Qual é a regência do verbo solicitar?

Perguntado por: Érica Carvalho Neves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (6 avaliações)

Solicitarregência
Com o verbo solicitar se usa preposição a ou de? As duas preposições podem ser usadas: Solicitamos a V. Exa.

Qual a regência do verbo pedir?

O verbo pedir se constrói com objeto direto de coisa e indireto de pessoa: Maria pediu uma bicicleta (obj. direito) a Papai Noel (obj. indireto).

Como identificar a regência do verbo?

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

Como usar o verbo pedir?

A grafia certa da forma conjugada do verbo pedir na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo é peço com cedilha (ç).
...
Verbo pedir (Presente do indicativo)
  1. Eu peço;
  2. Tu pedes;
  3. Ele pede;
  4. Nós pedimos;
  5. Vós pedis;
  6. Eles pedem.

O que é a regência do verbo?

Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado. Então, podemos entender por regência verbal a relação que o verbo estabelece com seu complemento (objeto direto ou indireto).

Dica #0136 - VERBO PEDIR

29 questões relacionadas encontradas

O que é regência verbal exemplos?

Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Os verbos são os termos regentes, enquanto os objetos (direto e indireto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos.

Quais são os tipos de regência?

IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.

Como saber se tem erro de regência verbal?

Erros de regência verbal

Deixar de usar preposição exigida pelo verbo: O livro que você se referiu é ótimo! (O livro a que você se referiu…) Procuro obedecer os mandamentos divinos. (Procuro obedecer aos…)

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

O que é pedirdes?

Pedirdes vem do verbo pedir. O mesmo que: esmolardes, demandardes, solicitardes, implorardes, rogardes, suplicardes, intervirdes, intervierdes.

E é um verbo?

Verbo é a palavra que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente exprime ideia de ação, estado ou fenômeno. É importante ressaltar que os verbos podem expressar outros tipos de fatos que não ação, estado ou fenômeno.

Que eu peça ou Pessa?

Muitas pessoas perguntam: o correto é escrever "pessa ou peça"? De acordo com o Grande Dicionário Houaiss, a variação do verbo "pedir" sempre deve acontecer com o "ç", então o correto é escrever "peça" em vez de "pessa".

Qual o significado da palavra Pessa?

Como substantivo feminino, significa uma das partes de um conjunto ou um todo. Pode ser uma peça de jogo, de máquina, de carro, de roupa, de carne, entre várias outras aplicações.

O que é um verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

E é verbo de ação?

Um verbo é um verbo de ação quando é caracterizado por uma atividade expressa por um sujeito agente, ou seja, ele indica um “fazer” por parte do sujeito, ele age, realiza ações. Como o próprio nome já diz, o verbo de ação indica “ação”.

E é verbo de ligação?

Os verbos de ligação indicam um estado, modo, sentimento e apontam para uma caracterização. Ou seja, os verbos de ligação são pontes entre o sujeito e o predicativo (atribui característica ao sujeito). Eles são estudados na Gramática da Língua Portuguesa e devem estar acompanhados do predicativo do sujeito na oração.

O que pedirdes em meu nome?

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23bEm verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará.

Qual a diferença entre pedir é buscar?

“Pedi e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei e ser-vos-á aberto. Porque todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, será aberto” (3 Néfi 14:7–8; ver também Mateus 7:7–8).

Como escreve pedir?

O verbo pedir pode indicar solicitação ou súplica. Peço é a primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo pedir. Portanto, alguém diz ou escreve “eu peço” nos seguintes casos: Solicitação.

Em que no qual na qual?

Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.

O que significa na qual?

Na qual. 1. É um pronome relativo. Parte de um discurso, ou de um poema épico, na qual se apresenta o tema a ser desenvolvido...

Quando usar no e em?

Os valores das preposições

No 1º caso, a preposição do relaciona as palavras chega e batente, indicando uma ideia de procedência. Já no 2º caso, a preposição de relaciona as palavras corrente e ouro, explicitando a matéria da qual é feita a corrente.

Artigo anterior
O que é justiça social exemplos?
Artigo seguinte
Para que serve o anúncio?