Quais os pronomes retos e Obliquos?
Perguntado por: Bruna Brito Almeida | Última atualização: 26. Februar 2025Pontuação: 4.9/5 (14 avaliações)
Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso tendo função de complemento (e não de sujeito) na oração. Quando as pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural) são o sujeito da oração, trata-se do pronome pessoal reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles).
Quais são os tipos de pronomes oblíquos?
São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.
O que são pronomes do caso oblíquo?
Pronomes pessoais do caso oblíquo é uma classificação da Língua Portuguesa para designar as palavras que aparecem na oração para se referir a algo ou alguém, mas que não assumem a função de sujeito.
Quais são os pronomes oblíquos átonos e tônicos?
De acordo com a tonicidade, os pronomes oblíquos classificam-se em átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) e tônicos (mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas).
São exemplos de pronomes oblíquos átonos?
Em primeiro lugar, vamos lembrar que pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Neste verbete, veremos como conjugar um verbo com os pronomes oblíquos o, a, os, as.
PRONOME PESSOAL - Reto e Oblíquo - Aula Completa - Fácil e rápido l Português On-line
Quais são os 10 pronomes?
São eles: onde, que, quem, o qual, a qual, os quais, as quais, quanto, quantos, cujo, cuja, cujos, cujas, quantas, etc. Eles retomam substantivos, substituindo-os na oração seguinte.
Quais são os 4 pronomes?
- Pronomes são palavras que substituem ou acompanham os substantivos, indicando as pessoas do discurso.
- Existem seis tipos de pronomes: pessoais (retos, oblíquos e de tratamento), possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.
Como usar o pronome oblíquo?
De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”. Vamos ao encontro de alguns exemplos? “O bom gerente respeita todos os vendedores.”
Pode começar a frase com pronome oblíquo?
Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos). Exemplos: “Falei-lhe sobre o tema”, “Mostrou-me o livro”, “Desculpe-me o atrevimento”, “Fi-lo porque o quis”.
São os pronomes possessivos?
Pronomes possessivos: são pronomes que estão relacionados à ideia de posse. Eles são: “meu”, “minha”, “meus”, “minhas”, “teu”, “tua”, “teus”, “tuas”, “seu”, “sua”, “seus”, “suas”, “nosso”, “nossa”, “nossos”, “nossas”, “vosso”, “vossa”, “vossos” e “vossas”.
Por que os pronomes oblíquos tem esse nome?
Elas eram usadas para classificar as palavras de acordo com a função sintática. Quando estavam como sujeito, pertenciam ao caso reto. Se exerciam outra função (exceto a de vocativo), eram relacionadas ao caso oblíquo, pois um dos sentidos da palavra oblíquo é "não é direito ou reto".
Em quais frases há pronomes oblíquos *?
- Não o encontrei na escola hoje.
- Disse-lhe que estava insatisfeito com a decisão.
- Sua mãe quer falar comigo?
- Você trouxe isto para ela?
- Ninguém nos chamou ainda.
- Tu achas que ele estava falando de ti?
- Ainda não lhes entreguei a proposta.
- Ouvi-as durante duas horas.
Como se escreve a palavra oblíquo?
[ Gramática ] Que desempenha a função de complemento oblíquo ou de agente da passiva (ex.: a palavra mim é um pronome oblíquo; ti é uma forma oblíqua).
O que é pronome 5 Exemplos?
Pronomes são vocábulos que substituem ou acompanham um termo substantivo. Esta casa é do meu pai, já aquela (casa) é da minha mãe. Veja que o pronome “este” acompanha o substantivo “casa”, modificando-o. Já o pronome “aquela” substitui o substantivo “casa”, o qual está implícito na oração.
Como decorar os pronomes oblíquos?
Os pronomes oblíquos átonos são: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes. Cada uma das letras da palavra GRANIDOS, vai lembrar que teremos próclise, ou seja, pronome antes do verbo, em todas as situações em que aparecer: G de gerúndio: quando o verbo está no gerúndio. Ex.: Em se plantando tudo dá.
Como saber se é um pronome?
Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.
Quais são os 5 pronomes?
- Pronomes pessoais. Os pronomes pessoais indicam as pessoas gramaticais, também chamadas de pessoas do discurso (Eu, tu, ele, nós, vós, eles). ...
- Pronomes de tratamento. ...
- Pronome possessivo. ...
- Pronome demonstrativo. ...
- Pronome Indefinido. ...
- Pronomes relativos.
Quais são os 5 tipos de pronomes?
- pessoais.
- Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) de tratamento.
- demonstrativos.
- possessivos.
- relativos.
- indefinidos.
- interrogativos.
O que atrai pronome Atono?
→ Elementos que atraem os pronomes oblíquos átonos: Palavras negativas: nem, não, nunca, jamais etc. Não me incomodo com esse tipo de barulho. Advérbios: Acolá, aí, aqui, lá, já etc.
Quais são os pronomes indefinidos?
Pronomes indefinidos e interrogativos - Nenhum, outro, qualquer, quem?, quanto?, qual? Pronomes indefinidos são aqueles que se referem à 3ª pessoa do discurso de modo vago, genérico e impreciso. Pode funcionar como pronome adjetivo ou pronome substantivo.
Qual é o melhor Land Rover?
O que é bom para tirar tinta de parede?