. Ataques pessoais (Argumentum ad hominem): esta falácia, como o próprio nome já diz, refere-se a ataques que atingem diretamente o interlocutor em si e não o argumento exposto. ...
  2. Apelos à autoridade. ...
  3. Espantalho.

Como identificar uma falácia?

Falácias são falsos argumentos. Um argumento falacioso pode ser enganador, aparentando ser melhor do que realmente é. Algumas falácias são cometidas intencionalmente para manipular ou persuadir por engano, enquanto outras são cometidas involuntariamente devido a descuido ou ignorância.

Quantas são as regras do silogismo?

1ª Regra: somente três termos (menor, médio e maior). 2ª Regra: os termos maior e menor nunca devem ter maior extensão na conclusão do que nas premissas. 3ª Regra: o termo médio nunca deve aparecer na conclusão. 4ª Regra: o termo médio deve ser tomado universalmente ao menos uma vez.

Qual a quantidade de regras que regem o silogismo?

A quantidade de regras que regem o silogismo é: São oito as regras do silogismo. Quatro se referem aos termos das premissas e quatro se referem às premissas em si.

O que são premissas e silogismos?

Uma premissa é uma proposição presente em um silogismo, o raciocínio feito com base em deduções. Assim, a premissa permite que se chegue a uma determinada conclusão através de um processo de dedução. Existe a premissa maior, que contém o termo maior, e que culminará na conclusão.

Quais são as falácias mais comuns?

Vejamos algumas das falácias mais utilizadas no cotidiano:
  • Rampa escorregadia. A falácia da rampa escorregadia é um tipo de alerta exagerado. ...
  • Apelo à ignorância. ...
  • Argumento divinizado. ...
  • Pseudoprofundidade. ...
  • Ataque ao argumentador. ...
  • Apelo à autoridade.

Como as falácias são utilizadas no cotidiano?

Pode ser utilizada como argumento lógico, construção de raciocínio, elucidação, entre outras coisas. A falácia, por exemplo, pode ser usada como figura de linguagem em discursos e redações de vestibulares.

Qual é a falácia dos quatro termos?

A falácia dos quatro termos, do latim Quaternio terminorum, é um tipo de erro de raciocínio ou falácia lógica, expresso em forma de silogismo, onde este tem quatro ou mais termos em vez dos três requeridos.

O que é o silogismo para Aristóteles?

Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai) uma conclusão. Assim, não se trata de conferir valor de verdade ou falsidade às proposições (frases ou premissas dadas) nem à conclusão, mas apenas de observar a forma como foi constituído.

Quais são os princípios da lógica?

Para um raciocínio ser lógico é necessário atender a três princípios: princípio da identidade, princípio do terceiro excluído e o princípio da não contradição.

Quais são os silogismos Hipoteticos?

O silogismo hipotético tem a vantagem de suas premissas serem contrafactuais, ou seja, as premissas podem ser sempre verdadeiras se suas proposições são falsas, de acordo com o significado da implicação. Por exemplo: Se os gatos são amigos dos ratos, então a lua é feita de queijo.

Quais são as proposições categóricas?

Na lógica, uma proposição categórica, ou afirmação categórica, é uma proposição que afirma ou nega que todos ou alguns dos membros de uma categoria (o termo sujeito) estão incluídos em outro (o termo predicado).

Pode ser considerado uma falácia?

Falácia é um raciocínio que parece lógico e verdadeiro, porém existe alguma falha que o faz ser falso. A falácia foi um recurso utilizado por Aristóteles, pela Escolástica, pela Demagogia e serve como figura de linguagem em discursos e temas argumentativos.

Qual a diferença entre uma falácia é uma mentira?

Enquanto a mentira é uma informação falsa, uma falácia é um argumento falso, ou uma falha num argumento, ou ainda, um argumento mal direcionado ou conduzido.

Quando detectamos falácias na lógica?

Designa-se por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro. Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente incoerente, sem fundamento, inválido ou falho na tentativa de provar eficazmente o que alega.

Artigo anterior
Qual o Uchiha mais forte de todos?
Artigo seguinte
Onde a abelha fica?