Qual conceito de Payback?

Perguntado por: Irina Isabel de Rocha  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (72 avaliações)

O Payback é uma das metodologias mais simples de análise de investimentos. Trata-se da estimativa de quanto tempo demora para que se obtenha o retorno sobre um valor investido. Para chegar ao chamado período payback, basta somar as entradas de caixa, mesmo aquelas ocorridas em períodos diferentes.

Porque o payback é importante?

Ele é muito importante, pois nos diz sobre os riscos de um investimento. Quanto maior o período de payback, mais arriscado ele vai ser. Mas esse período nem sempre é curto – depende do valor do investimento e do tipo de negócio.

Qual a fórmula do método payback?

Fórmula do Payback

Por isso, para calcular o payback de um investimento, utiliza-se a seguinte fórmula: Payback = Investimento Inicial / Ganhos no período.

Como calcular payback e ROI?

De forma simples, o cálculo para ROI é o seguinte: ROI = Receita – Custo ÷ Custo. Neste caso, o Retorno Sobre o Investimento seria de 9 vezes o investimento inicial. Também pode-se calcular a porcentagem do retorno multiplicando o resultado por 100, ou seja, neste exemplo o retorno seria de 900%.

Como calcular o payback de uma máquina?

Payback simples

Voltando ao exemplo da empacotadora automática: supondo que sua indústria tenha adquirido o equipamento por R$ 200 mil e passa a economizar uma média de R$ 7 mil por mês, o cálculo é feito da seguinte forma: Payback = 200.000 / 7.000 = 28,571…

PAYBACK SIMPLES! GESTÃO FINANCEIRA NO EMPREENDEDORISMO

23 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens e desvantagens do payback?

Payback Simples
  • não leva em consideração o valor do dinheiro no tempo;
  • não leva em conta a distribuição do fluxo de caixa dentro do período de recuperação do investimento.
  • não considera os fluxos de caixa após o período de recuperação. ...
  • não pode ser comparado com um padrão de rentabilidade, como custo de capital.

Qual a importância do payback para a análise do tempo de retorno do investimento?

Talvez a principal vantagem do Payback seja a de que ele pode ser considerado como uma ferramenta de triagem na avaliação de projetos. É através dessa primeira análise – mesmo que simplificada - do período de recuperação do investimento que gerentes podem testar se o mesmo realmente vale a pena.

Qual é um bom payback?

No geral, o payback deve vir entre o 3º e 4ºano. Se vir antes, ótimo! Se vier após o 5º ano, então, este não é considerado um bom negócio, visto que em 5 anos o mercado muda completamente. Já no 1º ano dá pra sentir se o negócio irá decolar ou não.

Como saber se o payback é bom?

Projetos novos geralmente apresentam resultados negativos nos meses iniciais; mas, com o acúmulo de resultados positivos nos meses seguintes, o valor se converte em resultado positivo definitivo. Quando o projeto atingir esse resultado positivo, significa que o payback foi alcançado.

Quanto tempo é um bom payback?

Como calcular o payback simples

Ou seja: a empresa deve levar 30 meses ou 2 anos e meio para recuperar o investimento inicial e começar a lucrar com a máquina adquirida. Nesse caso, pode ser uma aplicação interessante para o negócio, se estiver em uma fase de expansão e o valor caiba nas projeções do caixa.

Como saber se o payback é viável?

Taxa Interna de Retorno (TIR): taxa de retorno com o tempo do investimento que representa um valor nulo de VPL. Se for maior que a TMA, o projeto é visto como viável. Payback Time: tempo no qual o investimento inicial é recuperado, ou seja, tempo a partir do qual o projeto começa a gerar lucro.

Quais são as desvantagens do payback?

Por outro lado, como desvantagem, podemos destacar o fato de que o payback não considera os fluxos de caixa produzidos depois que o investimento foi recuperado. Isso é uma desvantagem porque, após o investimento ter sido recuperado, ele pode continuar dando lucros.

