Qual o bem jurídico mais importante?

Perguntado por: Gustavo Emanuel Vicente Amorim  |  Última atualização: 15. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (29 avaliações)

“O bem jurídico tutelado mais importante do nosso ordenamento e de todos os países civilizados é exatamente a vida.

Quais os bens jurídicos mais importantes?

Destacam-se, dentre outros, o direito à vida, à liberdade, ao nome, ao próprio corpo, à imagem e à honra.

Qual a importância dos bens jurídicos?

Devido a essa importância, os bens jurídicos servem de base material para a tipificação de tipos penais. Exemplos: direito à vida, à liberdade, à honra, à propriedade, etc. É com base nos bens jurídicos que os crimes são elencados no Código Penal: crimes contra a vida, contra a honra, contra o patrimônio, etc.

Qual a definição de bem jurídico mais aceita na atualidade?

No sistema criminal neokantiano, bem jurídico é compreendido como um valor, abstrato, de cunho ético-social, tutelado pela norma penal (PRADO, 1996, p. 29), ou seja, “valor abstrato e juridicamente protegido da ordem social” (JESCHECK, 1993, p. 232).

Quais as funções do bem jurídico?

Função dogmática: O bem jurídico, ao determinar e delimitar o alcance da norma penal serve como critério interpretativo de indexação do fato supostamente típico ao texto previsto no código, ou seja, é objeto fundamental para ponderação do magistrado e do hermeneuta quanto a linha tênue entre a ação típica e o ...

Direito Penal e o Bem Jurídico

40 questões relacionadas encontradas

São exemplos de bens jurídicos?

No Direito, bens são valores materiais ou imateriais que têm valor econômico e que podem servir de objeto em uma relação jurídica. São considerados bens jurídicos os de natureza patrimonial, ou seja, tudo aquilo que se pode incorporar ao nosso patrimônio, por exemplo: uma casa, um carro, um livro.

Quais são os tipos de bem jurídico?

Qual a classificação dos bens jurídicos? Segundo o Código Civil, os bens podem ser classificados de duas formas diferentes: móveis e imóveis.

O que são bens jurídicos fundamentais?

Bem jurídico, para Jescheck (1993, p. 6), são bens vitais e indispensáveis para a convivência humana em comunidade que devem ser prote- gidos pelo poder coercitivo do Estado mediante a pena criminal.

Qual o bem jurídico tutelado?

“O bem jurídico tutelado mais importante do nosso ordenamento e de todos os países civilizados é exatamente a vida.

Quais são os bens jurídicos protegidos pelo Direito Penal?

A lei 11.340/06 (conhecida como Maria da Penha) indica inúmeros bens jurídicos relevantes, além da integridade corporal, como a saúde, a honra, a autoestima, a intimidade, a autodeterminação, a dignidade sexual, a liberdade individual, o patrimônio e correlatos (art.

O que é lesão ao bem jurídico?

A ofensa ao bem jurídico (a afetação concreta do bem jurídico) nada mais é que o resultado jurídico (que não se confunde com o resultado naturalístico, exigido em alguns crimes, chamados de materiais. Exemplo a morte no homicídio).

O que é o princípio da exclusiva proteção dos bens jurídicos?

O princípio da exclusiva proteção dos bens jurídicos é de extrema importância no âmbito jurídico, ele se vale da premissa de proteger os bens da pessoa, ou seja, o que é de grande valia para o indivíduo como, a vida, sua honra, etc.

O que é o princípio da culpabilidade?

O princípio da culpabilidade serve para limitar o poder do Estado no âmbito do direito penal. Ele impede que sejam atribuídas penas injustas ou desproporcionais e garante que ninguém seja punido por um ato que não cometeu de forma consciente e voluntária.

Quais são os três tipos de bens?

Naturais – surgem da própria essência do bem principal, por exemplo, uma árvore e seus frutos. Industriais – têm sua origem numa atividade humana, como a cadeira e a mesa. Civis – são bens mais complexos, têm sua origem numa relação jurídica entre pessoas.

Quais são os bens fundamentais?

Já os bens fundamentais são aqueles cuja acessibilidade é garantida a todos e a cada um por serem objeto de tantos outros direitos fundamentais e que por isso, da mesma forma que estes, não são submetidos à logica do mercado, como a água, o ar e outros bens do patrimônio ecológico da humanidade.

Quais os principais tipos de bens?

São elas: bens móveis e imóveis, bens fungíveis e infungíveis, bens consumíveis e inconsumíveis, bens divisíveis e indivisíveis, bens principais e acessórios, e bens públicos.

O que é bem jurídico constitucional?

A princípio, Binding define bem jurídico como sendo tudo aquilo que o legislador entende como tal, refletindo o positivismo e o cientificismo jurídico de sua época.

Qual o bem jurídico penal dos crimes contra a ordem econômica?

Já se afirmou que o bem jurídico tutelado pelo Direito Penal Econômico é todo aquele que se relaciona com a manutenção da ordem econômica, ou seja, a economia popular, o sistema financeiro, o sistema tributário, o sistema previdenciário, as relações de consumo.

Qual conceito de bem jurídico e como diferenciá lo de coisa?

Bem jurídico pode ser definido como toda a utilidade física ou ideal, que seja objeto de um direito subjetivo. César Fiúza diferencia os dois elementos da seguinte forma: “Bem é tudo aquilo que é útil às pessoas”.

O que é fato jurídico direito Civil?

Fato jurídico: é todo acontecimento, natural ou humano que determina a ocorrência de efeitos constitutivos, modificativos ou extintivos de direitos e obrigações.

O que são bens e quais suas principais características?

Os bens são definidos como coisas ou objetos que possuem utilidade e servem para atender uma necessidade humana, eles podem ser trocados ou vendidos numa relação jurídica por causa de seu valor econômico ou pelo interesse que desperta. São classificados dentro do Código Civil dentro do livro 'Dos Bens'.

Quais são os 4 tipos de bens?

Os bens considerados em si mesmos são classificados em: moveis e imóveis; individuais (singulares) ou coletivos; fungíveis e infungíveis; divisíveis ou indivisíveis; corpóreos ou incorpóreos (também chamados de matérias ou imateriais); consumíveis e inconsumíveis.

O que é um bem principal?

Principal é o bem que existe independentemente da existência de outro bem. Enquanto acessório é o bem cuja existência pressupõe a existência do bem principal.

O que são bens e cite 5 exemplos de bens?

Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa. Os bens imateriais são os intangíveis, aqueles que não possuem matéria, e por isso não podem ser tocados.

Quais são os 3 elementos da culpabilidade?

Elementos Da Culpabilidade

A partir da Teoria Normativa Pura da Culpabilidade três elementos essenciais lhes são atribuídos: Imputabilidade, Potencial Consciência da Ilicitude e Exigibilidade de Conduta Diversa.

Artigo anterior
O que significa Isaías 6 9?
Artigo seguinte
Quais os fatores que influenciam uma empresa?