Qual o conceito de marketing segundo Kotler?

Perguntado por: Liliana Anjos de Teixeira  |  Última atualização: 8. März 2022
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Inicialmente é importante adotar o conceito clássico de Kotler (1993) que define: “Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.

Qual é o conceito de marketing?

Marketing é o conjunto de técnicas e métodos aplicados ao estudo das necessidades dos mercados e seus principais componentes, como públicos, vendas e produtos para o desenvolvimento das empresas.

O que é marketing Para Kotler e Keller?

Segundo a American Marketing Association (apud KOTLER; KELLER, 2006), o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público ...

O que é marketing segundo Kotler 2011?

Kotler (2011) define marketing como o processo por meio do qual os indivíduos satisfazem suas necessidades e desejos por meio da troca de produtos de valor (bens, serviços e ideias).

Quais são os conceitos de marketing Segundo alguns autores?

Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com geração de lucro, segundo Philip Kotler. O objetivo do Marketing é identificar desejos e gerar valor para criar relacionamentos com sua audiência.

O que é marketing │ Entrevista com Philip Kotler

29 questões relacionadas encontradas

O que é marketing para Peter Drucker?

Para Peter Drucker, o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. ... (2000), que marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços.

O que é marketing Raimar Richers resumo?

No fundo, Marketing nada mais é do que o esforço contínuo de coordenar estas variáveis a partir de determinados objetivos voltados à transação de bens e serviços, a fim de atingir o aproveitamento máximo dos recursos à sua disposição.

Qual a importância de Philip Kotler para o marketing?

O diferencial nos conceitos de Kotler é que ele acreditava que o Marketing estava estritamente ligado à economia – não só apenas pelo preço, mas também pela demanda. Por esse ponto de vista, o lucro estava diretamente ligado ao bem-estar social e, mais especificamente, ao consumidor.

Quais são os propósitos de Kotler e Keller?

Para Kotler e Keller (2006), entender o cliente a fundo ajuda a assegurar que os produtos certos estão sendo comercializados para os clientes certos, da maneira certa. ... Com base nesse pressuposto, o objetivo deste estudo é mapear o processo de decisão de compra do cliente da empresa AlphaToys.

O que é marketing 3 definições?

Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

Qual é a função do marketing?

Atrair novos clientes

Quando falamos sobre as funções do marketing, essa é a função mais lembrada. As ações de marketing possuem o objetivo de atrair novos clientes interessados em adquirir os produtos ou serviços da sua empresa.

Quais são os principais fundamentos do marketing?

A recomendação é estruturar o plano de marketing em cinco pontos essenciais:
  • Estudo de mercado;
  • Reconhecimento de clientes e público potencial;
  • Identificação e análise dos concorrentes diretos e indiretos;
  • Definição de estratégias e ações;
  • Elaboração de um cronograma para as ações.

Quem é Kotler e Keller?

Kevin Lane Keller (nascido em 23 de junho de 1956) é professor de Marketing da Tuck School of Business da Dartmouth College. ... Além disso, Philip Kotler selecionou Keller para ser seu co-autor do mais recente edição do livro Administração de Marketing, também conhecido como "a bíblia do marketing".

Quais os 4 fatores que influenciam o comportamento do consumidor?

Entre os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor podemos citar:
  • Fatores culturais.
  • Fatores sociais.
  • Pessoais (momento)
  • Psicológicos.
  • Medos.
  • Tendências.
  • Financeiro.
  • Opinião de outros consumidores.

Quais são os três tipos de tomada de decisões de consumidores?

Tomada de decisão do consumidor: os 4 tipos de comportamento
  • Desenvolvimento de crenças sobre o produto.
  • Desenvolvimento de atitudes sobre o produto.
  • Tomada de decisão.

Qual a teoria de Philip Kotler?

Kotler afirma que o marketing deve ter uma relação de interdependência com todos os departamentos de uma empresa. "O marketing não pode ser visto apenas como um setor . Na verdade, esse setor deve funcionar como uma força de papel decisivo para o sucesso de um negócio."

Como Philip Kotler define mercado é mercado potencial?

Segundo Kotler e Fox (1994, p. 176), “mercado é um grupo de pessoas que têm interesse real ou potencial por um produto ou serviço e a capacidade de pagar pelo mesmo”.

Quais são os fatores destacados por Kotler?

Segundo a análise de Kotler (2000), esses fatores podem ser divididos em: motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes. Para que você tenha uma visão aprofundada do comportamento do consumidor, é fundamental saber como isso ocorre.

O que é marketing Richers?

Basicamente é um sistema integrado que descreve as interações da empresa e seus componentes mercadológicos a fim de avaliar as opções de marketing que melhor se alinham com os seus objetivos. São eles: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação.

Quais são os 4 a's de Raimar Richers?

Pois o quarteto da vez, para quem não sabe, foi criado para a nossa realidade nacional por Raimar Richer (um dos pioneiros do marketing no Brasil) e pode ser de grande ajuda nas suas campanhas!
...
São eles:
  • Análise;
  • Adaptação;
  • Ativação.
  • e Avaliação.

Qual a melhor estratégia para uma empresa que ocupa nichos de mercado?

De forma geral, seu objetivo deve ser garantir que o consumidor se identifique no seu conteúdo. É preciso falar diretamente com ele, abordando seus objetivos, desejos e problemas. Afinal, como já expliquei, para se destacar em um nicho de mercado é preciso oferecer soluções para problemas bastante específicos.

Qual é a teoria de Peter Drucker?

As teorias de Drucker

“A administração é um processo operacional composto por funções como planejamento, organização, direção e controle. O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”, escreveu em uma duas suas últimas publicações.

Quais os princípios de Peter Drucker?

Lançada em 1966, a obra de Drucker focada no comportamento e gestão de altos executivos, “The Effective Executive”, analisa três princípios essenciais para a formação de um gestor eficaz: a organização do tempo, o autodesenvolvimento e a tomada de decisão correta.

O que é marketing para Las Casas?

Las Casas (2001) expõe que marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e ...

Quem é Philip Kotler e qual sua contribuição para a administração?

Como falamos Philip Kotler é considerado “pai do marketing”, isso porque além de ser um especialista em marketing, ele já ocupou cargos como consultor nas áreas de planejamentos de estratégia em grandes empresas como Motorola e IBM. Além disso ele é o criador de termos como Marketing Social, Demarketing e outros.

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