Quais as desvantagens do payback?

Desvantagens do payback simples:
  • Não considera o valor do dinheiro no tempo;
  • Não considera os fluxos de caixa após o período de payback;
  • Não leva em conta o custo de capital da empresa.

Quais vantagens e desvantagens do uso do critério do payback na análise de investimento?

Esse método é indicado como análise inicial de um investimento, pois o payback apresenta algumas desvantagens claras, tais como:
  • não considera o valor do dinheiro no tempo;
  • não considera os fluxos de caixa após o payback;
  • não leva em conta o custo de capital da empresa.

Qual a diferença entre o payback e o payback descontado?

O payback é o período no qual o retorno de investimento em um projeto demorará para voltar ao investidor ou empresário. Como falamos, existem dois tipos de payback: o payback simples e o payback descontado. No caso do payback descontado, ele seria o tempo de recuperação do investimento descontando os fluxos de caixas.

Qual a diferença entre o payback simples é descontado?

No período de payback descontado, a forma de implementação é similar: a diferença é que não serão utilizados valores nominais dos fluxos, como no payback simples, mas serão utilizados os valores descontados para o presente por meio de uma taxa de juros. Ou seja, cada fluxo é descontado por uma taxa de juros.

Qual a diferença entre o playback e o playback descontado?

Enquanto o payback simples não considera o valor do dinheiro no tempo, o payback descontado é um indicador mais complexo, que usa os valores descontados para o presente por meio de uma taxa de juros.

Quanto maior a TIR melhor o investimento?

Entre vários investimentos, o melhor será aquele que tiver a maior Taxa Interna de Retorno. Matematicamente, a Taxa Interna de Retorno é a taxa de juros que torna o valor presente das entradas de caixa igual ao valor presente das saídas de caixa do projeto de investimento.

Como saber se um projeto é viável ou não?

Valores possíveis

Um VPL positivo significa que o investimento realizado é viável e renderá ganhos financeiros. Por outro lado, um Valor Presente Líquido negativo representa que tal ação não é viável, ou seja, trará perdas para quem a realizar. Por último, mas não menos importante, vem o VPL neutro.

Como saber se o negócio é viável?

Analise se a sua ideia de negócio é estrategicamente viável
  1. Demanda do seu produto. Responda a si mesmo — há demanda para o meu produto/serviço? ...
  2. As preferências e perfil dos clientes. ...
  3. A concorrência. ...
  4. Plano de negócios.

Como saber se o projeto é viável?

Sob o ponto de vista do VPL, o projeto é considerado viável quando o resultado do cálculo for maior do que zero, pois isso quer dizer que o projeto dará um retorno maior do que a taxa especificada. Conclusão: Como o VPL foi maior do que zero, então o projeto é considerado viável.

O que é um projeto viável?

Para que o projeto seja viável financeiramente é preciso que a capacidade de investimento dos envolvidos no empreendimento esteja à altura de, pelo menos, uma dessas projeções. É importante ressaltar que, de um modo geral, quanto maior a capacidade de investimento, menor tende a ser o prazo de conclusão.

Como identificar a viabilidade de um projeto?

Para fazer uma análise de viabilidade econômica e financeira é necessário seguir algumas etapas, sendo elas: projeção de receitas que o projeto terá; projeção de custos, despesas e os investimentos necessários; análise de alguns indicadores calculados em cima dos dados projetados de receitas, despesas, custos e ...

Como fazer a análise de um projeto?

COMPONENTES DE UM PROJETO

Para se efetuar uma análise econômica de um investimento, é necessário um perfeito levantamento dos custos e das receitas do projeto e dos investimentos necessários para sua implantação. Assim, devem ser calculados e analisados os seguintes elementos de ordem econômica: Vida útil do Projeto.

Artigo anterior
Como utilizar glifosato Biocarb?
Artigo seguinte
Quantos litros de óleo vai em um Uno?