Quais os componentes do trator que mais provocam acidentes?

Perguntado por: Mara Adriana de Freitas  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (3 avaliações)

Dentre os tipos de acidentes com tratores agrícolas detectados na pesquisa, destacam-se o capotamento, que correspondeu a 51,71% do total de acidentes graves, e os escorregões, que corresponderam a 40,82% dos acidentes leves.

Quais as principais causas de acidentes com tratores agrícolas?

A frequência dos acidentes com tratores agrícolas nas regiões estudadas é alta, acidente de maior ocorrência foi o contato com as partes ativas do trator, seguido do capotamento. Verificou-se que a falta de treinamento e desconhecimento dos operadores são as principais causas de acidentes com tratores agrícolas.

Quais os principais acidentes com manuseio de tratores?

Capotamento, tomada de potência, queda estão entre os tipos de acidentes mais freqüentes e que causam lesões graves ao operador.

Quais os principais componentes de um trator?

  • MOTOR. 1.1.
  • SISTEMA DE TRANSMISSÃO. 2.1.
  • RODADO. TOMADA DE POTÊNCIA.
  • EIXO DIANTEIRO. SISTEMA DE DIREÇÃO.
  • SISTEMA DE FREIO. SISTEMA HIDRáULICO.
  • SISTEMA ELÉTRICO. bARRA DE TRAÇÃO.
  • PAINEL DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE. COMANDOS DE OPERAÇÃO.

Quais são os principais riscos que ocorrem com o uso de tratores agrícolas?

Os principais riscos que podem ocorrer durante atividades envolvendo trator são: tombamento e/ou capotagem lateral, tombamento e/ou capotagem para trás, aprisionamento por peças móveis, queda do operador.

ACIDENTES com TRATORES. Perigo para os tratoristas!

20 questões relacionadas encontradas

Quais os riscos de um tratorista?

Tabela 1: Riscos ambientais ocupacionais do operador de trator, seus agentes, fonte geradora, possíveis danos à saúde e suas medidas de controle. Ruído. Motor do Trator em operação. Perda Auditiva Hipertensão Arterial, Stress.

Quais os principais perigos provados por máquinas?

Os principais riscos mecânicos mais comumente encontrados podem ser assim caracterizados, entre outros:
  • queda;
  • corte;
  • pancada;
  • esmagamento;
  • perfuração;
  • estilhaços;
  • choque elétrico;
  • queimadura;

Quais os 3 componentes mais importantes do trator?

A potência do motor de um trator pode ser utilizada para trabalhos agrícolas através de tomada de potência, sistema hidráulico e barra de tração. Desses três meios a tomada de potência é a mais eficiente.

Quantas partes têm um trator?

O trator é constituído de partes internas e externas. As partes externas são reforçadas e têm a função de suporte das partes internas, constituindo-se de: • Carenagem: também chamada de lataria ou carroceria, protege o motor e os sistemas acessórios.

Quais as principais características de um trator agrícola?

A potência dos tratores agrícolas vem da energia do combustível forne- cida a um motor de potência variável, e 6 utilizada na agricultura sob as for- mas de: - força de tração (barra de tração); - torque de um eixo rotativo (tomada de potência); e - energia de pressão hidráulica (tomada hidráulica), isolados ou com- ...

Qual é o tipo de acidente com tratores agrícolas que mais causa vítimas fatais?

Os acidentes com tratores agrícolas graves e leves diferiram entre si no que se refere ao tipo e as causas. Para os mais graves, o tipo mais freqüente é o capotamento, sendo causados normalmente pela falta de conhecimento em relação às regras de segurança e pela falta de atenção na tarefa que está sendo executada.

Quais são as causas dos acidentes com máquinas pesadas?

Os acidentes com máquinas e equipamentos têm duas principais causas: falhas humanas e utilização desse maquinário em indevidas condições. Ou seja, a prevenção de acidentes passa por ter operadores bem treinados e fazer as manutenções e revisões das máquinas periodicamente.

Quais são alguns dos riscos mecânicos encontrados nas máquinas agrícolas?

Riscos mecânicos

Já os implementos agrícolas estão relacionados ao desenvolvimento de lesões por esforço repetitivo e doença osteomuscular, conhecidas respectivamente por LER e DORT. Ainda, as ferramentas cortantes e pontiagudas são capazes de provocar acidentes como cortes e esmagamentos.

Qual a principal causa de tombamento?

A principal causa do tombamento é o excesso de velocidade. De acordo com o engenheiro, diferente do que acontece com veículos leves – que derrapam e depois tombam -, os caminhões tombam antes de derrapar.

São peças do motor do trator?

As principais peças para motor de trator são: cabeçotes, blocos, jogos de juntas, bronzinas, bomba de óleo, bomba d'água, virabrequim, eixo de comando, válvulas, sede e guia.

Qual a composição básica dos tratores agrícolas?

Esse sistema é composto por um conjunto de componentes básicos: em- breagem, caixa de câmbio (caixa de marchas), diferencial e redução final. Sua função é a de transferir o movimento do motor às rodas e acionar máquinas e implementos acoplados ao trator.

Qual a função da tração 4 por 4 de um trator?

Inúmeros trabalhos técnicos-científicos comparando o desempenho de tratores 4x2 e 4x2 aux. comprovam, além do aumento de tração, redução da patinagem das rodas motrizes e aumento da capacidade operacional, com o uso de tratores com TDA. As vantagens do 4x2 aux.

Quais são os três sistemas básicos que compõem a parte traseira de um trator agrícola?

São eles: a barra de tração, tomada de potência e o sistema hidráulico de três pontos.

Quais são os principais instrumentos do painel de um trator?

Presentes no painel de instrumentos, o horímetro, tratômetro e tacômetro são fundamentais na operação de máquinas. “Esses equipamentos são de alta precisão e essenciais para a adequada assistência e manutenção dos tratores”, afirma Rafael Xavier, supervisor de vendas da linha agrícola da TVH-Dinamica.

Quais são os componentes do trator que desempenham a transmissão da potência e torque gerados no motor até os rodados?

Eixo estriado localizado na parte traseira do trator, acima da barra de tração, tendo como função transmitir potência do motor (torque e rotação) para acionamento de máquinas agrícolas acopladas ao trator.

Quais os riscos de operar máquinas e equipamentos?

A falta de treinamento e autorização, ausência de equipamentos de proteção individual e coletiva, inspeção e manutenção das máquinas são fatores geradores de riscos a segurança e saúde, além de interromper um processo produtivo.

Quais os riscos quando se trabalha interage com máquinas e equipamentos?

Riscos na operação de máquinas e equipamentos NR-12

Imprudência, falta de treinamento e capacitação específica, condições inadequadas, máquinas e equipamentos sem proteções adequadas entre outros. Todos estes riscos apresentados agravam a realidade dos acidentes.

Quais são os tipos de riscos?

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.
  • Riscos físicos. ...
  • Riscos Químicos. ...
  • Riscos Biológicos. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Acidentais.

Quais são os tipos de riscos ambientais?

Riscos Ambientais
  • Agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações etc.
  • Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele etc.

O que é um risco ocupacional?

Riscos ocupacionais são aqueles aos quais os colaboradores estão expostos durante sua rotina de trabalho. Para que uma empresa tenha um ambiente de trabalho seguro é preciso que haja uma gestão de segurança interna voltada para a análise de riscos relacionados às atividades que são executadas em cada local.

Artigo anterior
Porque se comemora no dia 31 de outubro o Dia do Saci?
Artigo seguinte
Qual a diferença do zinco quelato para o zinco?