Qual o conceito de questão social segundo iamamoto?

Perguntado por: Artur Sá Silva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (7 avaliações)

Em consonância a esse pensamento, Iamamoto (2010) aponta que a questão social é indissociável da sociabilidade capitalista e que na sociedade burguesa a gênese da questão social deriva do caráter coletivo da produção contraposto à apropriação privada da própria atividade humana, esta condensaria então o conjunto das ...

Qual o conceito da questão social segundo iamamoto?

A concepção de questão social mais difundida no Serviço Social é a de CARVALHO e IAMAMOTO, (1983, p. 77): ... É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”.

Qual a principal definição de questão social?

Por 'questão social', no sentido universal do termo, queremos significar o conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que o surgimento da classe operária impôs no curso da constituição da sociedade capitalista. Assim a 'questão social' está fundamentalmente vinculada ao conflito entre capital e trabalho.

Quais as principais expressões da questão social?

A questão social, cuja gênese é o conflito capital-trabalho, possui atualmente expressões múltiplas (pobreza, desemprego, violência, discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual, trabalho precário, dificuldade de acesso à saúde, à educação e ao trabalho, falta de moradia, violação dos direitos das crianças ...

São expressões da questão social na escola?

Sabe-se que, é no interior da escola, no cotidiano dos alunos e de suas famílias, que se configuram as diferentes expressões da questão social, como desemprego, subemprego, trabalho infanto-juvenil, baixa renda, fome, desnutrição, problemas de saúde, habitações inadequadas, drogas, pais negligentes, famílias ...

QUESTÃO SOCIAL de ACORDO com IAMAMOTO

27 questões relacionadas encontradas

São exemplos de expressões da questão social na contemporaneidade?

Pobreza, desigualdades e políticas públicas.

O que é correto afirmar sobre questão social?

Questão Social e Serviço Social

O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida. Assim, o capitalismo dá origem a muitas desigualdades sociais, uma área vital de intervenção do Serviço Social.

O que é um conceito social?

Do latim sociālis, social é aquilo que pertence ou que é relativo à sociedade. Recordemos que por sociedade se entende o conjunto de indivíduos que partilham da mesma cultura e que interagem entre si formando assim uma comunidade.

O que foi a questão social durante a Revolução Industrial?

Resumo:A “questão social” surgiu por volta de 1830. Muitos pesquisadores associam-na à pobreza das massas popu- lares e às desigualdades sociais geradas pelo capitalismo. Defini-la desta forma é, todavia, defini-la por meio das suas expressões, e não do seu núcleo central.

Qual é o conceito de desigualdade social?

A desigualdade social é oriunda de processos relacionais na sociedade. Ela condiciona, limita ou prejudica o status e a classe social de uma pessoa ou um grupo e, consequentemente, interfere em requisitos primários para a qualidade de vida.

Qual é a relação do serviço social com a questão social?

Questão Social e Serviço Social

A questão social está relacionada à uma série de fatores que vão além da mera intervenção do serviço social, a economia, educação, saúde entre outras áreas estão tão ligadas à questão social como o próprio serviço social.

Quais foram os efeitos sociais da Revolução Industrial?

surgimento das grandes cidades e, com elas, dos problemas de ordem social, como a superpopulação; aumento de doenças; desemprego e maior disponibilidade de mão de obra barata; avanços no setor da saúde que possibilitaram melhorias na qualidade de vida da população.

Como era a sociedade na época da Revolução Industrial?

Durante o auge da Revolução Industrial, os trabalhadores ingleses recebiam salários baixíssimos e eram obrigados a suportar uma longa jornada de trabalho. A intensa exploração do trabalho do proletário fez com que os trabalhadores organizassem-se em sindicatos.

Quais as principais mudanças sociais ocorridas com a Revolução Industrial?

As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.

O que são questões sociais exemplos?

Questão social é o conjunto das expressões que definem as desigualdades da sociedade, como por exemplo a pobreza, raça, etnia, desemprego, violência, descriminalização de gênero, dentre outros.

São exemplos de questões sociais?

As questões sociais incluem a pobreza, a violência, poluição, injustiça, supressão dos direitos humanos, discriminação e criminalidade, bem como o aborto, casamento gay, controle de armas e religião, para citar alguns.

Quais são os elementos do conceito de sociedade?

Sendo assim, o conceito de sociedade está fundamentado em fatores territoriais, culturais, políticos e históricos que unem os seus indivíduos.

Por que a desigualdade social é um problema?

Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde. Desta maneira, a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.

Quando surgiu a questão social no Brasil?

Para Netto (2001) a “questão social” emerge na terceira década do século XIX nos mais variados espaços públicos para caracterizar um “fenômeno novo” decorrente do desenvolvimento do modo de produção capitalista.

O que é questão social para Netto?

Compartilhando a ideia da autora, Netto (2001) afirma que a “questão social” é constitutiva do desenvolvimento do capitalismo. Diante disso, compreende-se que a referida questão está intimamente relacionada ao sistema de produção capitalista, o qual engendra as desigualdades sociais.

Qual a principal causa da desigualdade na contemporaneidade?

Falta de investimento nas áreas sociais, em cultura, em assistência a populações mais carentes, em saúde, educação; Falta de oportunidades de trabalho.

Qual a concepção do serviço social acerca da sua atuação profissional na contemporaneidade?

No exercício profissional cotidiano, o Serviço Social mantém o desafio de conhecer e interpretar algumas lógicas do capitalismo contemporâneo, especialmente em relação às mudanças no mundo do trabalho e sobre as questões de desestruturação dos sistemas de proteção social e das políticas sociais em geral.

Quais as consequências da questão social?

Dentre as consequências dessas transformações estão a intensificação e a expansão de formas precárias de trabalho, o agravamento do pauperismo, o avanço do desemprego, a informalidade, as subcontratações, a miséria e a perda de direitos sociais.

Como era a sociedade industrial?

A sociedade industrial é o resultado das lutas dos trabalhadores em busca de reformas que humanizassem o capitalismo. A sociedade industrial foi, aos poucos, se transformando em busca de melhorias nas condições de vida do trabalhador.

Como era a sociedade antes e depois da Revolução Industrial?

Se antes os indivíduos trabalhavam de acordo com sua disponibilidade, com a Revolução Industrial a vida social ficaria em segundo plano, e a vida laboral dava lugar a uma grande massa de trabalhadores cada vez mais dependentes dos capitalistas, os donos dos meios de produção.

Artigo anterior
Qual é o santo do Dia 2 de fevereiro?
Artigo seguinte
Como preencher recibo de pagamento online?