Qual é a diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2?

Perguntado por: Nuno Ricardo Monteiro Fernandes  |  Última atualização: 19. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (31 avaliações)

A diferença do diabetes tipo 1 para o diabetes tipo 2 está no fato de que, no primeiro caso, ocorre redução ou falta de produção de insulina; já no segundo, o organismo desenvolve uma resistência à ação desse hormônio. O diabetes mellitus é uma doença que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose no sangue.

Qual a diferença entre diabetes do tipo 1 e tipo 2?

No tipo 1, ainda pode haver perda de peso, fraqueza, cansaço, mudança de humor, náusea e vômito. Já no tipo 2, os sintomas mais comuns são formigamento nos pés e mãos, visão turva, infecções e feridas que demoram para cicatrizar.

Qual o tipo de diabetes mais grave tipo 1 ou tipo 2?

(BRASIL, 2020). Ela é uma doença resistente que possui uma alta taxa de mortalidade. Sendo a tipo 2 a mais perigosa, na qual está em cerca de 90% da população brasileira, já a diabete tipo 1 é a menos predominante estando somente em 8% da população.

Qual é a diabete do tipo 1?

O que é diabetes tipo 1? Em 5 a 10% dos casos de diabetes, correspondem ao tipo 1, no qual o sistema imunológico atacam as células que produzem a insulina. Assim, não há produção suficiente para fazer com que a glicose entre nas células, permanecendo na corrente sanguínea, ocasionando aumento nas taxas de glicemia.

Qual é a diabetes do tipo 2?

O diabetes tipo 2 (DM2) caracteriza-se por uma combinação de mau funcionamento da insulina e uma deficiência na produção deste hormônio pelo organismo. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação.

Diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2 | | Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM 22.761

19 questões relacionadas encontradas

O que é diabetes tipo 2 é grave?

Condição crônica, progressiva, que pode evoluir para graves complicações, com elevada morbimortalidade e forte impacto para o sistema de saúde e para a sociedade. O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) ocorre devido à perda progressiva de secreção insulínica, frequentemente combinada a resistência insulínica.

Qual é o tipo mais grave de diabetes?

Diferentemente da diabete tipo 2, que está mais relacionada ao estilo de vida da pessoa ou à obesidade, sendo possível evitá-la por meio de alimentação saudável e prática de exercícios, o tipo 1, apesar de ser menos comum – com cerca de 10% dos diagnósticos -, é considerado mais grave.

Qual é o tipo de diabetes que faz a pessoa emagrecer?

É importante lembrar que o corpo de uma pessoa com diabetes tipo 2 ainda produz insulina pelo pâncreas, por isso o problema pode demorar para ser identificado. Só aparece quando a glicemia fica alta por muito tempo, resultando na perda de peso repentina.

Quem tem diabetes tipo 2 pode virar tipo 1?

Não! Entenda o porquê .

Qual é a principal causa da diabetes tipo 2?

A diabetes mellitus tipo 2 é uma doença heterogênea que resulta da interação de fatores genéticos e ambientais. Os principais fatores de risco para a doenças são: excesso de peso, sedentarismo, história familiar da doença, o envelhecimento (idade ≥ 45 anos) e hipertensão arterial sistêmica.

Quem tem diabetes tipo 2 tem que tomar insulina?

Apesar de grande parte dos quadros de diabetes tipo 2 serem tratados com a mudança de hábitos alimentares e práticas de atividades físicas, em casos mais severos é necessário que o paciente tome injeções diárias de insulina para conseguir controlar a doença.

Qual é o órgão que a diabetes afeta?

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Qual é a causa da diabetes tipo 1?

No caso do diabetes mellitus tipo 1, a doença ocorre porque o pâncreas deixa de produzir ou produz quantidades baixas de insulina, causando um desequilíbrio nos níveis de glicose presentes na corrente sanguínea do paciente.

Quando a diabete se torna perigosa?

Quando os sintomas, como fome excessiva, emagrecimento, cansaço, fraqueza, sede e diurese, são ignorados e o tratamento não é feito o quadro pode evoluir para um estágio perigoso como desidratação severa, dificuldades respiratórias, vômitos e até o coma.

Quais são os 4 tipo de diabetes?

Existem quatro tipos principais de Diabetes: Pré-diabetes, Diabetes tipo 1, Diabetes tipo 2 e a Diabetes Gestacional.

O que leva uma pessoa a desenvolver diabetes?

Se caracteriza pelo desenvolvimento de um processo autoimune do organismo, que começa a atacar as células do pâncreas em indivíduos adultos (1). Acontece quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não estão altos o suficiente para ser considerado um Diabetes tipo 1 ou tipo 2 (1).

Qual a taxa de glicose que é necessário tomar insulina?

INDICAÇÕES: Glicemia plasmática de jejum maior que 110 mg/dl e menor que 126. Glicemia plasmática de jejum menor que 110 mg/dl na presença de dois ou mais fatores de risco para DM nos indivíduos com idade superior a 45 anos.

O que é bom para o pâncreas voltar a produzir insulina?

Dieta com ciclos de jejum pode regenerar pâncreas diabético, diz estudo. Uma nova dieta com pequenos ciclos de jejum consegue fazer o pâncreas afetado pelo diabetes recuperar suas funções, afirmam pesquisadores americanos.

Quais são os sintomas da diabetes alta?

10 principais sintomas do diabetes
  1. Poliúria (micção excessiva) ...
  2. Polidipsia (sede constante) ...
  3. Polifagia (aumento do apetite) ...
  4. Perda de peso. ...
  5. Fadiga extrema. ...
  6. Visão embaçada. ...
  7. Infecções fúngicas de repetição. ...
  8. Feridas que demoram a cicatrizar.

Quais são os 30 sintomas da diabetes?

Quais são os sinais e sintomas da diabetes?
  • Sede anormal e boca seca.
  • Urinar frequentemente.
  • Urinar na cama.
  • Perda de energia e fadiga extrema.
  • Fome constante.
  • Perda de peso repentina.
  • Visão desfocada.

Qual o mais novo medicamento para diabetes tipo 2?

Segundo a Anvisa, a tirzepatida reduz muito a quantidade de hemoglobina glicada, um indicador importante da diabetes. Com isso, ajuda a diminuir o risco de doenças microvasculares, cegueira, insuficiência renal e amputação de membros.

O que piora a diabetes?

Sucos artificiais, refrigerantes, isotônicos, energéticos e bebidas alcoólicas são aquelas que recebem uma alta concentração de açúcar. Para substituí-las, é possível optar por água, chás e, se desejar, sucos naturais, porém, também sem excessos.

Qual é o valor normal da glicose?

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

Qual a expectativa de vida de uma pessoa com diabetes tipo 1?

Assim, a expectativa de vida é de 52 anos se, além de duas tiras, a pessoa com DM1 for tratada com insulina análoga ao invés da humana. Com cinco tiras por dia e insulina humana, a média sobe para 58. Com cinco tiras por dia e insulina análoga, a expectativa de vida é de 61 anos.

Artigo anterior
Quais os benefícios da bioplastia capilar?
Artigo seguinte
Como tirar mancha de roupa com vinagre de álcool?