Qual o conceito de saúde e doença?

Perguntado por: Diogo Anjos  |  Última atualização: 4. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (36 avaliações)

A saúde, de fato, deve ser entendida como um componente da qualidade de vida, além de um direito social que se vincula inclusive ao bem comum. A doença, por sua vez, se refere a um conjunto de sintomas e sinais que podem afetar o bem-estar do paciente, seja num nível físico, mental ou mesmo social.

O que é o conceito de saúde doença?

O processo saúde-doença é um conceito central da proposta de epi- demiologia social, que procura caracterizar a saúde e a doença como componentes integrados de modo dinâmico nas condições concretas de vida das pessoas e dos diversos grupos sociais; cada situação de saúde específica, individual ou coletiva, é o ...

Qual é o conceito da saúde?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

O que se entende por doença?

Assim como saúde, doença é um conceito complexo, definido de diferentes formas na literatura. Um desses conceitos é proposto na Cartilha para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos do Ministério da Saúde: “Conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando seu estado normal de saúde.”

Quais são as definições de saúde e doença ao longo da história?

A Organização Mundial da Saúde define a saú- de como um completo bem-estar físico, social e men- tal e não apenas ausência de doenças, conceito esse que evoluiu3 , pois saúde, em sua concepção amplia- da, é o resultado das condições de alimentação, mo- radia, educação, meio ambiente, trabalho e renda, transporte, lazer ...

Determinantes e Condicionantes da Saúde

18 questões relacionadas encontradas

Como surgiu o conceito de doença?

Resumindo, a doença foi vista, pelos primitivos, como resultado de alguma coisa misteriosa, introduzida no corpo da vítima, ou como decorrência de atos má- gicos realizados por deuses ou por feiticeiros.

Como a saúde e a doença eram interpretadas na Idade Média?

1.1 DA ANTIGUIDADE À IDADE MÉDIA

Desde a origem das espécies o homem tem buscado a cura para as doenças, seja através de rituais mágicos, seja através de remédios, o que demonstra que essa é uma característica inerente ao homem em defesa da vida e que a arte de curar nasceu ao mesmo tempo mágica e empiricamente.

Quais são as fases do processo saúde e doença?

Há duas fases no desenvolvimento da história natural da doença: pré-pato- # gênico, que acontece antes de o indivíduo adoecer, e o patogênico, quan- do o indivíduo já manifesta os sintomas da doença e deve ser tratado.

Como se deu a evolução do conceito de saúde?

A evolução do conceito saúde passou de estado de ausência de doença para um conceito positivo focado nos aspectos pessoais, físicos, mentais e sociais. Essa evolução permite relacionar a saúde com outros fatores, com a educação e o conhecimento do paciente sobre sua doença.

Quais são as teorias que estão fundamentadas o processo de saúde-doença?

Assim, na evolução histórica das sociedades ocidentais podemos distinguir basicamente três teorias interpretativas deste fenômeno social: as teorias da unicausalidade, da multicausalidade e da determinação do processo saúde-doença.

Qual o processo de saúde doença?

O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.

Qual a origem da saúde?

Saúde e salud (este em castelhano) derivam de uma mesma raiz etimológica: salus. No latim, esse termo designava o atributo principal dos inteiros, intactos, íntegros 1. Dele deriva outro radical de interesse - salvus -, que conotava a superação de ameaças à integridade física dos sujeitos.

Quais são os tipos de saúde?

7 principais dimensões da saúde e como lidamos com elas
  • Saúde física. A saúde física é a dimensão mais básica do bem-estar humano, representada por um corpo em pleno funcionamento, livre de doenças, bem nutrido e ativo. ...
  • Saúde mental. ...
  • Saúde social. ...
  • Saúde intelectual. ...
  • Saúde ocupacional. ...
  • Saúde espiritual.

O que é saúde e doença OMS?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Essa definição, até avançada para a época em que foi realizada, é, no momento, irreal, ultrapassada e unilateral.

Qual é o conceito de doença pela OMS?

Para os pacientes, a doença não é vista como um caso vulgar com manifestações conhecidas e soluções previsíveis, mas sim uma ameaça a sua integridade, tanto física como psicossocial. Desta forma, o paciente fica com um olhar mais integrado quanto à relação do corpo com a mente (Canto e Simão, 2009).

O que é doença artigo?

Enfim, uma doença é um tipo de estado interno que bloqueia a saúde, significando isso que reduz uma ou mais capacidades (habilidades), levando-as a níveis situados abaixo dos índices de eficiência típica (Cf. o artigo de 1977). Segundo Boorse, a idéia de função equipara-se à idéia de contribuição para alcançar um alvo.

Quando surgiu o conceito saúde?

Em 1.947 a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.

Quem criou o conceito de saúde?

Somente após a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em 1948, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulga o primeiro conceito universal de saúde: “Saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade” .

Quando o conceito de saúde mudou?

Em 1948, a OMS estabeleceu a definição de saúde como "um estágio de bem-estar físico, mental e social e não só a ausência de doenças ou enfermidades".

Quais são os fatores determinantes no processo Saúde-doença?

8.080/90 define que a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais (BRASIL, 1990).

Como as doenças são classificadas?

Há quatro tipos principais de doença: doenças infeciosas, doenças de deficiência, doenças hereditárias (o que inclui tanto doenças genéticas quanto doenças hereditárias não-genéticas) e doenças fisiológicas.

Quais são os fatores que determinam o processo Saúde-doença da população?

O processo saúde-doença acontece ao longo da vida e é influenciado pela lógica de produção econômica, pelos aspectos históricos, sociais, culturais e biológicos, pela forma como se entende a saúde e a doença e pelo desenvolvimento científico da humanidade (Sabroza, 2007).

Quais os fatores determinantes de doenças e dê exemplos?

Os determinantes fixos ou biológicos, de que são exemplo a idade, sexo e fatores genéticos; os determinantes económicos e sociais, de que são exemplo a posição o estrato social, o emprego, a pobreza, a exclusão social; os ambientais, tais como a qualidade do ar e da água, ambiente social; os de estilos de vida, sendo a ...

O que é saúde pública e como surgiu o conceito?

O que é saúde pública e como surgiu o conceito? A ideia de saúde como bem público surgiu na Europa, entre os séculos 17 e 18, e se deu por conta do aumento das cidades e da necessidade de organizar os espaços para que a população tivesse qualidade de vida.

Qual é a diferença entre doença e enfermidade?

A enfermidade seria a condição percebida pela pessoa ou paciente, caracterizando-a como queda de ânimo, algum sintoma físico, ou mesmo dor. A doença seria a condição detectada pelo profissional de saúde, com quadro clínico definido e enquadrada como uma entidade ou classificação nosológica (NARVAI et al., 2008).

Artigo anterior
Qual o desejo de Deus para nós 3 João 2?
Artigo seguinte
O que é office boy?